Dois irmãos mirando na eliminação da hepatite

Por Fred Mesquita, Rotary Club de São Paulo-Jardim das Bandeiras, São Paulo, Brasil, Rotary Voices, 2/2/2018 (Tradução nossa)

A caminho do Paraguai e há um mês na expedição

Dois irmãos, um carro, uma causa social importante, muita coragem e muitas aventuras ao longo do caminho. Foi assim que a nossa Expedição “Me Leva Junto” começou em outubro de 2015, agora mais conhecida como a “Expedição Hepatitis Zero“.

Meu irmão José Eduardo e eu completamos a primeira etapa de nossa expedição, as Américas, em dezembro [2017], viajando por 20 países e visitando 274 cidades no continente americano. Todos os nossos esforços são voluntários; não há patrocínio de nenhuma empresa ou organização.

Fred Mesquita e seu irmão, José Eduardo, na Nicarágua preparando-se para uma entrevista no jornal.

Quando começamos nossa jornada, estabelecemos como objetivo realizar centenas de milhares de exames de hepatite C e visitar todos os continentes do mundo. Além de ter um impacto direto em mais de 50 mil pessoas, nunca sonhamos em almoçar com o presidente de um país, nadar com um tubarão-baleia ou ser convidados de honra em um banquete com uma pessoa sem-teto que só tinha uma cabana de barro para viver. Nossas experiências também incluíram dificuldades, como um quase sequestro no México, o congelamento da nossa barraca e ter o para-brisa do carro quebrado devido ao frio extremo na Patagônia.

Todas essas aventuras e desafios registramos em nosso livro virtual, que narra as reviravoltas de nossa expedição. No Brasil, realizamos aproximadamente 10.000 testes rápidos e diagnosticamos 100 portadores de hepatite, que tiveram as vidas salvas ao serem encaminhados ao tratamento. Nossa meta é levar conhecimento e orientação para milhares de pessoas no mundo sem diagnóstico para Hepatite. Visitamos Rotary Clubs em toda a América, além de nos reunirmos com autoridades em Saúde e com especialistas em universidades e em outros locais.

Os países visitados incluem o Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Belize, México, Estados Unidos, Cuba, Canadá, Islândia.

Você pode apoiar nosso esforço visitando nossa campanha de crowdfunding. Todos os rendimentos obtidos com nosso livro virtual irão ajudar nossa expedição.