Contando a história do Rotary em fotos

Rotarianos e rotaractianos plantam mudas de manguezal no Parque Nacional Bonefish Pond, em Nassau.

Por Alyce Henson, fotógrafa do Rotary International

No ano passado trabalhei em alguns projetos em Nassau, nas Bahamas; e em Seattle, nos EUA. Cada projeto procurou demonstrar como os rotarianos resolvem problemas locais. Projetos assim podem perfeitamente ser retratados por imagens.

As fotografias que tiro são consistentes com a Marca Rotary. Eu retrato situações autênticas que representam os valores e a personalidade do Rotary, criando imagens atraentes que contem a história por meio de projetos e pessoas que tornam o mundo um lugar melhor.

Contar histórias por meio de fotos não precisa ser algo complexo e desafiador. Com foco e confiança, dá para tirar ótimas fotos. Vejamos algumas dicas com base no trabalho que fiz em Nassau e Seattle.

Se você vir algo interessante acontecendo, peça às pessoas se você pode registrar o momento e que continuem agindo naturalmente. Eu vi estas duas rotarianas passando sementes uma para outra. Pedi a elas que agissem como se eu não estivesse ali. Levou apenas uns dois minutos para eu obter uma imagem de qualidade. Eu estava em um ponto de vantagem e havia um bom espaço ao redor das mulheres, fatores que contribuem para capturar a mensagem.

Mesmo que as pessoas estejam usando chapéu ou boné, é importante que o seu rosto apareça. Esta imagem não seria boa se o homem de camisa vermelha estivesse olhando para baixo ou se o seu rosto estivesse coberto pela viseira do boné. Nestes casos, peça à pessoa que tire o boné ou coloque-o no alto da cabeça. Graças ao espaço existente, conseguimos trabalhar a imagem.

Mostre os voluntários se divertindo. É comum quando as pessoas estão trabalhando ficarem com um semblante sério. Entretanto, um olhar sério pode ser confundido com raiva. Para tirar esta impressão, eu costumo falar com as pessoas enquanto fotografo. Eu digo coisas para fazê-las rir, olhar uma para a outra ou conversarem. Nesta foto, as duas mulheres viram um amigo do seu clube se aproximando. Pedi que o rotariano ficasse na lateral para conversar e brincar com elas enquanto eu as fotografava. Mesmo não aparecendo, ele contribui ao sucesso da foto ao trazer o humor necessário para que haja descontração.

Palavras, estampas e logotipos em roupas e chapéus podem ser um desafio para o fotógrafo! Certifique-se de que as pessoas usem apenas roupas com a Marca Rotary e não de outra empresa ou organização. É importante encontrar um equilíbrio de cores e estampas, com algumas pessoas usando bonés e camisas do Rotary.

Por trabalharem várias vezes sob luz solar intensa, os rotarianos costumam usar óculos escuros para proteção. Peça a eles para tirarem os óculos de sol por alguns instantes enquanto você os fotografa. Quando vemos em fotos ou vídeos pessoas cobertas com óculos de sol ou bonés a conexão não é tão forte com a mensagem, comparado a quando as vemos sem estes acessórios.

Palavras de incentivo

Nossas fotografias procuram mostrar os relacionamentos que temos nas nossas comunidades. O ideal é que as imagens sempre contem uma história. Retratar imagens atraentes é uma das maneiras mais importantes e universais de contar nossa história.

Use a seção sobre fotografias do guia de estilo Pessoas em Ação (disponível no Brand Center) para obter dicas de como tirar fotos relativas a esta campanha e colocar seu clube no caminho do sucesso, para assim impulsionar a nossa marca. Quer tire as fotos sozinho ou contrate um fotógrafo, este guia ajudará você a tirar ótimas fotos para criar uma imagem ou um anúncio eficaz e memorável.