Porque ser rotariana ou rotariano

Os Rotary Clubs são a essência do Rotary, pois reúnem pessoas que trocam ideias, criam laços de amizade e entram em ação para transformar o mundo.
Durante os eventos e reuniões do clube, os associados ouvem o que a comunidade tem a dizer, fazem planos e fortalecem seus vínculos de amizade.

20 razões para ser rotariana ou rotariano

1. Amizade
Em um mundo cada vez mais complexo, o Rotary satisfaz uma das nossas necessidades mais básicas: a de companheirismo. Esta é uma das duas razões pelas quais o Rotary foi fundado em 1905.

2. Contatos profissionais
Este foi o segundo motivo do surgimento do Rotary. Todos precisamos de uma rede de contatos. O Rotary representa um corte transversal das profissões de uma comunidade, pois estamos envolvidos em muitos ramos comerciais e profissionais e nos ajudamos mutuamente.

3. Crescimento pessoal
O envolvimento com o Rotary favorece nosso crescimento pessoal na área de relações humanas.

4. Experiência em liderança
O Rotary é uma organização que congrega líderes dos diversos segmentos da comunidade em que está inserido. Servir em cargos rotários é sinônimo de maior experiência em liderança. Aprendemos como motivar, influenciar e liderar aqueles que já são líderes.

5. Atuação cívica na comunidade
A ligação com um Rotary Club nos torna melhores cidadãos. O Rotary Club congrega pessoas atuantes de uma comunidade.

6. Informação atualizada
Nas reuniões do Rotary nos mantemos atualizados sobre o que está acontecendo na comunidade, no país e no mundo. Discutimos também temas variados apresentados por palestrantes convidados.

7. Diversão
O Rotary também nos oferece diversão. Todas as reuniões, projetos de clube e atividades sociais são interessantes e divertidos.

8. Oratória
Muitas pessoas que ingressam em nossa organização tem receio de falar em público. O Rotary nos permite excelente experiência em oratória, fortalecimento da autoconfiança e aproveitamento de oportunidades no campo da comunicação.

9. Cidadãos do mundo
Todos usamos um distintivo que diz: “Rotary International”. Sabemos que seremos bem recebidos e incentivados a participar de reuniões de clubes em todo o mundo. No Rotary fazemos amigos na comunidade local e mundial.

10. Assistência durante viagens
Como existem Rotary Clubs em tantos lugares, quando precisamos de médico, advogado, hotel, dentista, conselho, etc., durante alguma viagem conseguimos ajuda através do Rotary.

11. Entretenimento
Todo clube organiza reuniões e atividades de entretenimento, que são muito importantes para trazer diversão às nossas vidas. No Rotary organizamos conferencias, convenções, assembleias e institutos que, além de informação, orientação e serviço rotário, também oferecem distração.

12. Melhoria das habilidades sociais
Em todas as reuniões e eventos, o Rotary aperfeiçoa nossas personalidades e habilidades interpessoais, oferecendo ambiente ideal para socialização.

13. Programas familiares
O Rotary oferece um dos mais abrangentes programas de intercâmbio de jovens do mundo, organiza clubes em escolas secundárias e universidades, que têm como objetivo desenvolver espírito de liderança, bem como difundir valores fundamentais para esses jovens e seus familiares.

14. Conhecimentos profissionais
Buscamos nos envolver com a melhoria de nossas profissões ou ocupações e participar da divulgação da nossa profissão entre os jovens. Procuramos servir sempre da melhor maneira através de nossas atividades profissionais.

15. Valores Éticos
Procuramos aplicar em todas as nossas atividades a Prova Quádrupla, que reflete nossos padrões de ética, atuando, assim, eticamente nas nossas profissões e relacionamentos pessoais.

16. Conscientização Cultural
Encontramos representadas no Rotary, mundialmente, quase todas as religiões, culturas, raças, nacionalidades e crenças políticas. Entramos em contato com outras culturas para trabalhar e ajudar pessoas de todos os lugares.

17. Prestígio
Fazemos parte de uma associação dedicada à prestação de serviços mais antiga e prestigiosa do mundo.

18. Pessoas Agradáveis
Acima de tudo, acreditamos que o valor de cada pessoa reside em seu bom coração e não no destaque pessoal.

19. Ausência de um Credo Oficial
Pelo fato da nossa organização não ter caráter político ou religioso, não possuímos nenhum credo oficial. Somos uma sociedade aberta, integrada por pessoas que acreditam no valor da ajuda ao próximo.

20. Oportunidade para Servir
Os melhores motivos para tornar-se rotariano são a oportunidade de ajudar nossos semelhantes e o bem-estar que resulta de nossas ações.