Dezembro: Mês da Prevenção e Tratamento de Doenças

Ação de saúde promovida por rotarianos no Espírito Santo (Distrito 4410).

Por Roberto Torquato, especialista em comunicações, Rotary International

Podemos ter tudo, mas sem saúde, nada temos. Como a ocorrência de doenças passíveis de prevenção, pobreza e analfabetismo andam de mãos dadas, é no mínimo alarmante saber que aproximadamente 2,8 bilhões de pessoas subexistem com menos de US$2 por dia, e que 876 milhões de adultos são analfabetos, segundo a ADT Fouth World.

Ainda, De acordo com relatório de meados de 2015, divulgado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Banco Mundial, aproximadamente 400 milhões de pessoas não têm acesso a serviços básicos de saúde.

Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago (PR) realiza projetos de prevenção a doenças.

No Rotary, nós atuamos no combate a doenças, à pobreza e ao analfabetismo. Aproveitando a ênfase deste mês na prevenção e tratamento de doenças, falemos um pouco sobre o que fazemos nesta que é uma das nossas áreas de enfoque.

Por todo o mundo, associados de Rotary, Rotaract e Interact Clubs lideram iniciativas em prol da saúde. Seja viabilizando clínicas itinerantes, apoiando bancos de sangue ou realizando feiras da saúde, a família rotária faz a diferença quando o assunto é aumentar a qualidade de vida do próximo, proporcionando ao maior número de pessoas uma vida mais saudável. O trabalho de médicos e governos fica significativamente mais viável com a colaboração do Rotary.

Novo membro da família rotária, Rotaract Club de Xaxim (SC) está com o seu Dezembro Vermelho, uma iniciativa de conscientização sobre o combate à aids.

São muitas as frentes em que atuamos no combate a doenças, com destaque ao nosso carro-chefe, que é a campanha contra a pólio, e também o combate da diabetes, esclerose múltipla, malária, HIV/aids, Mal de Alzheimer e muitas outras. Como a prevenção é igualmente importante ao tratamento, nós também disseminamos informações sobre saúde e destacamos a importância de exames auditivos, oftalmológicos e odontológicos periodicamente.

(Fonte: Vozes do Rotary)