Mais um ano de sucesso e boas ações

Hoje é o aniversário do Rotary, uma data que merece ser comemorada. Afinal, 113 anos de existência e um lindo histórico de trabalho humanitário não são conquistas fáceis.

É impressionante pensarmos no quanto a organização evoluiu durante a sua trajetória. Um clube de profissionais e empresários que começou com Paul Harris e três amigos na cidade de Chicago, EUA, hoje é uma rede com mais de 1,2 milhão pessoas em centenas de países – homens e mulheres que se unem, trocam ideias e experiências, e entram em ação para fazer a diferença na vida dos que mais precisam.

O primeiro projeto comunitário do Rotary foi a construção de um simples banheiro público em Chicago. Hoje, mais de um século depois, a organização lidera o combate à paralisia infantil no mundo e concentra seus esforços em seis áreas principais:

Promoção da paz: por meio de iniciativas humanitárias, bolsas de estudo e dos Centros Rotary pela Paz, nós entramos em ação para tratar as causas dos conflitos, como pobreza, desigualdade, tensões étnicas, falta de acesso à educação e escassez de recursos.

Combate a doenças: nós lideramos iniciativas grandes e pequenas nessa área. Criamos clínicas itinerantes, centros de doação de sangue e treinamentos para comunidades carentes afetadas por surtos e sem acesso a atendimento médico.

Água limpa e saneamento: nosso trabalho não se limita à escavação de poços. Agregamos um componente educacional aos nossos projetos, abordando a importância do saneamento básico, da água limpa e de bons hábitos de higiene.

Saúde de mães e filhos: nós oferecemos educação, vacinas, kits para partos e clínicas móveis. Ensinamos mulheres a evitarem a transmissão do vírus HIV para seus bebês, amamentarem e protegerem a si e a seus filhos de doenças.

Apoio à educação: nós criamos escolas, implementamos programas de alfabetização, promovemos a inclusão digital e focamos na saúde dos estudantes para que possam aprender e ter um futuro melhor.

Desenvolvimento econômico: nós criamos oportunidades para que pessoas e comunidades possam prosperar financeira e socialmente, oferecendo treinamento, oportunidades de empregos com remuneração adequada e acesso a instituições de microcrédito.

O maior presente de aniversário que podemos dar ao Rotary é nossa determinação contínua de ajudar o próximo e transformar o mundo ao nosso redor. Como dizia Paul Harris: “Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar.”

(Fonte: Blog Vozes do Rotary)