Casa da Amizade celebra 70 anos de fundação

Há setenta anos, precisamente no dia 21 de setembro de 1948, nascia a Casa da Amizade das Senhoras dos Rotarianos de Niterói. Fruto da ideia do então presidente do Rotary Club de Niterói, Comendador Manoel D’Azevedo Falcão, compartilhada com o casal Thomaz e Margarida Lima, de fundar uma casa, a exemplo da que havia na cidade do Rio de Janeiro, o projeto logo se concretizou, inicialmente na residência do casal Lima.

Com a presença de rotarianos, associados do Rotary Club de Niterói, e de suas esposas, foi oficialmente fundada a Casa da Amizade e constituída a primeira diretoria, tendo na presidência Acácia Brazil de Mello, na secretaria Nair Wood e na tesouraria Sylvia Lima Buarque.

A instituição, antes sediada na residência dos Lima, cresceu e se desenvolveu e, em janeiro de 1981, recebeu em doação um terreno no bairro de Charitas, local onde está localizada hoje. Projeto da sede e execução da obra foram realizados por companheiros dos Rotary Clubs de Niterói existentes na época. Os recursos para a construção foram obtidos por meio de numerosas campanhas. Finalmente, em novembro de 1985, a Casa foi inaugurada, mesmo com apenas uma parte do projeto executada, pois os recursos haviam se esgotado e havia necessidade premente de se continuar o atendimento às necessidades para as quais a instituição fora criada.

Os setenta anos da Casa da Amizade foram comemorados hoje, 21 de setembro, em solenidade que contou com a presença das associadas e voluntárias da instituição, bem como de rotarianas e rotarianos dos Rotary Clubs de Niterói. A atual presidente da Casa, Neusa Baffa, associada do nosso clube, o Rotary Niterói Icaraí, disse em sua mensagem*:

“Com prazer, alegria e sadio orgulho comemoramos os 70 anos de nossa Casa da Amizade, fundada em 1948 por uma legião de mulheres de corações generosos e mãos amigas, que acreditaram poder fazer mais e melhor em favor dos mais necessitados.

As ações lá iniciadas continuam impregnadas do espírito de servir, alimentando a alma daqueles que oferecem o melhor de si, como luzes iluminando a caminhada e rompendo as trevas do egoísmo.

Rotarianas, esposas de rotarianos e senhoras voluntárias, identificadas em elevados projetos, uniram-se e somaram com as rotarianas para formar a admirável corrente de amor ao próximo que permanecerá por tempos infinitos.

Aqueles que nos deixaram fisicamente permanecem conosco pela saudade, que é a memória do coração agradecido, para serem sempre inspiração em nossas vidas.

A Deus louvamos e agradecemos por chegar aos 70 anos dessa missão, e a Ele pedimos que continue abençoando os que se dão solidários com a obra de amor.”

*Boletim Especial Comemorativo da Casa da Amizade de Niterói, 21/9/2018, Celebrando 70 Anos de Serviços

Atividades de costura e montagem de enxovais para bebês por rotarianas e voluntárias

A Casa da Amizade também é local das reuniões de três dos oito Rotary Clubs de Niterói.