Realizações

Estrutura administrativa  |  Realizações  |  Atividades previstas

 

Novembro 2018 – Fundação Rotária

 

7/11 – Reunião plenária, com homenagem ao comunicador Sérgio Roberto Gonçalves do Espírito Santo, o Serginho Total, pelo Dia do Radialista (7/11), prestada pelo Clube, por meio do companheiro Roberto Carlos Monteiro; Momento cultural, com crônica alusiva às eleições presidenciais, sob o título “17 e 13 são primos”, de Márcio Augusto Costa, referindo-se aos números primos na matemática.

 

14/11 – Reunião plenária: secretaria: comunicado sobre a reunião da comissão de indicação do distrito em 24 de novembro, em Nova Friburgo; Regina lembra sobre participação de associados do clube no programa Serginho Total, no dia 19 de novembro, e ações no final do ano (Lar de Humaitá, rifas do quadro da Vania, bazar da Casa da Amizade, campanha de confraternização natalina do Rotaract na Casa de Acolhimento Lisaura Ruas); nos comunicados: Katia entrega certificado do RC Itaperuna para o Rotary Niterói Icaraí pelo dia Mundial de Combate à Pólio; Neusa lembrando sobre o bazar solidário da Casa da Amizade, em 30/11 e 1/12, no Clube Central; Roberto informando sobre programação do Seminário Distrital da Fundação Rotária e reunião da comissão de indicação para governador; Brigitta convidando para concerto natalino, dia 25 de novembro, às 11 horas, na Paróquia Anglicana, Icaraí.

 

19/11 – Participação dos companheiros Regina e Roberto no Programa “Serginho Total” na tv, canal 12.

 

21/11 – Reunião plenária

 

26/11 – Palestra da Comp. Katia no Rotary São Gonçalo sobre Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata.

 

 

 

28/11 – Reunião plenária, com palestra sobre a “Fundação Rotária“, pelo GD 2004-05 Salvador da Costa Marques Neto, do Distrito 4570. Abertura com poema de Ferreira Gullar “Como dois e dois são quatro”. Comunicado: Kátia (palestra no RC São Gonçalo sobre Novembro Azul). Apresentação do palestrante pelo Comp. Roberto. Resumo da palestra: a doação à Fundação Rotária deve ser vista como um investimento em projetos humanitários; breve histórico da instituição, em 1917, por Arch Klumph, braço financeiro do Rotary chegou ao centenário em 2017, tema da palestra: erradicação da poliomielite e cita trechos da mensagem do presidente de RI, Barry Rassin; em 2018 comemoram-se os 30 anos do GPEI (Global Polio Eradication Initiative); a doença, a importância da vacina; sintomas, tratamento e prevenção; paralisia flácida aguda (PFA); breve histórico sobre a doença (desde o Egito Antigo, 1789 Underwood, 1840 Jakob von Heine, 1894 surto nos EUA, 1907 Widman, 1908 Landsteiner e Popper, 1916 epidemia em Nova Iorque, 1931 Burnet MacNamara, 1938 March of Dimes, 1948 Weller e Robbins – Prêmio Nobel, 1955 Jonas Salk 1ª vacina -injetável, 1961 Albert Sabin -vacina via oral (OPV), 1985 Pólio Plus (lançamento do programa), 1994 América livre e China 80 milhões de crianças vacinadas); parceiros: Gates, CDC, Unicef, OMS; o que é necessário para o dia da vacinação na Índia: vacinadores, supervisores, geladeiras de isopor, doses da vacina, apoiadores; pós-erradicação: continuar a vacinação; metas: 20% do FDUC (35 milhões em 2018); estratégias de comunicação, Dia Mundial de Erradicação da Pólio; legado da erradicação; lições aprendidas. Após entrega de certificado ao palestrante a reunião foi encerrada com o grito de guerra do clube: “Somos unidos no Servir”.
Em seguida, houve a assembleia para deliberação sobre festas natalinas na Casa de Acolhimento (15/12) e dos associados do clube (16/12), posse de novos associados (12/12) e o retorno após as festas de fim de ano (9/1/2019).

 

30/11 e 1/12 – Bazar beneficente da Casa da Amizade de Niterói, neste ano rotário presidida pela Comp. Neusa Baffa. (Clique sobre as fotos para ampliar)

 


Outubro 2018 – Desenvolvimento Econômico e Comunitário

 

1/10 – Palestra da companheira Katia no Rotary de São Gonçalo sobre o tema “Vivendo o Rotary em qualquer idade”, no âmbito da Semana do Idoso

 

 

 

3/10 – Reunião plenária: informes da secretaria (Patrícia), destacando-se agendamento para uma domiciliar em Saquarema, visita de cortesia ao Rotary RJ Dois Irmãos; nos comunicados, resumo do Seminário de Imagem Pública ocorrido em Nova Friburgo, em 29/9 (Brigitta); palestra da companheira Katia em comemoração ao Dia do idoso (1/10), com o tema “Vivendo o Rotary em qualquer idade”. Resgatando o tema da revista Rotary Brasil de Novembro de 2017, ergue-se o olhar para o fenômeno mundial do envelhecimento e da necessidade de se incentivar a produtividade e contribuição da pessoa idosa, na sociedade. Com tempo útil e disponibilidade econômica, uma boa parcela da população idosa, mesmo não abastada, é responsável pelo girar à economia no país e já representa um dos principais fomentos para o comércio em geral. Essa força emergente, com o advento da maior expectativa de vida quer se sentir útil e nesse afã, abre a possibilidade de inseri-la novamente no mercado de trabalho, assim como posicioná-la nas ações voltadas as projetos humanitários. O Rotary, com quase 50% de seus associados dentro da faixa de melhor idade, deve se abrir para essa nova possibilidade, motivando e agregando forças, para o servir, mais e melhor. (por Katia Ennes). Como consequência da palestra, surgiu a proposta de se criar o Núcleo de Valorização do Rotariano Idoso, consolidado sobre a experiência de companheiras e companheiros mais experientes.

 

10/10 – Reunião plenária, com troca de ideias sobre os próximos projetos e ações, em particular o projeto “Rotary na Praça“.

 

11/10 – Reunião extraordinária para planejamento do evento “Rotary na Praça”, com realização prevista no dia 20 de outubro, sob o tema “Outubro Rosa”. O evento conta com o apoio do Outubro Rosa Niterói, através da profª Daniela Pereira, para divulgação de material informativo e prestação de esclarecimentos no local.

 

17/10 – Reunião plenária, com homenagem pelo Dia do Professor, homenageando a Profª Renata Rodrigues de Azevedo, diretora do IEPIC, Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho

 

20/10 – O evento “Rotary na Praça” foi suspenso, devido à previsão de chuva nesse dia.

 

24/10 – Reunião plenária, com a participação de companheiras dos Rotarys Niterói e Niterói Norte, para celebração do Dia Mundial de Combate à Pólio (24/10). Após a reunião, houve caminhada com distribuição de folhetos informativos pelas ruas de Icaraí acompanhada por carro de som. (Veja mais aqui.)

 

31/10 – Reunião plenária, com a participação do rotaractiano Elmar Brígido e do convidado Leonardo Rocha. Elmar falou sobre as próximas atividades do Rotaract, como a implantação do projeto “Árvore do Saber” na Escola José de Alencar, da festa de Natal na Casa Lisaura Ruas e a previsão de instalações de mais “árvores”, em parceria com os Rotarys Niterói Praias Oceânicas e Niterói Norte. Brigitta falou sobre a reativação do projeto “Música Vital” de iniciação musical que contará, a partir do início do próximo ano, com mais uma parceria, além do Espaço Cultural da Grota e do Colégio Guilherme Briggs, parceria esta representada por Leonardo Rocha. Na verdade, trata-se da fusão do núcleo liderado por Leonardo com o “Música Vital”. Neusa lembrou sobre o bazar solidário que a Casa da Amizade irá realizar nos próximos dias 30/11 e 1/12, no Clube Central.

 


Setembro 2018 – Educação Básica e Alfabetização

 

3/9 – Palestra do companheiro Roberto sobre os Símbolos Nacionais, na UNIVERTI, Universidade Aberta da Terceira Idade, no prédio anexo à Faculdade de Direito da Uff.

 

 

 

5/9 – Reunião plenária: pesar sobre o incêndio ocorrido no Museu Nacional no Rio, dia 2/9 (Regina); convite para cozido do Rotary Niterói Praias Oceânicas (16/9); preocupação com a perda da nossa História e museus, reunião com coordenação Direitos Humanos sobre destino dos jovens que saem das casas de acolhimento (Katia); agradecimento pela presença na palestra na Univerti, convite para os seminários de Imagem Pública e DQA, em Nova Friburgo, dia 29/9 (Roberto); convite para celebração dos 70 anos da Casa da Amizade, dia 21/9 (Maria).

 

7/9 – Participação do Rotary e Rotaract Niterói Icaraí no Desfile Cívico de Sete de Setembro, na Avenida Amaral Peixoto, Centro de Niterói, em parceria com a banda da Cultura Racional.

 

 

 

11/9 – Participação da companheira Vania na reunião do Rotary Niterói Norte, em que foi comemorado o dia do veterinário (9/9), com palestra do médico veterinário Alcides Pissinatti. sobre doenças causadas nos animais por falta de conhecimento. O companheiro Aristeu, também veterinário e associado do Rotary Niterói Norte, convidou a ex-intercambista Rayssa, sobrinha da companheira Vania e que está no último ano do curso de veterinária, fazendo estágio com o companheiro Aristeu, a falar sobre sua experiência como participante do programa de intercâmbio do Rotary. 

 

12/9 – Reunião plenária, com palestra sobre Rotary lendo o Mundo, relativa à ênfase do mês de setembro, proferida pela companheira Diva Esteves, do Rotary RJ Bonsucesso. Falou sobre a experiência do seu clube na realização do projeto de alfabetização em comunidades onde o clube está inserido, parcerias internas e externas aos Rotary Clubs.

No mesmo dia à noite, a companheira Regina representou o Rotary Niterói Icaraí na posse do novo conselho diretor do Rotaract Niterói Leste, na Casa da Amizade. Esteve presente também o RDR Luiz Antônio.

 

18 e 19/9 – Visita aos projetos, assembleia e reunião festiva por ocasião da visita oficial do casa governador Aroldo e Myrthes Pereira ao Rotary Niterói Icaraí. Veja detalhes da programação aqui.

18/9, terça-feira

12h00 – Visita ao marco rotário do clube, junto à praça Lusitânia, em Icaraí

13h00 – Almoço com o casal governador e comitiva do Rotary Niterói Icaraí

15h00 – Visita ao Projeto Árvore do Saber, no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho – IEPIC

18h00 – Assembleia Geral dos companheiros do Rotary Icaraí com o governador Aroldo Pereira

19/9, quarta-feira

8h00 – Reunião festiva comemorativa da visita oficial do casal governador Aroldo e Myrthes

Veja os detalhes da visita oficial aqui.

 

 

21/9, sexta-feira
19h30 – Comemoração dos 70 anos de fundação da Casa da Amizade, rua Murilo Portugal 1130, Charitas

 

26/9 – Reunião plenária com assembleia de avaliação da visita oficial

 

29/9 – Seminários Distritais de Imagem Pública e Desenvolvimento do Quadro Associativo, em Nova Friburgo, com a participação dos companheiros Roberto Carlos e Brigitta como palestrantes do seminário de Imagem Pública do Rotary

 

 


Agosto 2018 – Desenvolvimento do Quadro Associativo

 

1/8 – Reunião plenária: Dia da Amamentação (1/8) e a importância da amamentação para mãe e filho (Regina); agradecimento ao clube ref. ao intercâmbio do neto Nicholas e filho da companheira Patrícia (José Valmir Pinheiro); reforma da “árvore do saber”, dia do convidado e solicitação de indicação de filhos e netos entre 18 e 30 anos para participarem do Rotaract (Elmar).

 

8/8 – Reunião plenária: comemoração do Dia dos Pais (2º domingo de agosto) (Regina); troca de ideias sobre a possibilidade de disponibilizar um posto avançado de vacinação contra a pólio na Universo; projeto “Árvore do Saber” no Caramujo (EM José de Anchieta) e a segunda árvore no IEPIC, relato sobre os resultados desse projeto por Rafael Pereira, professor de língua portuguesa do IEPIC.

 

15/8 – Reunião plenária: posto de vacinação na Universo na dependência de autorização pela Secretaria Municipal de Saúde; Hélio fala sobre a disposição do marco rotário no final da praia de Icaraí; Katia faz a apresentação de seu convidado, o fotógrafo Bruno Eduardo Alves, solicita definição de um projeto principal do clube, lembra sobre indicação de presidente do clube para 2019-20, informa sobre a criação do primeiro clube rotário LGBT nos EUA, assunto debatido por outros companheiros presentes; Roberto convida para sua palestra na Universidade Aberta da Terceira Idade, UNIVERTI, no próximo dia 3/9, e informa sobre a representação em Niterói da Liga da Defesa Nacional; Neusa convida para o bingo a ser realizado na Casa da Amizade no dia 27/8 e presta homenagem aos companheiros do clube pelo Dia dos Pais. Também foram homenageados os advogados e os fotógrafos pelo transcurso das respectivas datas comemorativas (11/8 e dia mundial da fotografia em 19/8).

Após o término da reunião regular, os associados se reuniram em assembleia para deliberar sobre diversos assuntos, particularmente, sobre a visita oficial do casal governador do Distrito 4750, a se efetivar no próximo dia 18/9 à tarde, culminando com a reunião festiva no dia 19/9 pela manhã. Deverá ser preparado um relatório parcial do clube de atividades realizadas e a realizar até o final da gestão para ser entregue ao governador.

 

18/8 – Mobilização no dia D de vacinação contra a pólio e o sarampo

 

 

 

 

22/8 – A reunião desse dia foi antecipada para segunda-feira dia 20/8, realizada em conjunto com o Rotary Niterói Arariboia, clube padrinho do Niterói Icaraí. Nessa ocasião foram apresentados os intercambistas do clube do atual período rotário, Carlos, do México, e Thomas, do Canadá, hospedados respectivamente pelas companheiras Patrícia e Vania; foram feitas sugestões de realização de eventos para angariar fundos para projetos no final do ano.

 

24/8 – Participação na festa de aniversário do Rio Cricket, local das reuniões semanais do Rotary Niterói Icaraí

 

26/8 – Participação na festiva de comemoração dos 90 anos do Rotary Niterói com a presença ilustre do casal presidente de Rotary International, Barry Rassin e Esther

 

 

 

29/8 – A reunião desse dia foi transferida para 31/8, sexta-feira, no horário de almoço e se configurou na segunda reunião domiciliar de confraternização dos companheiros do Rotary Icaraí, durante a qual se homenageou os aniversariantes dos meses de julho e agosto.

 

 

29/8 – Palestra da companheira Katia no Rotary Niterói Leste sobre as Câmaras de Conciliação no Município de Niterói na questão da saúde

 

 

 

 


Julho 2018

 

4/7 – Reunião festiva conjunta de transmissão do cargo de Presidente do Rotary Club e do Rotaract Club de Niterói Icaraí e Posse dos respectivos Conselhos Diretores 2018-19

 

11/7 – Reunião plenária: na pauta, debate sobre assuntos internos do clube, com comunicados sobre campanha de doação de sangue em Campos (Felipe); reuniões festivas de posse de clubes coirmãos (Ednor); atendimento ao convite pelos companheiros para a festa de aniversário do Rio Cricket, local de reunião do clube (Brigitta); dentre outros assuntos.

 

18/7 – Reunião plenária, com homenagem ao Dia do Amigo (20/7) (Regina); momento cultural sobre a história de Itacoatiara (Brigitta); nos comunicados, adesão do clube à festa junina da Casa da Amizade no dia 21/7 (Neusa); ações do Rotaract (Calebe); participação do clube no desfile cívico de Sete de Setembro (Ednor).

 

21/7 – Participação na festa junina da Casa da Amizade de Niterói, com uma barraca oferecendo o angu à baiana.

 

 

 

25/7 – Visita da GA Lecyr Amaro Pinheiro Lobo e homenagem às avós do clube (26/7); Campanha “Esqueça um livro” (Regina); informes sobre a tesouraria (Maria); campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo, de 6 a 31/8, visita do casal presidente do Rotary International ao Rotary Niterói (90 anos do clube), dia 26/8, programação prevista para a visita do casal governador ao clube (Lecyr); importância para o clube de palestras informativas (Rogério); sucesso da festa junina da Casa da Amizade (Luiz Carlos).

 

28/7 – Participação na festiva de posse do conselho diretor do Rotary São Gonçalo, representada pela companheira Katia

 

 

 

30/7 – Participação na festiva de posse do conselho diretor do Rotary Niterói Arariboia, representada pelos companheiros Regina, Felipe, Katia e Luiz Antônio, RDR 2018-19 e associado do Rotaract Niterói Icaraí