Mais um final feliz!

A história do nosso marco rotário começa logo após a fundação do nosso clube. Nos idos da década de 1990 – o clube foi admitido ao RI em março de 1994 – o desejo dos associados era o de implantar a roda rotária em local público, com o objetivo de mostrar que ali havia uma nova célula rotária prestando serviços humanitários à comunidade.

Os anos se passaram, e várias tentativas foram feitas, vários processos foram encaminhados, mas sem sucesso. Era também necessária a aprovação do governo municipal para sua colocação. Havia também o risco de perdermos a última roda rotária confeccionada em concreto em fôrma especial, disponibilizada pelo seu já falecido construtor, o que nos deixava bastante apreensivos.

Finalmente, no decorrer do ano de 2014-15, foi autorizada a construção e instalação do marco rotário no local definido pela secretaria de obras: na ilha entre a rua Ary Parreiras e a praia de Icaraí, bem em frente à Igreja de São Judas Tadeu. Para os membros do Rotary Niterói Icaraí o local foi considerado bem propício, pois o projeto da Igreja havia sido elaborado por um dos mais proeminentes rotarianos de Niterói, o arquiteto Manoel Machado. Com o empenho do companheiro Helio Considera, presidente do clube naquele período, o marco rotário enfim começou a ser erguido.

Em 11 de novembro de 2015, por ocasião da visita oficial do governador, nosso marco foi solenemente inaugurado, com a presença de várias autoridades rotárias e municipais. (foto)

Visita do GD Americo ao Rotary Club de Niterói Icaraí.

Este é o início da história do nosso marco rotário.

Recentemente, foi escrito mais um capítulo.

Em 2018, a prefeitura realizou uma obra de transposição do retorno próximo à ilha onde estava localizado nosso marco. Concluída a obra, começaram a surgir observações e reclamações por parte da população, de que o marco estaria obstruindo a visibilidade dos motoristas no retorno. Não se sabe, se por esse motivo ou por outros alheios ao nosso conhecimento, logo depois a prefeitura entrou em contato conosco no início deste ano, informando a necessidade de se deslocar o marco rotário por apenas alguns metros.

Os associados do nosso Rotary ficaram, naturalmente, muito apreensivos com essa notícia e com as eventuais consequências físicas do deslocamento do marco. Foram tantos anos para se obter a autorização para implantar nosso marco rotário…

Após cerca de duas semanas – todos acompanhando as obras de perto – o marco foi removido do local antigo, por meio de um guindaste, e recolocado no novo e, para grande alívio nosso, sem nenhuma avaria.

No novo local, o marco está numa posição privilegiada: de frente para quem vem da rua Ary Parreiras. Melhor não poderia ser! Somos gratos e reconhecidos aos funcionários da secretaria municipal que, mesmo em dia chuvoso, realizaram esse trabalho com cuidado e zelo, como merecia nosso marco rotário.

Mais um final feliz!

Por Brigitta Grundig Monteiro, associada do Rotary Club de Niterói Icaraí

Veja, na galeria abaixo, o processo de transposição do marco rotário do nosso Rotary, realizado no dia 21 de fevereiro (Fotos: Gregory Agostini e Ednor Barbosa):