Festiva de posse do Conselho Diretor 2019-20

Por Luiz Antônio de Souza*

Na Quarta-feira, dia 3 de julho de 2018, ocorreu no salão de festas do Rio Cricket Associação Atlética a cerimônia de transmissão do cargo de Presidente e posse do Conselho Diretor 2019-20 do Rotary Club de Niterói – Icaraí.

Na recepção aos visitantes

A cerimônia foi animada e contou com a presença de companheiros de diversos clubes da cidade de Niterói e cidades próximas, autoridades rotárias e convidados.

A Presidente do ano rotário 2018-19, Regina Helena do Amaral Gaglianone, deu início à reunião e solicitou aos presentes que, de pé, cantassem o Hino Nacional e, a seguir, saudassem o pavilhão nacional. A seguir, o Diretor de Protocolo Gregory nomeou a mesa diretora dos trabalhos e fez o convite para que todos os presentes se dirigissem à mesa onde estava servido o café da manhã, dando uma pausa para que todos pudessem se servir e desfrutar de momentos de companheirismo.

Após a pausa para o café da manhã, os trabalhos foram retomados pela Presidente 2018-19 Regina que pronunciou seu discurso ressaltando os trabalhos realizados pelo Rotary Club de Niterói – Icaraí no ano rotário em que esteve à frente do clube como Presidente. Após o Discurso transmitiu o cargo de Presidente à companheira Brigitta Grundig Monteiro que ao assumir e dar a tradicional e tão esperada primeira badalada no sino, nomeou o Conselho Diretor para a gestão 2019-20 e os Presidentes como os demais integrantes das Comissões Executivas Permanentes.

Troca de distintivos de presidente do clube
Nomeação e posse dos membros do Conselho Diretor e das Comissões de Clube

Após a nomeação do Conselho Diretor e das Comissões Executivas, houve a entrega de flores por parte das companheiras Maria Reis, Vânia Carvalho e Kátia Ennes respectivamente às companheiras Regina Helena do Amaral Gaglianone, à Vice-Presidente da Casa da Amizade Matilde Conti e à Presidente Brigitta Grundig.

Realizado e registrado o momento de entrega das flores, houve as premiações das representações, momento tradicional de companheirismo em cerimônias rotárias. As representações premiadas foram: Mais distante – Rotary Club Satélite Arraial do Cabo RJ; Maior representação – Rotary Club de Niterói; maior representação feminina – Rotary Club de Niterói Norte e maior representação proporcional – Rotary Club São Gonçalo.

Premiação à representação mais distante, ao Rotary Arraial do Cabo

Feitas as premiações, a Presidente 2019-20 do Rotary Club de Niterói Icaraí fez seu discurso de posse. Em seu discurso falou sobre o lema 2019-20 de Rotary Internacional e deu destaque a uma das prioridades do Presidente do R.I. Mark Maloney que é fomentar no Rotary, nos Distritos, nos clubes, oportunidades que sejam atrativas e completem as famílias dos associados ao invés de competirem com elas. Destacando essa prioridade, a Presidente Brigitta falou sobre os conceitos de pertencimento, sociabilidade e comunidade. Conceitos que, se bem trabalhados, são muito importantes para tornarem o Rotary um ambiente agradável aos rotarianos, convidados e familiares. Ainda falou sobre conexão e as ideias de realizar trabalhos em parceria com os demais clubes da cidade e de conhecer os nossos novos companheiros de Distrito através de iniciativas como o intercâmbio da amizade.

Posteriormente ao discurso da Presidente Brigitta Grundig, a companheira Kária Ennes, embaixadora da campanha Hepatite Zero fez a entrega dos Kits de Testagem aos clubes parceiros da ação, sendo estes: o Rotary Club Niterói – Icaraí, Rotary Club Niterói – Leste, Rotary Club – Praias Oceânicas e Rotary Club São Gonçalo. Em seguida foi realizada a entrega de uma cadeira de rodas, cedida pelo Rotary Club Satélite Arraial do Cabo RJ, à ONG “Café da Madrugada”, para que esta ONG faça a entrega à um de seus assistidos.

Entrega simbólica dos kits de testagem aos Rotary Clubs parceiros

Para fechar com chave de ouro, foi tocada a música-tema desse período, que foi um pedido da Governadora 2019-20 aos clubes do Distrito 4751. A música tocada foi “Estão voltando as flores” de Paulo Soledade. Todos os presentes receberam a letra da música e puderam acompanhar e cantar. A companheira Neusa Baffa ainda cantou um trecho no final, animando ainda mais o momento.

Presentes à cerimônia, integrantes do Rotaract Niterói Icaraí, afilhado do Rotary Icaraí

Após este momento musical, a Presidente Brigitta fez o encerramento dos trabalhos. Foi uma excelente manhã de trabalho e companheirismo, onde todos puderam confraternizar com os companheiros de clubes parceiros e convidados, conversar, criar conexões, tirar fotos e prestigiar os companheiros do Rotary Club Niterói Icaraí e sua Presidente para o ano rotário 2019-20 Brigitta Grundig Monteiro.

• Luiz Antônio é associado do Rotary Niterói Icaraí e do Rotaract Niterói Icaraí. – Fotos: Katia Ennes e Ednor Barbosa.