7. O mais novo clube do Distrito

Na reunião que se seguiu ao memorável dia 9 de março de 1994, Alcir Chácar relatou que o presidente do seu clube, Edyr Backer, havia recebido da Sucursal de RI em São Paulo a carta confirmando a aprovação da admissão ao RI da mais nova “célula rotária”.

A notícia da admissão foi muito festejada pelos membros do RC Niterói Icaraí. O clube atingira agora o status de membro do Rotary Internacional, posição com que todos haviam sonhado. Principalmente os companheiros responsáveis por sua criação, como também os demais companheiros do RC Niterói Araribóia, o clube padrinho.

Agora as preocupações seriam outras.

Uma vez admitido, o RC Niterói Icaraí já estaria apto a receber companheiros visitantes de outros clubes para recuperação.

Foram confeccionados os cartões de recuperação e de convidados, os primeiros impressos do novo clube. Passaram a fazer parte da rotina do secretário o cálculo da frequência mensal dos sócios, o preparo dos formulários com o registro – simplificado – dos assuntos tratados durante as reuniões.

O clube começou a receber os primeiros visitantes, agora oficialmente. Rotarianos, esposas, amigos e outras personalidades.

Paralelamente iniciou-se o planejamento da reunião festiva de recebimento do Diploma de Admissão que – sabia-se – já tinha chegado às mãos do Governador Conti.

As festivas, segundo o nosso companheiro Bessa, são reuniões em que “são comemoradas datas ou eventos especiais, que contam com a presença de familiares dos sócios do clube”. Percebe-se, por aí, que “a reunião de entrega do Diploma de Admissão é um dos acontecimentos mais notáveis – senão o mais notável – na história do Rotary Club, pois marca a ocasião em que o novo grupo é recebido oficialmente no companheirismo do Rotary”, como nos ensina o Manual de Expansão, em suas últimas páginas.

Foi formada a Comissão para organizar a festiva, que se reuniu em sucessivos encontros específicos para montar e discutir o programa. Depois de longos debates, os integrantes da Comissão finalmente chegaram à programação definitiva. Não só dia, hora e local, como, também, todo o roteiro da cerimônia.

Vai aí mais uma “historinha”, que ilustra bem a dedicação e o empenho do grupo. A Comissão não conseguia chegar a uma conclusão quanto à data da solenidade. Uns achavam que deveria ser o mais breve possível, pois o final do período estava se aproximando (a voz dos mais antigos). Outros alegavam que precisariam de mais tempo para os preparativos… Conversa vai, conversa vem, ficou acertado o dia 8 de junho para a grande festa, uma quarta-feira, na Casa da Amizade de Niterói, dia gentilmente cedido pelo RC Niterói Leste.

Com a ajuda dos companheiros do RC Niterói Araribóia, foram, então, providenciados os detalhes: som, arrumação do salão, toalhas de mesa, arranjos, flores, lembranças, fotografias etc. etc.

Enquanto isso, a vida rotária do clube estava apenas começando.

Através da Carta Mensal e de correspondência, o clube novato estaria convidado a participar de seu primeiro evento distrital, o Foro Rotário de Serviços Internacionais, que se realizou em 26 de março, sábado, na Casa da Amizade de Niterói, coordenado pelo companheiro Gilson Porciúncula. Nesse foro, obviamente, tudo foi novidade. Falou-se sobre Intercâmbio de Jovens e da Amizade e o Governador Flávio de Mattos fez um relato sobre sua viagem às Filipinas promovido pela Fundação Rotária, através do Programa de Intercâmbio de Grupos de Estudos – IGE e do qual foi o líder do grupo.

Em abril, precisamente no dia 16, o clube participou – também pela primeira vez, por intermédio de seu presidente, companheiro Roberto Carlos, (reeleito para o próximo período, como havia sido decidido em assembleia) do Seminário de Treinamento para Presidentes Eleitos, ocorrido em Niterói.

Consultando mais uma vez o livro Conheça Rotary, lemos que esse evento “é realizado anualmente com finalidade de oferecer orientação e treinamento aos presidentes eleitos dos clubes do distrito, conforme diretrizes estabelecidas pelo Conselho Diretor de RI.”

Nesse encontro com o Governador eleito para o período 94-95, Gilson Menezes, o presidente tomou conhecimento do novo lema, das prioridades para o próximo período, metas e programas a serem desenvolvidos pelos clubes.

De 29 de abril a 1 de maio aconteceu em Maricá o 1º RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil) do Distrito 4750, sob a coordenação do companheiro Jorge Monteiro (Governador do nosso Distrito no período 1997-98). O Icaraí foi representado pelo companheiro Rodrigo Conti, que voltou entusiasmado com as palestras e as atividades das quais participou. O Ryla, destinado a jovens entre 14 e 30 anos, é um seminário para o desenvolvimento das qualidades de liderança.

Nesta foto, encontramos algumas pessoas conhecidas: à extrema esquerda: o Gov. Jorge Monteiro
(de barba!); o Gov. Flávio de Mattos; à direita: o casal governador José França e Matilde Conti;
entre os jovens: Rodrigo Conti, do RC Niterói Icaraí; e Gabriela Monteiro, filha do casal governador
Jorge e Maria do Céu.

Convocado pessoalmente pelo Governador e depois por correspondência dos clubes de Teresópolis, o novo clube se fez presente, também, na 9ª Conferência Distrital, realizada naquela cidade de 19 a 21 de maio.

A logomarca da 9ª Conferência Distrital do D. 4750, ocorrida
em Teresópolis/RJ

A Conferência, que acontece uma vez por ano, geralmente ao final do período rotário, constitui-se no evento distrital mais importante, pois congrega todos os rotarianos do distrito com os respectivos familiares e fomenta o desenvolvimento de programas rotários através do companheirismo, de discursos inspiradores e da discussão de assuntos rotários.

Sendo assim, os companheiros aproveitaram aquela oportunidade para convidar formalmente todos os rotarianos presentes, em especial os governadores e presidentes de clubes, para a reunião festiva de recebimento do Diploma de Admissão do Icaraí.

Nesse curto espaço de tempo, de março a maio, o quadro social do RC Niterói Icaraí cresceu mais um pouco. Juntaram-se ao grupo Antônio Carlos Maia de Pádua, Ricardo Fernandes Aguiar, Regina de Amorim Veras e Gualter Veras Júnior.

Finalmente chegou o grande dia! O dia da solenidade de entrega do Diploma de Admissão.

Na noite do dia 8 de junho – tudo pronto – os convidados e visitantes, à medida que chegavam, foram recepcionados pelos sócios do Icaraí com um coquetel na varanda da Casa da Amizade. Os companheiros responsáveis pelo protocolo prepararam a composição da mesa que iria presidir aquela reunião.

Quem fez a abertura da reunião foi o saudoso companheiro Rubem Fontes de Marsillac, presidente do RC Niterói Leste naquele período.

Depois Alcir passou a dirigir a solenidade com o auxílio dos diretores de protocolo e proferiu belíssimo discurso em que contou um pouco sobre o processo de criação do Icaraí. Encerrou, dizendo: “O nosso Presidente International de Rotary, Robert Barth, disse acreditar ser de suma importância enfatizar a relação entre visão e ação. Entre sonhar e tornar este sonho realidade, daí o lema: ‘Acredite no que faz, faça aquilo em que acredita’. Companheiro Governador, este seu sonho é hoje uma realidade. Pois acreditei no seu sonho e fiz aquilo em que acreditei. Aqui está o Rotary Club de Niterói Icaraí, que, depois do Alvorada, nasceu como o sol da manhã em Icaraí, entrando em nossas vidas para irradiar com sua luz e calor os corações ávidos de servir.” Em seguida, deu posse aos novos companheiros.

Prosseguindo, o Governador Conti entregou o Diploma de Admissão do RC Niterói Icaraí ao seu presidente, que procedeu à leitura do Objetivo do Rotary, ao qual os companheiros prometeram cumprimento. Nesse momento, o presidente, companheiro Roberto Carlos, entregou ao Representante Especial do Governador, Alcir Chácar, ofício, outorgando-lhe “o título de Sócio Honorário do nosso clube, pelo incansável trabalho desenvolvido no processo de implantação do RC Niterói Icaraí”.

Encerrada a parte solene da reunião, foram anunciadas as caravanas dos clubes vencedores. Tanto o Araribóia, quanto o Leste abriram mão da premiação. O primeiro, por ser o padrinho, o segundo, por ter cedido seu dia de reunião. Os clubes vencedores foram o RC Niterói Norte (maior caravana), o RC Teresópolis (caravana mais distante) e o RC Maricá Itaipuaçu (maior caravana proporcional). Não havia nessa época, ainda, o troféu para a caravana feminina, que foi implantado logo depois.

Após o jantar, o Governador Conti, em seu discurso, exaltou o novo clube e agradeceu a todos pelo trabalho realizado, em especial aos companheiros do Araribóia diretamente envolvidos na formação do Icaraí, desejando aos novos companheiros todas as felicidades na trajetória rotária que estavam iniciando.

A presença dos integrantes do Grupo de Estudos das Filipinas (em visita ao nosso Distrito) também foi motivo de muita alegria. O líder do grupo, o rotariano Lawrence S. Aliac, teve oportunidade de saudar, em nome de todos os membros do IGE, os companheiros do mais novo clube do Distrito 4750.

Participaram dessa cerimônia os Governadores Omar da Silva Araújo, Themístocles Americo Caldas Pinho, José Danir Siqueira do Nascimento e Flávio de Mattos; os Governadores indicados Gilson Miguel de Bessa Menezes e Jorge Bragança; e vários presidentes de clubes da área de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí, além de inúmeras autoridades convidadas pelo clube.

A companheira Márcia Brito traz para o Salão da Casa da Amizade a Bandeira do RC
Niterói Icaraí ao início da solenidade de recebimento do Diploma de Admissão ao RI
do RC Niterói Icaraí.

O companheiro Alcir Chácar, Representante do Governador Conti, no momento do seu discurso. À sua
direita, sentado, o casal Governador José França Conti. Da esquerda para a direita: Justiniano
Conhasca, presidente do RC Niterói, Edyr Backer, presidente do RC Niterói Araribóia, e Rose da Matta
Porto, presidente da Casa da Amizade.

O companheiro presidente Edyr Backer, do RC Niterói
Araribóia, no instante em que coloca o distintivo do Rotary
na lapela do companheiro Roberto Carlos, simbolizando
assim a posse de todos os companheiros.

O Governador José França Conti no ato da entrega do Diploma de Admissão ao RI do RC Niterói Icaraí.

O companheiro presidente Roberto Carlos mostra a todos os presentes o Diploma de Admissão do RC
Niterói Icaraí.

 

« 6. Em processo de admissão  |  7. O mais novo clube do Distrito  |  8. Discurso »