Na foto acima, estudantes e professores da escola Scotts Valley High School, a primeira a implementar o programa.
O objetivo principal desse projeto é educar estudantes sobre os impactos negativos da poluição de plásticos no mar e fazê-los reconhecer o que cada um pode fazer para reduzir essa poluição, começando com ações dentro da própria escola. Eles estudarão a bacia hidrográfica local e de que maneira os riachos, rios, esgotos/sarjetas ou dispositivos de drenagem urbana levam esses detritos para o mar.
O objetivo final do projeto é “plantar a sementinha” para a redução de detritos marinhos na Baia da Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil, e na Monterey Bay Sanctuary, Ca., EUA, através de um programa de educação de abordagem prática (hands-on) em escolas parceiras no Brasil e nos USA (escolas irmãs). A Scotts Valley High School foi a primeira escola a participar.
Serão beneficiadas, na primeira fase, escolas no entorno da baía de Guanabara, em parceira com Rotary Clubs dos Distritos 4570 e 4750. O clube parceiro titular será o Rotary Club de Scotts Valley, Ca., Distrito 5071.
O primeiro projeto no Brasil, o piloto, será executado no Centro Educacional de Niterói – CEN, por meio do Clube de Geografia e História, o GeohCEN. Até o final do ano será implementada a primeira etapa do projeto.
Em seguida, serão contempladas a Associação de Educação de Niterói, AEN, em São Francisco, e o Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, em Piratininga. O Rotary de São Gonçalo também apadrinhará uma escola participante do programa Sentinelas do Mar.
Atividades dos estudantes:
A pessoa responsável é o professor coordenador (“lead teacher”). A professora ou professor responsáveis pela implementação do projeto preenchem um formulário e um termo de compromisso, para estabelecer a parceria com a coordenadora do programa do Rotary de Scotts Valley ou com um representante de outro Clube. Quando a escola fica fora dos EUA, um Rotary local deve aceitar o pedido antes do projeto ser aprovado.
A parceria tem a duração de um ano que poderá ser renovada, se todos os requisitos tiverem sido preenchidos na aplicação do programa.
Os primeiros registros das reuniões com as escolas podem ser encontradas na página do Facebook e no site do Rotary de Scotts Valley.
Veja flagrantes das visitas às escolas de Niterói e ao Rotary de São Gonçalo: