Fevereiro: Mês da Paz e da Prevenção e Resolução de Conflitos

Colaborar para o avanço da Paz e da Prevenção e Resolução de Conflitos é um dos mais importantes aspectos dos serviços do Rotary International. Como membros de uma organização mundial, os rotários encontram-se numa posição privilegiada de poder disseminar a boa-vontade no seu país e fora dele.

Como já dizia Paul Harris, fundador do Rotary International: “Para promover a compreensão mundial, precisamos consciencializar um grande número de pessoas – rotários e não-rotários– e esta tarefa não pode ser realizada individualmente”. E, para comemorar o mês da Paz e da Prevenção e Resolução de Conflitos nada melhor do que criar consciência sobre a história do Rotary, divulgando os seus trabalhos.

Compartilhando os sucessos do seu clube, estará contribuindo para que a imagem do Rotary seja respeitada e reconhecida pela comunidade. Além disso, para assegurar a existência de futuras gerações de rotários, o trabalho de promoção do Rotary deve ser realizado também entre os jovens.

No dia 23 de Fevereiro, aniversário do Rotary, comemora-se também o dia da Paz e da Prevenção e Resolução de Conflitos. Todos os Clubes são incentivados a planear eventos para marcar o aniversário de 113 anos do Rotary. Nessa ocasião, todos os clubes devem prestar reconhecimento e dar destaque ao trabalho do Rotary em prol da compreensão, da amizade e da paz mundial.

(Fonte: Rotary Club de Torres Vedras, Portugal)

Quadro em destaque acima: “Guerra e Paz” de Cândido Portinari.
São dois painéis de, aproximadamente, 14 x 10 m cada um produzidos pelo pintor brasileiro Cândido Portinari, entre 1952 e 1956. Os painéis foram encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, mas antes de partirem, em 1956, foram expostos numa cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que contou com a presença do então Presidente Juscelino Kubitschek. (Wikipedia)