Programas estruturados

Programas estruturados do Rotary

 

São nove os programas estruturados do Rotary International. Dividem-se em programas humanitários, interculturais e educacionais para a melhoria das condições de vida dos mais carentes e para o alcance do objetivo maior da organização, que é a conquista da paz e da compreensão mundial.

Além disso RI oferece, através das Oportunidades para Prestação de Serviços, nove atividades, para as quais os clubes são orientados a dar prioridade na hora de desenvolver um projeto.

O lema do Rotary é Dar de Si Antes de Pensar em Si. Rotarianos do mundo inteiro trabalham incansavelmente, prestando serviço voluntário individualmente ou por intermédio do clube, para a melhoria de suas comunidades e do mundo. Para manter viva a chama da prestação de serviços, o Rotary International e a Fundação Rotária acreditam que é essencial homenagear aqueles que se dedicam à prestação de serviços, oferecendo-lhes diversos prêmios. Clubes e distritos são incentivados também a reconhecer localmente realizações excepcionais.

Conheça os programas estruturados:

» Voluntários do Rotary (Serviços Profissionais)
» Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (Serviços à Comunidade)
» Intercâmbio Rotário da Amizade (Serviços Internacionais)
» Grupos de Companheirismo do Rotary (Serviços Internacionais)
» Serviços à Comunidade Mundial (Serviços Internacionais)
» Intercâmbio de Jovens (Novas Gerações)
» Interact (Novas Gerações)
» Rotaract (Novas Gerações)
» RYLA – Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (Novas Gerações)

E as atividades

» Oportunidades para Prestação de Serviços:
– Crianças em situação de risco
– Deficientes físicos
– Saúde pública
– Compreensão internacional e boa vontade
– Alfabetização e ensino da aritmética
– Questões populacionais
– Pobreza e fome
– Preserve o Planeta Terra
– Problemas urbanos

Conheça os programas estruturados e as atividades em detalhe:

 

 

Voluntários do Rotary

O programa Voluntários do Rotary é a personificação do lema Dar de Si Antes de Pensar em Si. Rotarianos são voluntários sempre que dedicam tempo e energia ao atendimento das necessidades dos mais carentes.

O programa incentiva a participação ativa de rotarianos em projetos onde suas aptidões profissionais sejam relevantes e lhes oferece a oportunidade de servir naqueles projetos locais e internacionais que precisam de assistência.

O programa, enquadrado na Avenida dos Serviços Profissionais, é implementado em três níveis diferentes:
– No clube, rotarianos realizam projetos de prestação de serviços e se comprometem com o atendimento das necessidades de suas comunidades.
– No distrito, rotarianos participam em projetos de clubes e distrito que precisam da assistência de muitas pessoas.
– No mundo, rotarianos unem forças internacionalmente em prol de projetos de prestação de serviços.

 

 

Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário

Desde 1985, os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário têm impulsionado o desenvolvimento econômico e auto-suficiência das comunidades mais carentes. Os núcleos podem ser rurais ou urbanos integrados pelos residentes de um vilarejo, bairro ou grupo menor de pessoas de determinada comunidade. A localização geográfica não afeta a eficácia dos núcleos, os quais são úteis sempre que rotarianos e não rotarianos desejam trabalhar juntos.

Todos os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário compartilham quatro objetivos principais:
– Incentivar a todos a assumir a responsabilidade pela melhoria da comunidade, vilarejo ou bairro
– Reconhecer a dignidade e valor de todas as ocupações úteis
– Mobilizar atividades de auto-ajuda e trabalho coletivo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas
– Incentivar o desenvolvimento máximo do potencial humano, dentro do contexto da comunidade e cultura locais

 

 

Intercâmbio Rotário da Amizade

Este é um programa de intercâmbio aberto a rotarianos e suas famílias que proporciona a oportunidade de conhecer outras culturas por meio de visita a lares rotários no exterior. O programa objetiva o avanço da paz e compreensão por intermédio de relacionamento internacional e desenvolvimento das relações entre clubes que resultam em companheirismo e projetos de prestação de serviços.

Existem três tipos de intercâmbio:
– Individuais: rotarianos, acompanhados de familiares ou não, vão ao exterior passar alguns dias na casa de outro rotariano.
– Equipes: quatro a seis casais de rotarianos visitam por até um mês diversas comunidades no distrito anfitrião.
– Univocacional: visitantes, acompanhados de rotarianos anfitriões (todos possuindo a mesma profissão), observam como a atividade é executada em outro país.

 

 

Grupos de Companheirismo do Rotary

Este é um programa estruturado do Rotary International com mais de 80 grupos autônomos. Una-se ao crescente número de rotarianos que compartilham atividades favoritas de lazer, interesses profissionais comuns e projetos de prestação de serviços por meio de grupos organizados sob a bandeira do Rotary.

Radioamadorismo, contabilidade, agentes de viagens, Aids, problemas populacionais são alguns dos temas que refletem as variadas paixões e interesses dos rotarianos no mundo inteiro. Apesar de terem objetivos diferentes, todos os grupos compartilham a mesma filosofia e fundamento — são organizados por rotarianos para o desenvolvimento do companheirismo e promoção de atividades de prestação de serviços.

 

 

Serviços à Comunidade Mundial

Uma atividade de SCM surge quando Rotary Clubs de dois ou mais países colaboram na realização de projeto de prestação de serviços à comunidade. SCM une clubes que necessitam de ajuda extra àqueles no exterior dispostos a oferecer fundos, materiais e assistência técnica e profissional.

O programa de Serviços à Comunidade Mundial foi lançado oficialmente em 1967. Desde então, milhares de projetos envolvendo rotarianos do mundo inteiro já foram completados. Estima-se que Rotary Clubs contribuam US$26 milhões em fundos e suprimentos, a cada ano.

Os três critérios dos projetos de Serviços à Comunidade Mundial são:
– O projeto deve ser de natureza humanitária
– Rotarianos de dois ou mais países devem participar ativamente
– O projeto deve ser implementado em um dos países participantes

Entre os projetos elegíveis de Serviços à Comunidade Mundial, encontram-se atividades internacionais:
– Relacionadas no banco de dados do WCS Projects Exchange
– Estabelecidas por intermédio de contatos em convenções internacionais e outros eventos
– Identificadas pelas equipes de Intercâmbio de Grupos de Estudos
– Implementadas utilizando fundos arrecadados, bens doados ou assistência de voluntários
– Beneficiadas com subsídios outorgados pela Fundação Rotária

 

 

Intercâmbio de Jovens

O principal elemento na promoção da paz e compreensão internacional é o contato com diferentes culturas. O mundo se torna um lugar amistoso onde aprendemos que todos os povos, independente de nacionalidade — desejam as mesmas coisas básicas: um ambiente seguro e confortável que permita uma vida enriquecedora e satisfatória para nós e nossos filhos. O Intercâmbio de Jovens oferece a milhares de jovens a oportunidade de conhecer pessoas de outras terras e experimentar sua cultura, plantando, assim, as sementes da compreensão internacional.

Desde 1927, estudantes e famílias anfitriãs no mundo inteiro expandiram horizontes e enriqueceram suas vidas por intermédio do Intercâmbio de Jovens do Rotary. Administrado por Rotary Clubs, distritos e grupos multidistritais, o programa envolve anualmente mais de 8.000 estudantes e 82 países.

As primeiras viagens oficiais datam de 1927, quando o Rotary Club de Nice, França, iniciou intercâmbios dos quais participaram estudantes europeus. A interação entre clubes da Califórnia, nos EUA, e da América Latina começou em 1939, havendo as atividades se expandido em 1958 para o leste dos EUA. Em 1972, o conselho diretor do Rotary International resolveu recomendar o Intercâmbio de Jovens aos clubes do mundo inteiro como importante atividade internacional para a promoção da paz e compreensão.

Leia mais sobre o [ Intercâmbio Internacional de Jovens ].

 

 

Interact

Interact é um programa para adolescentes de 12 a 18 anos de idade que consiste de clubes dedicados à prestação de serviços. Autônomos e financeiramente independentes, Interact Clubs são patrocinados individualmente por Rotary Clubs, os quais oferecem apoio e orientação.

Os quadros sociais variam bastante, inclusive quanto ao número de sócios e sexo dos integrantes, sendo constituídos por estudantes de uma única escola ou duas ou mais escolas na mesma comunidade.

Interact Clubs devem completar pelo menos dois projetos de prestação de serviços anualmente, um dos quais promovendo a compreensão internacional e boa vontade. Por meio dos projetos, interactianos estabelecem relacionamentos com clubes locais e no exterior, desenvolvem habilidades de liderança e aprendem o valor do trabalho.

O Interact se tornou um fenômeno mundial, de rápido crescimento, dispondo de um dos mais significativos programas de prestação de serviços do Rotary, com mais de 10.700 clubes abrangendo cerca de 109 países e áreas geográficas.

Interactianos muitas vezes motivam a fundação de Rotaract Clubs e participam dos seminários RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil), além do Intercâmbio de Jovens e das Bolsas Educacionais.

 

 

Rotaract

Rotaract é um programa para pessoas entre 18 e 30 anos de idade que consiste de clubes dedicados à prestação de serviços. Geralmente, os Rotaract Clubs são baseados na comunidade ou universidade. O patrocínio do Rotary torna-os verdadeiros parceiros no servir e componentes importantes da família rotária.

Por intermédio do programa, além de aumentar suas aptidões e conhecimento, rotaractianos contribuem também para aliviar as carências sociais e materiais das respectivas comunidades e, respaldados pela amizade e pelo desejo de servir, promovem a paz e compreensão internacional.

Rotaract efetua trabalho de base, tendo acesso aos diversos recursos disponibilizados pelo Rotary International e Fundação Rotária.

Rotaract se tornou um fenômeno internacional, de espantoso crescimento, constituindo-se em um dos mais significativos programas de prestação de serviços do Rotary, contando atualmente com mais de 8.000 Rotaract Clubs em 155 países e regiões geográficas.

Rotaractianos com freqüência estão à frente da fundação de Interact Clubs e participam dos seminários RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil), além do Intercâmbio de Jovens e das Bolsas Educacionais.

 

 

RYLA – Prêmios Rotários de Liderança Juvenil

A cada ano, milhares de jovens mundialmente participam dos seminários RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil). Pessoas entre 14 e 30 anos de idade comparecem gratuitamente a seminário, acampamento ou workshop com o objetivo de debater liderança e capacitar-se por meio de atividades práticas. Rotary Clubs e distritos selecionam os participantes e cuidam da programação.

RYLA procura:
– Ilustrar o respeito e preocupação do Rotary com a juventude
– Prover oportunidade de treinamento eficaz a seleto grupo de jovens e líderes em perspectiva
– Encorajar a liderança de jovens por jovens
– Reconhecer publicamente aqueles que prestam serviços às suas comunidades

RYLA foi adotado oficialmente pelo Rotary International em 1971. De rápida expansão e constituindo-se em um dos mais significativos programas de prestação de serviços do Rotary, RYLA geralmente leva à formação ou fortalecimento de Rotaract Clubs e Interact Clubs, e participação em Intercâmbio de Jovens e Bolsas Educacionais.

 

 

Atividades

Oportunidades para Prestação de Serviços

O conselho diretor do RI determinou o estabelecimento de Oportunidades para Prestação de Serviços, que são questões ou problemas para os quais os clubes são orientados a dar prioridade na hora de desenvolver um projeto.

Ao selecionar tais projetos, os clubes são incentivados a dar atenção aos assuntos mais sérios enfrentados por suas comunidades. É recomendável implementar projetos que enfatizem mais de uma oportunidade para prestação de serviços ou utilizem recursos disponibilizados por intermédio dos programas estruturados e subsídios da Fundação Rotária. As oportunidades para prestação de serviços devem ser vistas como o ponto de partida para o trabalho comunitário.

Guia sobre Oportunidades para Prestação de Serviços

Crianças em situação de risco
Com o intuito de ajudar crianças de todo o mundo que não dispõem de água potável, alimentos, saneamento básico e ensino fundamental, rotarianos têm se dedicado a projetos que variam de construção de escolas a vacinação contra a pólio.

Pessoas deficientes
Quase 600 milhões de pessoas em todo o mundo são deficientes, sendo que 80% delas vivem em países em desenvolvimento onde o acesso a atendimento médico, treinamento profissional e empregos é limitado. Desde 1913, rotarianos vêm realizando projetos para amenizar essa situação.

Saúde pública
A cada ano, milhões de pessoas morrem de complicações de doenças preveníveis como a Aids e a malária, e o número de mortes em parto ou por doenças transmitidas pela água é estarrecedor.

Os Rotary Clubs ajudam a reparar famílias e comunidades através da doação de equipamentos a clínicas médicas, bem como de financiamento de cirurgias para crianças com problemas congênitos.

Compreensão e boa vontade internacional
Na última década, milhões de pessoas pereceram em conflitos armados que já custaram ao mundo trilhões de dólares. Os Rotary Clubs fomentam a compreensão mundial através de projetos internacionais que promovem a boa vontade e o desenvolvimento econômico e social das comunidades.

Alfabetização e ensino de aritmética
Cerca de 800 milhões de pessoas não têm habilidades básicas de leitura e aritmética. Para aliviar esta situação, rotarianos doam livros, constróem escolas e atuam como tutores.

Problemas populacionais
Alguns dos maiores desafios do mundo hoje — fome, pobreza, doenças e danos ao meio ambiente — são um reflexo da dinâmica populacional de uma região. Há muito os rotarianos ajudam as comunidades em diversos aspectos, desde assistência pré-natal e apoio às mulheres, ao desenvolvimento de habilidades profissionais e geração de empregos.

Pobreza e fome
Mais de um bilhão de pessoas sobrevive com menos de US$1 por dia, e a fome e a desnutrição assolam as populações menos favorecidas. Os rotarianos desenvolvem milhares de projetos de prestação de serviços que ajudam as comunidades a superar o problema, como programas de crédito rotativo e treinamento em técnicas agrícolas.

Preservação do planeta
O aumento da poluição, práticas agrícolas rudimentares e mau uso da terra sacrificam cada vez mais o meio ambiente. Há anos os rotarianos vêm criando projetos ambientais, como construção de parques e programas de reciclagem.

Assuntos urbanos
Até o ano de 2030, a população urbana atingirá a marca de 5 bilhões de habitantes, tornando recursos como habitação, emprego, água potável e saneamento básico cada vez mais escassos. Da construção de abrigos para vítimas de violência doméstica à plantação de hortas comunitárias, os rotarianos vêm tentado solucionar alguns dos maiores desafios enfrentados pelas populações urbanas.