Projeto Música Vital

Primeiro grupo de flautas doces.

Projeto Música Vital “Multiplicando Talentos”

O Espaço Cultural da Grota (ECG) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, localizado na comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco, Niterói. Desde a década de 1980 são realizadas no Espaço ações voltadas para promoção da cidadania através da cultura, música, arte e educação, desenvolvendo projetos de formação musical, empreendedorismo, educação complementar e de promoção social.

As atividades são desenvolvidas por profissionais, monitores e voluntários, todos envolvidos na prestação de serviços de qualidade e no cumprimento da missão do Espaço. Através dos projetos Mobilizando Talentos, Orquestras, Musicalização na pré-escola, Jovens Empreendedores, Multiplicando Talentos e Formação em Música, são oferecidos às crianças e jovens da comunidade aulas de iniciação musical, aperfeiçoamento dos instrumentos, teoria musical, artes, entre outras.

(Foto e texto acima: site do ECG, acessado em 22/8/2017)

Objetivos principais do Projeto

Oferecer aos jovens alternativas para o resgate da autoestima através da música, atuando como músicos e/ou professores;

Estimular, através dos exercícios pertinentes à formação de uma orquestra, valores como disciplina, dedicação, compromisso e responsabilidade, próprios da vivência de um trabalho em equipe;

Contribuir para a melhoria no desempenho escolar.

Motivo Gerador do Projeto

Verificam-se na comunidade do Vital Brazil altos índices de criminalidade e de evasão escolar entre crianças e jovens, dificuldades no aprendizado, convívio com bandidos e traficantes resultando numa vida sem perspectivas.
A Orquestra de Cordas da Grota, de Niterói, forma, desde a década de 1980, crianças e adolescentes da comunidade carente da Grota do Surucucu, no bairro da Cachoeira, em músicos com formação universitária e com reconhecimento artístico internacional.

O núcleo de iniciação musical “Música Vital – Multiplicando Talentos”, implementado em 2016 no Colégio Estadual Guilherme Briggs, beneficia jovens moradores da comunidade do Vital Brazil. A metodologia de ensino segue a experiência desenvolvida no Espaço Cultural da Grota e é aplicada por monitores, alunos avançados do projeto da Grota.

Os jovens participantes do Núcleo têm possibilidade de serem músicos ou professores de música, com destaque para o trabalho em equipe.

Para a implementação desse núcleo de iniciação musical foram adquiridos, com recursos da Fundação Rotária do Rotary International, através do programa de subsídios distritais, os instrumentos musicais (flautas doces e violinos), estantes de música, livros de música e material para as aulas (quadro, canetas, livros de classe etc.).

As aulas são ministradas por um monitor formado pelo Espaço Cultural da Grota, que aplica a metodologia e filosofia adotadas pelos professores dos alunos que compõem a Orquestra de Cordas da Grota.

Veja mais fotos do projeto: