De Niterói, um presidente de Rotary International: Ernesto Imbassahy de Mello

Ernesto Imbassahy de Mello nasceu no Rio de Janeiro a 25 de julho de 1908 e faleceu em Niterói a 12 de junho de 1993. Era filho do médico Vital de Mello e de Judith Imbassahy de Mello. Começou a trabalhar aos 17 anos como operário da antiga Companhia Brasileira de Energia Elétrica, tendo aí exercido as funções de limador, torneiro mecânico, fresador, operador de subestações, subchefe e chefe do departamento de medidores e do laboratório de testes. Pertenceu pela mesma época às equipes de natação e pólo aquático do Clube de Regatas Icaraí.

Formou-se pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro em 1935, conquistando em seguida o título de doutor, após defesa de tese.

No governo do almirante Ari Parreiras (1931-1935) dirigiu a antiga Escola do Trabalho, atual Henrique Laje. Foi também diretor do Instituto Vital Brazil, da Acesita, da Companhia Mineira de Cimento Portland e da Companhia de Cimento Pains em Minas Gerais. Presidiu a extinta Companhia Brasileira de Água e Esgotos de Niterói. Membro do Conselho Econômico da Confederação Nacional da Indústria, serviu como assessor da presidência da entidade na gestão de Edmundo de Macedo Soares e Silva. Por mais de 30 anos trabalhou na Caixa Econômica do Estado do Rio, como consultor jurídico e procurador. Serviu como juiz do Tribunal Regional Eleitoral por dois biênios.

Ingressou no Rotary Club de Niterói a 4 de julho de 1935, sendo eleito presidente para o biênio 1942-1943. Foi governador do antigo Distrito 27 (1943-1944), vice-presidente (1955-1956) e presidente do Rotary International de 1975 a 1976. Nessa qualidade visitou 40 países e todos os estados brasileiros. Presidiu também, por dois períodos, o Conselho de Curadores da Fundação Rotária. A 28 de agosto de 1994 inaugurou-se na Casa da Amizade de Niterói, da qual sua mulher foi presidente, o Espaço Ernesto Imbassahy de Mello, presente o presidente do Rotary International, Bill Huntley. Foi casado com Acácia Brazil de Mello, filha do cientista Vital Brazil, tendo deixado 3 filhos.

Rua Doutor Ernesto Imbassahy de Mello, antiga Darwin Alvarez Martins, loteamento Bairro Piratininga. Lei de 15 de setembro de 1998 do prefeito Jorge Roberto Silveira, projeto do vereador Elmo Jasbick.

(Fonte: As ruas contam seus nomes, de Emmanuel de Macedo Soares)

~~~

Na foto acima, o conselho diretor do Rotary International em 1975-76, com Ernesto Imbassahy de Mello, presidente, sentado ao centro.