10 maneiras de ajudar o Rotary a crescer

Por Gary Bennett, ex-presidente e associado do Rotary Club de Kelowna.

O motivo pelo qual as pessoas permanecem ou deixam nossa organização não é tão complicado de se entender. Com todos os compromissos e responsabilidades do dia a dia, sobra pouco tempo para outras coisas.

Portanto, as pessoas só se comprometerão com alguma atividade adicional se acharem que os benefícios são maiores que os custos. E isso também se aplica ao Rotary.

Uma experiência positiva no Rotary Club não apenas motiva a pessoa a se associar, mas também a permanecer na organização. Mas como podemos criar um ambiente positivo e acolhedor no clube?

Felizmente, a Prova Quádrupla e o Código Rotário de Conduta podem ajudar. Esses princípios rotários tratam de justiça, amizades e boa vontade – fatores que podem atrair associados em potencial à nossa organização.

Veja a seguir 10 maneiras para criar uma experiência positiva e ajudar o Rotary a crescer:

1.  Aplique a Prova Quádrupla e o Código Rotário de Conduta em sua vida, dentro e fora do clube. Antes de expressar um ponto de vista, enviar um e-mail ou tomar alguma atitude, descubra os fatos da situação. A seguir, determine se a ação é justa para todos, criará boa vontade a melhores amizades e será benéfica para todos os interessados. Se a resposta for “não”, não o faça.

2. Defenda diretrizes e práticas baseadas na verdade, justiça, inclusão e diversidade.

3. Cumprimente os associados de maneira calorosa.

4. Trate os associados com o mesmo respeito que espera dos outros.

5. Ouça o que os associados têm a dizer, considere diferentes opiniões e garanta o direito de expressarem um ponto de vista diferente do seu.

6. Se alguma coisa o incomodar com relação a um associado, fale com ele pessoalmente em vez de enviar um e-mail.

7. Antes de enviar um e-mail ou falar com alguém, certifique-se que está se baseando em fatos. Use sempre um tom apropriado e pergunte-se se o assunto é justo e criará boa vontade e melhores amizades.

8. Envolva-se e divulgue o bom trabalho do Rotary.

9. Se alguém mencionar um problema relacionado ao Rotary, ouça atentamente e veja o que pode fazer para corrigir a situação.

10. Se você descobrir que cometeu um erro ou ofendeu alguém, peça desculpas assim que possível. Além de beneficiar o Rotary, você ganhará o respeito das outras pessoas.

Gostaria de colaborar? Fale conosco para possível publicação do seu artigo neste blog.

(Fonte: Vozes do Rotary)