Princípios

Nosso Lema: Dar de Si Antes de Pensar em Si

Os princípios que seguimos há mais de 110 anos servem de base para nossos valores: serviços humanitários, companheirismo, diversidade, integridade e liderança.

 

O Objetivo do Rotary

O Objetivo do Rotary é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando: 

  • PRIMEIRO: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
  • SEGUNDO: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; 
  • TERCEIRO: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada;
  • QUARTO: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. 

 

A Prova Quádrupla

A Prova Quádrupla, traduzida em mais de 100 idiomas, é um guia para os rotarianos usarem em seus relacionamentos pessoais e profissionais: 
Do que pensamos, dizemos ou fazemos

  1. É a VERDADE?
  2. É JUSTO para todos os interessados?
  3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
  4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

 

Avenidas de Serviços

As atividades dos Rotary Clubs se baseiam em cinco Avenidas de Serviços:

. Os Serviços Internos enfatizam o fortalecimento dos clubes para que tenham relacionamentos sólidos e planos para o desenvolvimento do quadro associativo.

. Os Serviços Profissionais incentivam todos os rotarianos a trabalharem com integridade e a usarem seus talentos em prol da comunidade. Saiba mais na publicação Introdução aos Serviços Profissionais e no Código Rotário de Conduta.

. Os Serviços à Comunidade enfatizam a importância do trabalho para melhorar a qualidade de vida dos menos privilegiados e para atender às necessidades locais. Leia a publicação Comunidades em Ação: Guia para Desenvolvimento de Projetos.

. Os Serviços Internacionais exemplificam nosso alcance global para promover a paz e a compreensão mundial através de projetos e atividades.

. Os Serviços à Juventude reconhecem a importância da capacitação dos jovens por meio de programas como RotaractInteractRYLA e Intercâmbio de Jovens do Rotary.