Homenagem ao escritor Manoel Jacintho Coelho

Hoje, 18 de dezembro, pela manhã, o Rotary Club de Niterói Icaraí prestou homenagens póstumas ao escritor Manoel Jacintho Coelho.

A reunião foi aberta com a execução do Hino Nacional por um grupo de instrumentos de corda. Em seguida, a Dra. Ailta Fróes, representante do movimento Cultura Racional falou sobre o homenageado.

Manoel Jacintho Coelho, nascido em 1903 e falecido em 1991 no Rio de janeiro, foi o fundador da Cultura Racional. Filho de músicos, foi violonista. Em 1935 começou a escrever os 1006 livros que compõem a enciclopédia intitulada Universo em Desencanto, concluindo sua obra em 1990.

PC180264

De acordo com a Wikipedia, recebeu ao longo de sua vida várias condecorações nacionais e internacionais, dentre elas a Medalha de Honra da Inconfidência, que a Presidência da República confere a um civil, o título de Comendador pela Ordem Internacional dos Jornalistas e a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Em seguida, a Sra. Celi Barbosa, também integrante da Cultura Racional, falou sobre o movimento que tem como objetivo realizar um trabalho fraterno e solidário de cidadania, civismo e civilidade junto à sociedade brasileira e em outros países. Além disso, é um processo contínuo, sem fins lucrativos, de conscientização, que procura resgatar e preparar o ser humano e a sociedade para valorização e respeito à natureza e aos Diretos Humanos, segundo informações contidas no site Cultura Racional.

PC180284