1. O começo

Tudo começou em 1993.

Era um ano profundamente trabalhoso para uma determinada pessoa. Waldenir de Bragança, que todos nós conhecemos tão bem, estava cursando, desde março daquele ano, o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. O local da Escola: Fortaleza de São João, na Urca, Rio de Janeiro. Era estagiário – assim são chamados aqueles que frequentam esse curso – numa turma de mais de 100 integrantes, todos indicados pelos seus órgãos de origem.

Estuda-se muito nesses cursos – o dia inteiro – a Doutrina da Escola (o Método de Planejamento Estratégico) e a Conjuntura Nacional. Compõem a sua estrutura palestras, debates, painéis, numerosas visitas e cinco viagens de estudos – uma para cada região do País.

Waldenir de Bragança, estagiário exemplar, participava de todas essas atividades.

Pois bem. Chegou o dia da viagem à Região Centro-Oeste do País que se realizou em meados de junho. Embarque no domingo de manhãzinha e regresso previsto para o sábado seguinte. Uma visita a Brasília estava incluída no roteiro da viagem, e Waldenir naturalmente fez parte da comitiva que embarcava, de avião, para aquela região por uma semana.

É… essas viagens duram uma semana e parece que é pouco para a extensa programação.

Waldenir, extremamente consciente das suas obrigações como rotariano, procurou, naquela semana, um clube rotário para recuperar a sua falta, já que não estaria no seu clube, o Rotary Club de Niterói Norte. Perguntou na recepção do Hotel Nacional onde estava hospedado e lhe informaram que ali mesmo se reunia o Rotary Club Brasília Alvorada, no café-da-manhã.

Decidiu-se por visitar esse clube, mesmo sabendo que não poderia ficar até o final, devido ao rigoroso horário da programação da ESG. Nesse dia, 16 de junho, iriam fazer uma importante visita: o grupo de estagiários seria recebido pelo Presidente da República, no Palácio do Planalto.

Podemos imaginar, que Waldenir foi muito bem recebido pelos rotarianos daquele clube. Preencheu o seu cartão de recuperação, participou de parte da reunião e ficou entusiasmado com o fato de o clube se reunir no café-da-manhã. Já estava vendo o alvorecer na Praia de Icaraí, pessoas fazendo a sua caminhada à beira do mar, e dito pelo próprio Waldenir: “o alvorecer espiritual dos companheiros de um Rotary Club naquele lugar”.

Acima vemos o cartão de recuperação de Waldenir de Bragança, quando da sua visita ao RC Brasília Alvorada.

Depois de cumprida toda a programação e tendo participado de todas as palestras e debates previstos para aquela viagem, Waldenir voltou para Niterói mais satisfeito do que nunca. Trouxera de Brasília uma ideia que gostaria de transmitir imediatamente para o governador! Nem esperou para descansar da viagem extenuante – parece que nunca se cansa… – e procurou o Governador do Distrito eleito para o período 1993-1994, José França Conti.

« Introdução  |  1. O começo de tudo  |  2. O sonho »