8. Discurso

Ao final da Solenidade de Recebimento do Diploma de Admissão do RC Niterói Icaraí ao Rotary Internacional, o companheiro Roberto Carlos Monteiro, primeiro presidente do clube, proferiu emocionado discurso, que transcrevemos na íntegra. Ei-lo:

“Prezadas companheiras, companheiros,
senhoras e senhores,

Esta é uma noite de grande alegria para todos nós.

Nasce na constelação rotária mais uma estrela de primeira grandeza, no universo de mais de 26.000 clubes em cerca de 150 países.

Foram aproximadamente 6 meses de muito trabalho, muitos sonhos, muitas incertezas e esperanças, mas os resultados são altamente compensadores.

Reunindo companheiros das mais diferentes profissões, o Rotary Club de Niterói Icaraí possui hoje um conjunto de homens e mulheres preparados para o espírito rotário de “dar de si antes de pensar em si”, sempre voltado para o Objetivo fixado por Rotary Internacional de estimular e fomentar o Ideal de Servir.

Todos os que hoje fazem parte do RC Niterói Icaraí vieram porque acreditaram possuir um espírito comunitário e uma energia que deveriam não só compartilhar com os outros, como, também, reunirem-se num movimento sinérgico em prol do Bem Comum.

A delimitação do território do RC Niterói Icaraí, graças a uma especial gentileza do RC Niterói, vem encontrar em Niterói o tradicional bairro de Icaraí com sua importância e suas belezas, mas também com suas imensas mazelas e carências.

Com trabalho, criatividade e dedicação esperamos poder atuar solidariamente com a sociedade local e as autoridades competentes, no sentido de melhorar as atuais condições de vida desse importante bairro da cidade de Niterói.

Acreditamos que a fé em nós mesmos conduzirá os nossos destinos, mas que será a união de todos que solidificará a nossa atuação.

Eis porque, acreditando no que fazemos e fazendo aquilo em que acreditamos, estaremos sendo amigos na esteira do farol do Bem Comum.

Reiteramos aqui o nosso incansável agradecimento e o nosso profundo reconhecimento a todos quanto direta ou indiretamente contribuíram para a criação do RC Niterói Icaraí. Em particular ao brilhante e denodado Governador José França Conti e sua cara esposa Matilde, ao companheiro Waldenir de Bragança, orgulho da comunidade rotária de Niterói, ao presidente Edyr Backer e sua esposa Lenira, ao Representante do Governador, companheiro Alcir Vicente Visela Chácar, e sua esposa Regina, aos presidentes Justiniano Conhasca do RC Niterói; José Carlos Rabello, do RC Niterói Norte; Rubens Fontes Marsillac, do RC Niterói Leste; Alberto Abdalla Júnior, do RC Niterói Praias Oceânicas; Ulisses Moreira, do RC Niterói Pendotiba; aos companheiros Hélio Abicalil, Waldemar Romano, Joel Teixeira, Carlos Alberto Skinner e à presidente da Casa da Amizade, Rose Porto.

Senhoras e senhores,

O nosso país vive hoje momentos graves na procura incessante do seu lugar no contexto das nações do mundo moderno.

Assistimos diariamente à escalada de diferentes tipos de crises divulgadas pela mídia.

Mas que crises são essas? Afinal, no contexto de quase 200 países do globo, estamos entre as 10 primeiras economias; possuímos uma Amazônia cobiçada por outros países pelas suas riquezas imensas; um belíssimo litoral com extraordinárias potencialidades turísticas; uma agricultura que nos torna um dos maiores exportadores de grãos do mundo; um setor industrial já solidificado e com reconhecida credibilidade no exterior; um setor energético dos mais respeitáveis no mundo; um setor de comunicações de alto nível de desenvolvimento tecnológico.

Que crises são essas num país de território contínuo, de uma mesma língua, de ausência de discriminações raciais e religiosas, de povo pacífico, ordeiro e trabalhador?

A crise verdadeira existente é a crise da competência política, da ética e da moral no trato da coisa pública, dos reflexos dos interessas pessoais e dos apetites inconfessáveis pelo Poder.

Neste país todos nós temos de tomar vergonha na cara e exercitar os nossos direitos de cidadania com dignidade e honestidade antes que ressurjam os profetas do Apocalipse e as vivandeiras dos quartéis com propostas não condizentes com as nossas tradições.

Quando assistimos a uma crescente desvalorização dos poderes constituídos, numa verdadeira inversão axiológica, deveriam os eventuais detentores do Poder mirar-se no exemplo do Rotary.

Hoje aqui temos o Governador 93-94 José França Conti, o próximo Governador 94-95 Gilson Miguel de Bessa Menezes e o Governador indicado 95-96 Jorge Bragança.

Todos irmanados, unidos, de braços dados no objetivo de servir, de dar de si antes de pensar em si, sem vaidades ou interesses escusos.

Esse é o exemplo que Rotary dá, de como uma sociedade unida, organizada e competente pode levar uma entidade ao nível de Rotary Internacional.

Se cada um de nós cumprir o seu papel na sociedade com dignidade, honra, justiça e competência teremos, modestamente, contribuído para o aceleramento da procura do Bem Comum.

Meus companheiros e companheiras,

Agradecendo mais uma vez a honrosa presença de todos os que aqui vieram nesta noite tão importante para nós, gostaríamos de dizer que a caminhada do RC Niterói Icaraí apenas começou.

Mas estaremos amparados pela experiência do RC Niterói, pelo carinho do RC Niterói Norte, pelo exemplo do Niterói Leste, pelo amparo do padrinho RC Niterói Araribóia e pela solidariedade dos RC Niterói Praias Oceânicas e Niterói Pendotiba.

Com a ajuda de todos faremos com que o RC Niterói Icaraí, sem vaidades, sem jactância, sem orgulhos tolos, mas com humildade, firmeza e competência seja a estrela brilhante que todos esperam na constelação do Distrito 4750.

Muito obrigado.”

« 7. O mais novo clube do Distrito  |  8. Discurso  |  Relação dos associados fundadores »