Faça parte do Rotary!

Prezada/o Visitante,

Seja bem-vinda/o!
Agradecemos pelo seu interesse em conhecer a nossa rede mundial de voluntários.
Veja os dez motivos por que é importante se associar ao Rotary, uma organização de prestação de serviços humanitários e educacionais.

 

 

Por que se associar?

 

1. Contatos profissionais

Um dos princípios que norteiam o Rotary desde seus primórdios é a realização de reuniões periódicas, com vistas à ampliação de negócios e companheirismo entre os sócios. Por atuarem virtualmente em todos os ramos comerciais e profissionais, os rotarianos representam um microcosmo das ocupações desempenhadas na comunidade.

 

2. Oportunidades para servir

Seja em saúde pública, combate à fome e à pobreza, alfabetização ou proteção do meio ambiente, rotarianos têm a sua disposição inúmeras possibilidades de prestar serviços, tanto local quanto internacionalmente. Eles são pessoas que se regozijam por contribuir ao bem-estar comunitário.

 

3. Internacionalidade

Com aproximadamente 32.000 clubes em mais de 200 países, rotarianos têm um excelente entendimento sobre questões humanitárias graças aos programas que patrocinam. Um dos principais objetivos do Rotary é a promoção da paz e da boa vontade global.

 

4. Amizade

Rotary foi erigido na amizade, que permanece sendo um dos grandes atrativos da associação. Rotarianos desfrutam a companhia de colegas de profissão, sendo que os projetos de clube oferecem oportunidades adicionais de conhecer novas pessoas. Aqueles que viajam a outros países sempre fazem amigos nos lugares que visitam.

 

5. Cidadãos do bem

As reuniões semanais dos Rotary Clubs mantêm os sócios informados sobre o que está acontecendo na comunidade, no país e no mundo, motivando-os a servir.

 

6. Programas familiares

Rotary patrocina um dos maiores e mais bem-sucedidos programas de intercâmbio de jovens e de bolsas educacionais do mundo. Rotary Clubs fornecem treinamento e destacam mentores para futuros líderes, além de envolverem a família dos sócios em atividades sociais e de prestação de serviços.

 

7. Entretenimento

Todo Rotary Club organiza reuniões e atividades de entretenimento, as quais são muito importantes para trazer diversão às nossas ocupadas vidas profissionais ou de negócios. O Rotary organiza conferências, convenções, assembléias e institutos que, além de informação, orientação e serviço rotário, também oferecem distração.

 

8. Ética

Rotarianos aplicam em todas as suas atividades a Prova Quádrupla, que reflete elevados padrões de ética. Espera-se que todos os sócios atuem eticamente em suas profissões e relacionamentos pessoais.
A PROVA QUÁDRUPLA
do que pensamos, dizemos ou fazemos:
1) É a VERDADE?
2) É JUSTO para todos os interessados?
3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4) Será BENÉFICO para todos os interessados?

Leia mais sobre a Prova Quádrupla.

 

9. Desenvolvimento de qualidades de liderança

Rotary é uma organização que congrega pessoas de sucesso. Trabalho em equipe, captação de recursos, oratória, planejamento e técnicas de comunicação são apenas alguns exemplos das qualidades de liderança que os sócios dos Rotary Clubs desenvolvem e aprimoram. O rotariano aprende a inspirar e servir de exemplo para os outros.

 

10. Diversidade

O sistema de classificação (leia mais sobre isso logo abaixo) do Rotary garante que o quadro social do clube reflita a gama de executivos e profissionais de ambos os sexos existentes na comunidade em que está inserido, entre eles líderes nos negócios, indústria, artes, governo, esportes, forças armadas, entre tantos outros setores. Rotary Clubs são apolíticos, não-sectários e abertos a pessoas de todas as culturas, raças e credos.

 

 

Como se associar?

 

1º Passo: Afinal, o que é Rotary?

O Rotary International é uma associação de Rotary Clubs independentes presentes no mundo inteiro e que prestam serviços humanitários.
Administrativamente agrupam-se em distritos. O nosso Distrito, de número 4750, engloba as partes norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

Um Rotary Club é composto por líderes empresariais e profissionais de diversas áreas que assumem papel ativo em suas comunidades. De preferência, o clube deve ser bastante diversificado, representando a comunidade em que está inserido em termos de pessoas, profissões, gênero, idade e etnia. Essa diversidade aprimora a atuação do clube.

 

2º Passo: Convite

Os rotarianos são associados de Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International. Para se tornar rotariano, você deverá ser convidado por um membro do Rotary Club.

Entre em contato conosco pelo e-mail rcnicarai@gmail.com 

 

3º Passo: Perfil

Para se qualificar à associação você deverá ser adulto de caráter ilibado, com excelente reputação profissional e pessoal. O candidato deve se enquadrar em uma das categorias abaixo:
– Ocupa ou ocupou cargo executivo ou profissional com poderes de decisão e autoridade em organização que opera dentro da lei;
– É ou foi líder na comunidade;
– Participou de programa da Fundação Rotária.

 

Responsabilidades do rotariano

 

Os clubes são o alicerce do Rotary. São neles que o trabalho é realmente levado a cabo. Para ser eficaz o Rotary Club deve: ampliar e/ou manter estável o quadro social, implementar projetos que atendam às necessidades das comunidades locais e no mundo, apoiar a Fundação Rotária por meio de participação em programas e contribuições financeiras, e formar líderes capazes de servir além do âmbito do clube.

O que os rotarianos recebem do Rotary depende do quanto se dedicam. Muitas das exigências de associação foram elaboradas para ajudar os sócios a participar e aproveitar ao máximo a experiência rotária.

 

Freqüência

O comparecimento a reuniões de clube permite aos sócios desfrutar de companheirismo, enriquecer suas vidas pessoal e profissional, e conhecer outros líderes da região. Clubes inseridos em comunidades grandes oferecem diferentes horários de reunião, incluindo período da manhã, almoço, tarde e noite.

Se por algum motivo, como por exemplo viagem, o sócio precisar faltar a uma reunião do próprio clube, poderá assistir a de qualquer outro clube do planeta, onde sem dúvidas será bem recebido. Para locais e horários de reunião consulte o Official Directory ou acesse Localizar Rotary Clubs.

Em alguns casos os rotarianos podem recuperar a falta participando de projeto de clube ou comparecendo a reunião de Interact Club, Rotaract Club ou do conselho diretor de seu próprio clube. Pode-se também recuperar a falta online em um dos Rotary e-clubs.

 

Prestação de serviços

Todo Rotary Club compartilha a mesma missão: servir as comunidades e pessoas carentes de todo o mundo. Pela participação em projetos de clube os sócios tomam conhecimento do envolvimento do clube em projetos locais e internacionais, podendo disponibilizar seu tempo e talentos onde forem mais necessários.

 

Sócios: como achar e mantê-los engajados

Para que os clubes permaneçam fortes, todo rotariano deve se responsabilizar por trazer novas pessoas à organização. Mesmo que o sócio seja novo no clube, isso não o impede de convidar amigos e conhecidos a uma reunião ou a participar de projeto. A competência e valor do Rotary dispensam comentários. As melhores maneiras de despertar o interesse de sócios potenciais é fazer com que vivenciem o servir e o companheirismo.

Manter os sócios engajados no Rotary é da mais alta importância. A participação em projetos e em eventos sociais do clube desde o começo é essencial para que os sócios permaneçam interessados.

De preferência o clube deve ser bastante diversificado, representando a comunidade em que está inserido em termos de pessoas, profissões, gênero, idade e etnia. Essa diversidade aprimora a atuação do clube.

Prezado rotariano,

Se você tem um amigo, parente ou colega de trabalho, que na sua opinião possua o perfil para se tornar um bom rotariano, entre em contato conosco pelo e-mail rcnicarai@gmail.com

 

 

O princípio das classificações

São alicerces do Rotary a qualidade dos sócios, a frequência, o respeito às normas, a prática de elevadas normas de ética na atividade profissional e a participação pessoal do rotariano nas atividades de serviço.

No entanto, o que distingue o Rotary das demais instituições é o princípio das classificações. Dá-se o nome de “Classificação” ao negócio, comércio, profissão, ofício ou emprego a que o rotariano se dedica. A diversidade de “classificações” é que dá uma riqueza e uma criatividade maior ao Rotary Club.

Em outras palavras, os associados de um Rotary Club devem ser de ocupações diferentes, de tal maneira que representem uma atividade de trabalho presente na comunidade em que o clube está inserido. Daí os membros se chamarem de “representativos”.

Ao ser admitido, o novo associado passa a preencher uma classificação da lista que o Rotary Club possui.

 

Como utilizar a Lista de Classificações?

Para os rotarianos:

1º passo:
Realizar um levantamento na área de atuação do clube e incluir novas profissões e novos ramos de negócios (Agosto é o mês destinado à atualização da lista.). Utilizar a lista existente no clube ou a lista de ocupações do Rotary International como ponto de partida.
Ferramentas úteis: relatórios do IBGE e correspondentes no Estado e no Município (V. publicação “Niterói Bairros” ou congênere); associações, sindicatos e outros órgãos.

2º passo:
Consolidar as informações e os dados coletados;

3º passo:
Preencher as classificações ocupadas por sócios do clube e verificar as vagas existentes;

4º passo:
Distribuir uma cópia para cada associado do clube com as classificações preenchidas e vagas;

5º passo:
Procurar preencher as classificações vagas com nomes de amigos e conhecidos para desenvolver o quadro social do clube.