A mulher no Rotary

A admissão de mulheres aos Rotary Clubs do mundo inteiro, decidida por votação na reunião do Conselho de Legislação de 1989, foi um momento marcante de nossa história.

“Meus companheiros delegados, gostaria de lembrá-los de que o mundo em 1989 é muito diferente do mundo em 1905. Eu francamente acredito que o Rotary precisa se adaptar a este mundo em evolução”, disse Frank Devlyn, que em 2000-01 se tornaria presidente do RI.

A votação foi resultado de décadas de esforços de homens e mulheres do mundo inteiro e diversas votações anteriores em reuniões do Conselho de Legislação.

A resposta à decisão foi avassaladora: em junho de 1990, o número de rotarianas havia disparado para mais de 20.000. Em 2010, este número era de quase 200.000.

Veja a cronologia completa aqui.

Em 2014, o Rotary International publicou em seu canal no Vimeo um vídeo que aborda a importância da participação feminina no Rotary. O registro conta um pouco da história da presença das mulheres na instituição e reúne depoimentos sobre o assunto.

Confira: