O que é Rotary

Fazemos parte de uma organização internacional de voluntários chamada Rotary. Como membros nas nossas unidades rotárias pelo mundo, representamos um corte transversal de líderes em negócios e profissões, que desenvolvem programas humanitários e educacionais em áreas que desafiam a nossa atualidade, tais como fome, pobreza e analfabetismo.

Integramos uma rede global de mais de 1,2 milhões de pessoas em milhares de Rotary Clubes espalhados pelo mundo. Doamos um pouco da nossa experiência, do nosso tempo e de nosso relacionamento, em favor de projetos que beneficiem pessoas necessitadas e que promovam a compreensão entre as mais diversas culturas.

 

 

Estrutura do Rotary

  

O Rotary é formado pelos Rotary Clubs, o Rotary International e a Fundação Rotária.

Rotary Clubs

Os rotarianos são associados dos Rotary Clubs que, por sua vez, formam a associação internacional do Rotary, o RI. Cada clube elege seus próprios dirigentes e desfruta considerável autonomia dentro da estrutura rotária. 

Distritos
Os clubes em todo o mundo estão agrupados geograficamente em cerca de 530 distritos administrados por governadores. O objetivo da administração distrital é apoiar e incentivar os clubes em seus projetos e ações.

 

Rotary International

Nossa organização é liderada por um grupo diversificado e internacional de profissionais e executivos. Seja definindo normas, oferecendo apoio financeiro, administrando um quadro global de funcionários ou promovendo o Plano Estratégico do Rotary, cada integrante da equipe de liderança tem o objetivo de ajudar os rotarianos em todo o mundo a se conectarem e agirem para causar mudanças sustentáveis no mundo.

Nossas lideranças são: o presidente do Rotary, o chair da Fundação Rotária e o secretário geral, que administram o corpo de funcionários executivos, o conselho diretor, o conselho de curadores e os líderes regionais. Conheça os líderes da nossa organização.

Sede e escritórios regionais
A sede do Rotary fica em Evanston, Illinois, EUA, e está representado em sete escritórios internacionais que atendem regiões determinadas: Brasil (São Paulo), Europa/África (Zurique, Suíça), Japão (Tóquio), Coréia (Seul), Sul da Ásia (Nova Déli, Índia), América do Sul – parte meridional (Buenos Aires, Argentina) e Pacífico Sul e Filipinas (Parramatta, Austrália). Há ainda o escritório do Rotary International na Grã-Bretanha e Irlanda (RIBI), localizado na Inglaterra, que serve aos clubes e distritos daquela região. A secretaria geral e seus funcionários são administrados pelo secretário geral.

Conselho diretor do Rotary International
O Conselho Diretor estabelece as normas do Rotary e dá orientação para que os clubes tenham sucesso. Seus membros são eleitos anualmente pelos clubes durante a Convenção do RI e servem por dois anos. É composto por 20 membros: presidente do Rotary, presidente eleito, vice-presidente, tesoureiro, 15 diretores e secretário geral. Conheça os membros do conselho.

 

Fundação Rotária

A Fundação Rotária ajuda a financiar nossas atividades humanitárias, que vão desde ações locais a projetos internacionais.
Os curadores da Fundação Rotária são indicados pelo presidente do RI, com o aval do conselho diretor, para administrar todos os interesses da Fundação. O presidente do conselho de curadores serve mandato de um ano e os curadores servem mandato de quatro anos. Saiba mais sobre a Fundação Rotária.

 

Conselho de Legislação

A cada três anos, os rotarianos se reúnem no Conselho de Legislação (COL) para analisar e votar em mudanças propostas às leis que regem o Rotary. Eles consideram emendas, que visam a alterar os documentos estatutários do Rotary, e declarações de posicionamento do Conselho Diretor. Leia mais sobre o Conselho de Legislação.  

 

 

Reconhecimentos do Rotary no Brasil e em Niterói

 

Instituição de Utilidade Pública

Lei Federal Nº 5.575

Artigo 1º: São reconhecidos de utilidade pública os “Lions Clubes do Brasil” e os “Rotary Clubs do Brasil” e todas as suas unidades no país filiados, respectivamente à associação internacional.
Parágrafo único: A declaração de utilidade pública alcança, também, as sociedades “Casa da Amizade” constituídas pelas esposas dos integrantes dos Rotary Clubs do Brasil e dedicadas à prática de assistência aos desvalidos.
Artigo 2º: O Poder Executivo regulamentará a presente dentro de 60 (sessenta) dias da sua publicação.
Artigo 3º: Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Artigo 4º: Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 17 de dezembro de 1968
Emílio G. Médici
Alfredo Buzaid

 

Dia Nacional do Rotary

Lei Federal Nº 6.843

O Presidente da República:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:
Artigo 1º: Fica instituído o Dia do Rotary, a ser comemorado em 23 de fevereiro.
Artigo 2º: Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Artigo 3º: Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 3 de novembro de 1980
João Batista Figueiredo

 

Dia Municipal do Rotary em Niterói

Lei Municipal Nº 3325

Institui o dia Municipal do Rotariano, em homenagem ao dia da paz e da compreensão Mundial em Rotary.
A Câmara Municipal de Niterói decreta e eu sanciono a seguinte lei:
Art. 1º – Fica instituído o Dia Municipal do Rotariano, a ser celebrado anualmente no dia 23 de fevereiro.
Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Niterói, de 10 de novembro de 2017
Rodrigo Neves
Prefeito