Administração 2013-14

Desde 2005, o Rotary Club de Niterói Icaraí aplica os preceitos do Plano de Liderança de Clubes – PLC, preconizado por Rotary International. Sua estrutura organizacional se apresenta como segue:

 

Conselho Diretor

Presidente
Telma Floriano

1º Vice-Presidente e Presidente da Avenida de Serviços Internos
Roberto Carlos Monteiro

2º Vice-Presidente e Presidente da Avenida de Serviços Profissionais
Marco Antônio Condeixa da Costa

3º Vice-Presidente e Presidente da Avenida de Serviços à Comunidade
Hélio Considera

4º Vice-Presidente e Presidente da Avenida de Serviços Internacionais
Antônio Carlos Maia de Pádua

5º Vice-Presidente e Presidente da Avenida de Serviços à Juventude
Maria da Costa Reis

Presidente anterior
Paulo José Pereira de Resende

Presidente eleita
Glória Regina Cordeiro Salgueirinho

Secretária
Brigitta Grundig Monteiro

Tesoureiro
Moacir Peixoto Manhães

Diretor de Protocolo
Ednor Barbosa, Ari Kinsel e José Lázaro de Oliveira

Instrutor do Clube
Luiz Carlos Martins Guimarães, Roberto Carlos Monteiro

 

Comissões Permanentes

Administração do Clube
Marco Antônio Condeixa da Costa

Desenvolvimento do Quadro Associativo
Roberto Carlos Monteiro

Imagem Pública de Rotary
Ednor Barbosa

Projetos Humanitários
Neusa da Silva Baffa

Fundação Rotária
Brigitta Grundig Monteiro

 

Comissões Adicionais

Companheirismo
Neusa da Silva Baffa, Amélia Manhães, Maria Reis

Intercâmbio Internacional de Jovens
Brigitta Grundig Monteiro

Alfabetização de Jovens e Adultos

Apoio a Entidades Assistenciais
Amélia Manhães

 

Conselho Fiscal

Titulares
Fábio Gomes Marchisiello, presidente
Felipe Campos Carvalho
Antônio Carlos Maia de Pádua

Suplentes
José Lázaro de Oliveira
Ari Kinsel

Funções e atribuições das Avenidas de Serviços e das Comissões

 

Avenidas de Serviços

As Cinco Avenidas de Serviços do Rotary servem de base filosófica e prática para os trabalhos deste clube.

1. Serviços Internos

A primeira Avenida de Serviços envolve os passos a ser adotados pelos rotarianos para um excelente funcionamento deste clube.

2. Serviços Profissionais

A segunda Avenida de Serviços tem por objetivo a promoção de altos padrões de ética nos negócios e profissões, o reconhecimento do valor de todas as ocupações úteis e a promoção do ideal de servir em todas as atividades profissionais dignas. O papel dos sócios inclui a obediência a um código de conduta pessoal e profissional em consonância com os princípios do Rotary.

3. Serviços à Comunidade

A terceira Avenida de Serviços consiste das atividades implementadas pelos rotarianos, às vezes em cooperação com outros para melhorar a qualidade de vida dos residentes da comunidade ou municipalidade deste clube.

4. Serviços Internacionais

A quarta Avenida de Serviços do Rotary refere-se às atividades implementadas pelos rotarianos em prol da paz, boa vontade e compreensão internacional, inclusive o relacionamento com povos de outros países e conhecimento de seus costumes, realizações, aspirações e problemas por meio de contatos pessoais efetuados durante viagens, comparecimento a convenções, leitura e correspondência, bem como mediante cooperação em atividades e projetos de clube que beneficiarão pessoas de outros países.

5. Serviços às Juventude

A quinta Avenida de Serviços reconhece a mudança positiva trazida pelos jovens através do incentivo a atividades de desenvolvimento de líder, engajamento comunitário, prestação internacional de serviços e de programas de intercâmbio que enriquecem e promovem a paz e compreensão mundial.

(Fonte: Estatutos prescritos para Rotary Clubs, emenda adotada no Conselho de Legislação de 2013)

 

 

Comissões Permanentes

As comissões permanentes de clube têm o encargo de trabalhar em prol do alcance das metas anuais e de longo prazo definidas com base nas Quatro Avenidas de Serviços. O presidente eleito, o presidente e o último ex-presidente do clube devem colaborar para assegurar a continuidade administrativa. Para garantir a continuidade dos trabalhos, os membros das comissões devem exercer, quando possível, mandatos de três anos consecutivos. O presidente eleito é responsável por nomear os membros e o presidente das comissões e por conduzir as reuniões de planejamento antes do ano de seu mandato. Recomenda-se que os presidentes de comissão tenham experiência prévia como membros de comissão.
(Fonte: Manual do Presidente de Clube)

1. Desenvolvimento do Quadro Associativo

Os associados são o maior patrimônio do Rotary. Para que os Rotary Clubs sejam eficazes, eles dependem de seus sócios. A habilidade de servir à comunidade, apoiar a Fundação Rotária e formar líderes capazes de servir distrital e internacionalmente está diretamente relacionada à composição e tamanho do quadro associativo do clube. A equipe de líderes e os associados do clube, especialmente a comissão distrital de desenvolvimento do quadro associativo, deverão cumprir as responsabilidades ligadas à área.

O plano de ação pertinente do clube deve conter estratégias de recrutamento e retenção de associados, bem como fundação de novos clubes. Para tanto, as diversas comissões do clube devem trabalhar de forma integrada e colaborar com líderes do clube para que esses esforços sejam o mais bem-sucedidos possível.
A comissão de desenvolvimento do Rotary deve ser composta por rotarianos que tenham forte conexão com vários setores da comunidade, sejam extrovertidos e sociáveis e, além disso, possuam amplo conhecimento sobre o Rotary, além de elaborar e implementar um plano para recrutamento e retenção de associados.
(Fonte: Manuais do Rotary International)

Estão sob a responsabilidade da Comissão de Desenvolvimento do Rotary:
– Recrutamento de sócios
– Retenção de sócios
– Educação
– Mentores
– Avaliação e planejamento das atividades para desenvolvimento do quadro social
– Classificação

2. Imagem Pública de Rotary

Relações públicas são fundamentais ao futuro do Rotary, pois conscientizam comunidades em todo o mundo sobre a capacidade da organização de atender a necessidades reais.

A comissão de imagem pública desenvolve e executa plano para divulgar ao público informações sobre o Rotary e as atividades e projetos de prestação de serviços do clube.
(Fonte: Manuais do Rotary International)

Estão sob a responsabilidade da Comissão de Imagem Pública do Clube:
– Relações com a mídia
– Propaganda e marketing
– Eventos especiais
– Relações externas
– Mídia social e relações na internet

3. Administração do Clube

A administração do clube está em última instância sob a supervisão do conselho diretor, o qual, por sua vez, é liderado pelo presidente do clube. Cabe à equipe de líderes, especialmente à comissão de administração, auxiliar o presidente no cumprimento de tarefas administrativas de modo a maximizar a operacionalidade do clube.

O Plano de Liderança de Clubes oferece uma estrutura administrativa aos Rotary Clubs e ressalta a importância da eficácia nos trabalhos para alcance das metas anuais e de longo prazo. O plano sugere que os Rotary Clubs desenvolvam procedimentos que enfatizem continuidade, comunicação e envolvimento dos sócios. Além disso, apresenta uma estrutura simples de comissões centrada em operações básicas, a qual pode ser ampliada para se adaptar às necessidades e características específicas ao clube.

Cabe à comissão de administração, auxiliar o presidente no cumprimento de tarefas administrativas de modo a maximizar a operacionalidade do clube.
(Fonte: Manuais do Rotary International)

Estão sob a responsabilidade da Comissão de Administração do Clube:
– Programação semanal
– Boletim do clube
– Website
– Ética
– Frequência
– Arquivos
– Companheirismo
– Família rotária
– Diretor de protocolo

4. Projetos Humanitários

O lema principal do Rotary é “Dar de Si Antes de Pensar em Si”. Todo rotariano é responsável por encontrar maneiras de aprimorar a qualidade de vida na comunidade e em todo o mundo através da prestação de serviços. Por meio de cuidadoso processo de seleção, planejamento e avaliação, Rotary Clubs podem implementar projetos bem-sucedidos com esta finalidade.
Todo projeto eficaz de prestação de serviços:
• Possui metas específicas, com resultados mensuráveis.
• Possui objetivos realistas e alcançáveis.
• É voltado às necessidades identificadas.
• Aproveita os talentos dos beneficiados.
• Reconhece as contribuições dos participantes como sendo importantes.
• Utiliza eficazmente os recursos disponíveis.
• Forma rede de contatos para futuras colaborações.

A comissão planeja e conduz projetos educacionais, humanitários e profissionais que visam a atender às necessidades da comunidade local e em outros países.
Os membros indicados para integrá-la devem ser rotarianos atuantes e envolvidos na comunidade.
Projetos de prestação de serviços devem ser relevantes e tratar de questões realistas e de interesse local. Não precisam ser caros nem sofisticados, mas necessários. Mas devem ser válidos para o clube fazendo uso das habilidades dos sócios.
(Fonte: Manuais do Rotary International)

Estão sob a responsabilidade da Comissão de Projetos de Prestação de Serviços:
– Profissionais
– Educacionais
– Humanitários
– Serviços à Comunidade
– Internacionais
– Programas do RI (como RYLA, SCM ou Rotaract)
– Captação de recursos para projetos de clube
– Projetos em andamento

5. Fundação Rotária

A missão da Fundação Rotária é apoiar os esforços do Rotary International no cumprimento do Objetivo do Rotary e na busca da paz e compreensão mundial por intermédio de programas humanitários, educacionais e culturais, nacionais e internacionais.

Atribuições:

A comissão da Fundação Rotária deverá planejar e implementar atividades em apoio à entidade por meio da participação em programas e de contribuições financeiras.

Os membros da comissão devem ser rotarianos que sejam comunicativos, possuam experiência internacional e tenham atuado como voluntários na comunidade ou no exterior. Ex-participantes de programas também são excelentes candidatos.
(Fonte: Manuais do Rotary International)

Estão sob a responsabilidade da Comissão da Fundação Rotária:
– Ex-participantes de programas (Alumni)
– Doações anuais
– Subsídios
– Fundo Permanente
– Pólio Plus
– Bolsas Rotary pela Paz Mundial
– Bolsas Educacionais

 

 

Comissões Adicionais
(não se aplicam necessariamente em todos os períodos rotários)

Intercâmbio de Jovens

O intercâmbio internacional de jovens é um dos programas mais bem-sucedidos de Rotary. Anualmente milhares de participantes entre 15 e 17 anos ampliam seus horizontes, conhecendo novas culturas e estilos de vida, promovendo, assim, uma maior compreensão entre as pessoas e que poderá ser a base para a paz e harmonia mundial.

Atribuições:

A comissão de intercâmbio é formada pelo oficial de intercâmbio, que a preside, e pelos conselheiros e tem como atribuições divulgar o programa na comunidade, selecionar os candidatos – se necessário, orientar e acompanhar os candidatos e seus familiares durante todo o processo preparatório (documentação, treinamento).
Da mesma forma, a comissão deverá orientar e acompanhar os jovens estrangeiros e as famílias anfitriãs, apresentar o estudante no clube anfitrião e procurar, na medida do possível, ocupá-lo com tarefas úteis e integrá-lo aos projetos do clube.

Conheça o programa.

Internet

A cada dia, mais e mais indivíduos e organizações de todo o mundo incluem seus sites na Web e centenas de Rotary Clubs e distritos têm feito o mesmo.

Este é um meio dinâmico para incrementar as relações públicas do clube, proporcionar avançado meio de comunicação para os associados e estabelecer conexões por toda a comunidade.

Um site na Internet pode ser utilizado para aprimorar a eficácia das relações públicas de seu clube ou distrito, atrair e reter novos sócios, desenvolver novas formas de trabalhar com a mídia e melhorar as comunicações.

Eis algumas razões pelas quais a Web pode ser a ferramenta ideal para promover o Rotary:
– Abundância de espaço. A partir de um único site, você pode oferecer descrições detalhadas de suas atividades.
– Na Web, você pode publicar suas notícias on-line em questão de segundos.
– Integrar uma comunidade. Unir as pessoas é um objetivo comum do Rotary e da Internet. Rotarianos podem utilizar a Internet para chats (bate-papos) periódicos, obter informações sobre eventos, deixar recados em bulletin boards (quadros de avisos virtuais) e manter-se em contato durante viagens.
– Manter a mídia informada. Divulgue seus comunicados à imprensa através da Web.
(Fonte: Manuais do Rotary International)

Atribuições:

– manter os espaços do Rotary Niterói Icaraí na Internet sempre atualizados;
– incentivar um número cada vez maior de pessoas a visitarem e interagirem com o Clube;
– incrementar permanentemente os espaços virtuais disponíveis para torná-los cada vez mais atraentes para os visitantes.

Rotaract

Rotaract Clubs fazem parte do esforço global do Rotary International em prol da paz e compreensão mundial e, a partir de suas comunidades, possuem grande abrangência de ação.
No início dos anos sessenta, Rotary Clubs espalhados pelo mundo começaram a patrocinar grupos de jovens universitários em projetos de prestação de serviços. Em 1968, após considerar a relevância internacional de tais atividades implementadas pelos clubes, o então presidente do RI, Luther H. Hodges e o conselho diretor estabeleceram o Rotaract como programa oficial do RI, fundando o Rotaract Club de North Charlotte, EUA, em 13 de março de 1968.
(Fonte: Manual do Rotaract)

O propósito do Rotaract é oferecer aos jovens entre 18 e 30 anos a oportunidade de incrementar os conhecimentos e a experiência que lhes serão de utilidade no seu desenvolvimento pessoal e profissional, no que diz respeito a atender às carências físicas e sociais de suas comunidades e promover melhores relações entre os povos de todo o mundo por intermédio da amizade e da prestação de serviços.
(Fonte: Manuais do Rotary International)

Atribuições:

Acompanhar as atividades e os projetos do Rotaract Club afilhado e ajudar a cumprir suas responsabilidades e a correta aplicação da filosofia do Rotary, de modo a propiciar o desenvolvimento profissional, a formação da liderança e a prestação de serviços dos seus associados.
Estar à disposição do Rotaract para exercer o papel de conselheiro quando necessário.

seta4