O Lema do Rotary 2019-20

Mensagem do Presidente do Rotary International

O Rotary nasceu das conexões. Quando o jovem advogado Paul Harris chegou a Chicago, ele formou o Rotary para se conectar com outras pessoas na nova cidade. Mais de um século depois, temos à nossa disposição inúmeras maneiras de fazer amizades e contatos, a maioria delas, provavelmente, além da imaginação de Paul Harris. No entanto, essa habilidade singular de conectar as pessoas continua sendo o que diferencia a nossa organização das outras.

Por meio de sua Missão e estrutura, o Rotary International oferece uma maneira pela qual podemos nos conectar com nossas comunidades, formar redes de contatos profissionais e desenvolver relacionamentos fortes e duradouros. Como associados do Rotary, estamos conectados à comunidade global através dos nossos projetos e programas, liderança na erradicação da pólio e colaboração com as Nações Unidas. Através dos serviços humanitários, temos conexões com pessoas que querem entrar em ação para fazer deste mundo um lugar melhor – pessoas com valores iguais aos nossos que, se não fosse pelo Rotary, jamais conheceríamos, e pessoas de todo o mundo que precisam da nossa ajuda.

Com o início de uma nova década, estamos moldando o futuro da nossa organização. Em 2019-20, o Rotary implementará um novo Plano Estratégico, adotará inovações aprovadas pelo Conselho de Legislação e atuará em áreas de enfoque revitalizadas. Porém, o verdadeiro trabalho de moldar o futuro do Rotary acontece nos clubes, onde nossa organização mais precisa se adaptar para vencer os desafios atuais.

Embora o clube continue sendo o coração da verdadeira experiência rotária, hoje somos muito mais criativos e flexíveis quando se trata se decidir o que um clube pode ser, como ele pode se reunir e até mesmo o que pode ser considerado uma reunião. Precisamos ser estratégicos e inovadores com relação à maneira de abordarmos o quadro associativo, formando conexões mais amplas e profundas com nossas comunidades e criando novos modelos de clube que aumentem nossa diversidade, atraiam associados e engajem os rotarianos.

O Rotary realmente é uma família. No entanto, frequentemente estabelecemos tantas regras e demandas para nossos associados e líderes que acabamos colocando o Rotary fora do alcance de jovens profissionais. A experiência rotária deve complementar a família, e não competir com ela. Quando o Rotary Club é um lugar agradável e acolhedor em que os serviços humanitários e as famílias se complementam, os jovens profissionais têm a oportunidade de se engajarem nos serviços rotários e fazerem parte de um modelo cívico positivo. E quando estabelecemos expectativas realistas para funções rotárias, as quais profissionais atarefados podem alcançar, desenvolvemos uma rede de rotarianos de uma nova geração – os quais serão os líderes de amanhã.

Em 2019-20, nosso desafio será fortalecer as maneiras pelas quais O Rotary Conecta o Mundo, possibilitando que pessoas talentosas e generosas se unam e entrem em ação por meio dos serviços rotários.

Mark Daniel Maloney
Presidente do Rotary International, 2019-20