Nossa história

Um resumo da

História da Formação do Clube em oito capítulos

Em visita a Brasília, em junho de 1993, como estagiário do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, o companheiro Waldenir de Bragança, do RC Niterói Norte, fez sua recuperação no Rotary Club de Brasília Alvorada, que se reunia para o café da manhã no Hotel Nacional de Brasília.

Voltou a Niterói entusiasmado com a idéia do horário de reunião daquele clube. Procurou o então Governador do Distrito 4750, José França Conti, e o companheiro Alcir Vicente Visela Chácar, do RC Niterói Araribóia, e lhes falou sobre o assunto. Tendo conhecimento da meta de criar novos clubes, Waldenir sugeriu ao Governador a fundação de um similar àquele de Brasília no nosso Distrito. Imaginava “o amanhecer na Praia de Icaraí, pessoas fazendo sua caminhada à beira do mar” e visualizava “o alvorecer espiritual dos companheiros de um clube rotário” naquele lugar.

Imediatamente aprovada a idéia, o Governador Conti se colocou em campo para torná-la realidade. Convidou o RC Niterói Araribóia para ser o seu clube padrinho, responsável pela organização do novo clube, e o companheiro Alcir Chácar, como seu Representante Especial.

Alcir, que havia sido presidente em seu clube no período 92-93, chamou os presidentes do mesmo período dos outros clubes então existentes em Niterói, para que o ajudassem nessa empreitada. O nome dado à nova unidade rotária foi Niterói Icaraí.

Iniciou-se o processo de formação do novo clube até que, em 9 de março de 1994, foram oficializadas e autorizadas as suas atividades.

Finalmente, no dia 8 de junho do mesmo ano, em solenidade realizada na Casa da Amizade de Niterói, o RC Niterói Icaraí recebeu o Diploma de Admissão ao Rotary International das mãos do Governador Conti.

Desde então o clube vem solidificando o seu trabalho dentro do Distrito 4750 e junto à comunidade, no intuito de ser mais um Rotary Club perseguindo o Ideal de Servir.

Leia, a seguir, a história completa da formação do Clube:

1. O começo de tudo
2. O sonho