Como transcorreu a visita oficial do casal governador ao Rotary Niterói Icaraí

A programação da visita oficial do casal governador Aroldo e Myrthes Pereira ao Rotary Niterói Icaraí começou às 12 horas, em frente ao marco rotário do clube, localizado no final da Praia de Icaraí. A temperatura no dia estava amena e sem previsão de chuva que pudesse eventualmente prejudicar os deslocamentos previstos.

(Foto: Levy Anesi Py)

Em seguida, houve a confraternização dos companheiros do clube com o casal do governador no restaurante em frente ao marco rotário. Após o almoço a comitiva visitou as instalações da Casa da Amizade, pois nossa companheira Neusa está sendo presidente da instituição neste período, e ao Espaço Ernesto Imbassahy de Mello, rotariano que foi presidente de Rotary International em 1975-76. (Leia mais sobre Imbassahy)

À tarde foi feita a visita ao Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, em São Domingos, onde a comitiva foi recepcionada pelos diretores da escola e pelos rotaractianos, para reinaugurar o projeto “Árvore do Saber” após uma pequena reforma, localizado no prédio do Ensino Médio da instituição. O projeto consiste na instalação de pequenas estantes em forma de árvore, com livros infanto-juvenis, e tem como objetivo incentivar a leitura dos jovens. Na presença do casal governador foi inaugurada a segunda árvore no Instituto, no prédio do Ensino Fundamental. Na ocasião, a presidente atual do Rotary Niterói Icaraí comentou que a ideia é espalhar esses pontos de livros em escolas, associações de moradores e em outros locais que demandarem.

(Clique sobre a foto para ampliar)

À noite, os associados se reuniram com o governador Aroldo para a assembleia geral, para discutir diversos pontos relacionados com o clube e com as metas de Rotary International e do Distrito. O governador falou sobre o desenvolvimento do quadro associativo, um dos aspectos mais importantes para o crescimento da instituição, com a admissão de jovens rotaractianos e outros que tivessem perfil para ingressarem no clube. Falou também sobre a implementação de projetos e ações significativos para as comunidades que deles necessitem. Enfatizou a importância da parceria dos Rotary Clubs com o poder público local, para ações conjuntas. Foram, ainda, abordados assuntos relevantes para o Rotary, como o programa de intercâmbio de jovens, dentre outros.

Na manhã do dia seguinte, a visita ao clube foi encerrada com a reunião festiva durante o café da manhã. Após a execução do Hino Nacional, a presidente Regina leu um pensamento que inspirasse a todos nesse dia. Em seguida, o protocolo fez a apresentação dos componentes da mesa presidencial e de outras autoridades rotárias presentes.

Em seguida, foi servido o café da manhã, momento propício para o companheirismo dos presentes. Seguiu-se a saudação ao casal governador e as boas-vindas pela companheira Brigitta, que fez um breve relato sobre as experiências vividas pelos associados do Rotary Icaraí ao longo dos seus quase 25 anos de existência. A companheira Neusa declamou um poema sobre o bairro Icaraí. Houve a tradicional troca de lembranças entre os casais presidente e governador e a entrega de buquês de flores à esposa do governador, Myrthes, à presidente da Casa da Amizade, Neusa, e à presidente Regina. O momento ansiosamente aguardado pelas representações dos clubes presentes premiou os clubes visitantes que se destacaram, pelo número de companheiros, pela distância, pela maior representação feminina e a maior caravana proporcional. Os estudantes do programa de intercâmbio fizeram uma breve apresentação, e a ex-intercambista Rayssa falou sobre seu período de intercâmbio na Austrália, ano que até hoje deixaram marcas em sua vida. Estiveram presentes também representantes do Rotaract Niterói Icaraí, que vieram prestigiar o casal governador em visita ao seu clube padrinho.

A seguir, o governador Aroldo procedeu ao seu pronunciamento em que enfatizou as metas e as ênfases do atual período rotário, tendo sempre em vista o necessário desenvolvimento do quadro associativo, um reforço na participação de programas do Rotary e a realização e projetos que atendam de forma contundente as comunidades em torno do bairro.

Ao final, a presidente Regina convocou todos os presentes para entoarem o tradicional grito de guerra do clube “Somos Unidos no Servir” e encerrou a reunião.

(Clique sobre a foto para ampliar)