5. A visita do governador

Sem dúvida nenhuma, o evento mais importante para a vida de um clube é a visita oficial do governador do distrito, realizada durante o período rotário.

E qual a sua finalidade? Recorramos ao livro Conheça Rotary, de autoria de José Lobo Bessa, rotariano experiente e profundo conhecedor dos assuntos rotários: “Como uma das obrigações do Governador do Distrito, está prevista, pelo menos, uma visita oficial aos clubes que lhe estão afetos. […] os clubes devem preparar-se convenientemente. Os arquivos devem ser revistos; os fichários e a lista de classificações devem ser atualizados.” Mais adiante: “A visita oficial do governador ao clube tem seu ponto alto na assembléia dos sócios, com a sua presença. Nessa oportunidade é que os assuntos rotários são debatidos, as dúvidas esclarecidas, as dificuldades sanadas. É a ocasião de apreciar o grau de organização e de instrução rotária do clube e de cada sócio responsável pelos setores mais importantes.”

Diz, ainda, o Manual de Expansão : “Nas reuniões subsequentes [do Rotary Club ainda provisório] poderá estar incluída na programação uma visita do governador do distrito ou do presidente de uma comissão distrital.”

Podemos avaliar por essas explicações que a primeira visita do Governador Conti ao Rotary Club de Niterói Icaraí estava sendo ansiosamente aguardada e devidamente preparada.

A seguir, reproduzimos a ata daquela reunião – a 9ª reunião plenária – realizada no dia 12 de janeiro de 1994:

“Às 8 horas do dia doze de janeiro de mil e novecentos e noventa e quatro, no Restaurante La Mole, localizado na Praia de Icaraí nº 521, houve a nona reunião plenária, em que o Clube recebeu a visita do Governador José França Conti. A mesa diretora foi composta pelos companheiros Alcir Vicente Visela Chácar, Representante Especial do Governador; Roberto Carlos Monteiro, presidente eleito do Niterói Icaraí; pelos governadores José França Conti, Gilson Miguel de Bessa Menezes (governador indicado 94/95), Flávio de Mattos (Gov. 89/90), Elysette Morales (Gov. 82/83), Omar da Silva Araújo (Gov. 78/79); e pelos presidentes Justiniano Conhasca, do R.C. Niterói; José Carlos Rabello, do R.C. Niterói Norte; Alberto Abdalla Júnior, do R.C. Niterói Praias Oceânicas; Artur Braga Dias, do R.C. Maricá; Edyr Backer, do R.C. Niterói Araribóia; José Renato Barroco, do R.C. Maricá Itaipuaçu; e Rubem Fontes Marsillac, do R.C. Niterói Leste.

Abrindo os trabalhos, o companheiro Alcir Chácar comunicou que Roberto Carlos Monteiro foi eleito por aclamação, na reunião plenária do dia cinco de janeiro passado, para o período de formação do Rotary Club Niterói Icaraí, a quem passou a presidência. O companheiro Roberto Carlos teve a oportunidade de fazer soar o sino pela primeira vez como presidente.

O protocolo foi exercido pelo jornalista Ricardo Fagundes, companheiro do R.C. Niterói Icaraí, que foi auxiliado pelo companheiro Hélio Abicalil, do R.C. Niterói Leste, presidente no período 92-93 desse clube.

O presidente anunciou que a reunião, com a presença do Governador José França Conti, embora não oficial, seria para levar o apoio ao R.C. Niterói Icaraí e acompanhar o seu progresso. Agradeceu a presença de todos os companheiros, citou os presidentes e os governadores presentes, que compareceram à mesa diretora.

Além do presidente, usaram da palavra o Governador José França Conti, o Governador Indicado 94-95 Gilson M. de Bessa Menezes, o companheiro Alcir Vicente Visela Chácar e o companheiro Joel Rodrigues Teixeira, secretário do R.C. Niterói Araribóia, que o assessora no processo de pedido de admissão. Todos falaram com entusiasmo sobre o crescimento do novo clube, cujas reuniões têm sido ricas em aprendizagem rotária.

O companheiro Alcir agradeceu o apoio do Governador José França Conti e dos companheiros do R.C. Niterói Icaraí, destacando o presidente Roberto Carlos Monteiro.

O companheiro Joel Rodrigues Teixeira fez um relato dos contatos com o Escritório Sucursal do Rotary em São Paulo, com o supervisor Josué Silva, de onde tem vindo orientação para que o processo fosse corretamente preenchido e que será enviado em fevereiro.

O Governador José França Conti falou sobre sua alegria em estar visitando um clube que, ainda sem sua admissão em Rotary, já demonstra tão elevado padrão de reuniões, comparáveis às dos clubes já existentes. Falou das orientações que tem passado ao companheiro Alcir Chácar e, ao mesmo tempo, agradeceu o seu apoio e elogiou o seu dinamismo. Elogiou o companheiro Roberto Carlos Monteiro por ter se engajado na luta rotária.

O presidente Roberto Carlos, depois de agradecer a presença de todos os companheiros e por terem delegado a ele a responsabilidade da presidência, encerrou a reunião com o soar do sino e os aplausos ao Pavilhão Nacional.

Estiveram presentes à reunião festiva, além dos já citados: Suely Cunha, Alzira Barroso, Reynaldo Teixeira de Bragança, Rosa Cordeiro, Luzalto Sumita, Matilde Conti, Manoel Machado, Luiz Carlos Moreira da Cunha, Jadir Domingos Bruno, Mariana Abicalil, Carlos Caldas, Fernando Antônio Vianna Mendes, Ronald de Gregório, Ednaldo Soares de Castro, Carlos Augusto Teixeira, Joel Coelho dos Santos, Ivo Zauli, Lenira Backer, Emílio Teixeira, Josemar da Silveira Reis, Ângela Klippel da Silveira Reis, Carlos Alberto Skinner, José Fernandes Senna, Alcebíades Leal Dutra, Stella Marsillac, Ricardo Andrade Nogueira, Daisy Miguel Nogueira, Waldenir de Bragança, Regina Chácar, Carlos Augusto de Carvalho, Waldemar Romano, Fernando Pires, Yves Méxas Corrêa, Mário Allan Ferraz Mafra, Adilson da Silveira Carvalho, Darcy Jacob de Mattos, Ismênia Fraga de Mattos, Moacir Peixoto Manhães, Francisco Gabriel de Souza Lobo, Ana Cristina Abicalil, Luiz Carlos Carneiro, Antônio Carlos Alcoforado da Luz, Lucinda Augusta Alcoforado da Luz, Francisco José da Costa, Jair Carvalho de Souza, Maria Yvonne Valladares Silva do Amaral, Alcir Chácar Filho, Paulo Roberto Visela Chácar, Paulo Roberto Gomes Braga, Edith David, Lusoaldo Ferreira Moreira, Rodolfo Luiz Darigo, Rodrigo Otávio Slaibi Conti, Etienne de Salles Ferreira Filho, Ari Kinsel, Anna Maria Kinsel, Marcelo Teixeira, Sirley de Oliveira Rosa e José Calil Abuzaid.

Niterói, 12 de janeiro de 1994
Secretário: Joel Rodrigues Teixeira”

Nas fotos seguintes, vemos flagrantes dessa visita.

Acima: da esquerda para a direita: Gov. José França Conti; Alcir Chácar, Representante
Especial; e Edyr Backer, presidente do clube padrinho, o RC Niterói Araribóia.

O Gov. Conti – ladeado pela esposa, Matilde, e por Regina, esposa de Alcir Chácar – cumprimenta Ana
Cristina Abicalil, sócia do novo clube.

Vista da mesa que presidiu a reunião nesse dia. Da direita para a esquerda: Alberto Abdalla Júnior, então do RC
Niterói Praias Oceânicas; Justiniano Conhasca, presidente do RC Niterói; Rubem Fontes de Marsillac, presidente
do RC Niterói Leste; Roberto Carlos; Edyr Backer, do RC Niterói Araribóia; Alcir Chácar, Gov. Conti, Matilde
Conti, Gov. Eleito Gilson Menezes e Omar da Silva Araújo, Gov. Elisette Morales e Gov. Flávio de Mattos.

Aqui vemos o Gov. Conti ao lado do Gov. Eleito
1994-95 Gilson Miguel de Bessa Menezes.

Momento da reunião: uma das mesas do salão composta por Hélio Abicalil, Joel Rodrigues
Teixeira, Alzira Barroso, Waldenir de Bragança, idealizador do RC Niterói Icaraí, e José Calil
Abuzaid, diretor do Abrigo do Cristo Redentor.

A Primeira-Dama do Distrito 4750, Matilde Conti, recebe flores de Regina Chácar e
Mariana Abicalil, como lembrança da visita do Gov. Conti ao RC Niterói Icaraí.

 

« 4. Primeiras lições rotárias  |  5. A visita do governador  |  6. Em processo de admissão »