Projeto Árvore do Saber

 

 

Projeto Árvore do Saber

 

 

Objetivos Principais do Projeto

Incentivar o hábito de leitura nas instituições que atendem jovens, menores e idosos carentes, formando leitores em potencial, permitindo, assim, o desenvolvimento da linguagem, da criatividade, da expressão e da comunicação que permeiam com dificuldade e com maior evidência, esses grupos citados.

 

Motivo Gerador do Projeto

A questão do incentivo à leitura é importante e desafiadora no que se refere ao hábito de leitura por meio de processo lúdico e criativo, porque tanto a educação quanto a leitura são práticas culturais, logo, trazem para a população oportunidades de interagir desde cedo com o mundo em que vivem.

 

Desenvolvimento

Serão criados nos espaços determinados uma estante em forma de árvore, em cujo tronco serão colocadas prateleiras como “suporte” para os livros de literatura.

Para a instalação das estantes, são necessários os seguintes itens:

  • pintura, desenho, colocação das prateleiras;
  • obras (livros) carimbadas e preparadas, cuja modalidade de aquisição será através de doação;
  • confecção de planilha de tombamento das obras recebidas para cada árvore, contendo dados com referência às obras, para melhor controle de entrada e possível saída das mesmas, demonstrando, assim, a disseminação da leitura e rotatividade de livros para cada árvore.

 

Material e mão de obra necessários

Tintas, livros, carimbo, planilha de tombamento, que poderão ser obtidos por doação.

Para a instalação das árvores, poderá ser utilizada mão de obra do local da implementação do projeto ou dos próprios rotarianos e rotaractianos.

 

Instituições beneficiadas

Serão sugeridas pelos rotarianos e rotaractianos envolvidos no projeto.

 

Onde o projeto já foi implementado

  • Casa de Acolhimento Lisaura Ruas, Itaipu
  • Instituto de Educação Professor Ismael Cooutinho / IEPIC

 

Onde será implementado