Governo do Estado entrega a primeira Vila da Melhor Idade

poricarai

Governo do Estado entrega a primeira Vila da Melhor Idade

Jornal de Santa Rosa, 1ª quinzena de março 2012, p. 11

Programa habitacional pioneiro tem equipe multidisciplinar

O Estado do Rio já conta com sua primeira Vila da Melhor Idade – um programa habitacional pioneiro, desenvolvido exclusivamente para a terceira idade. Instalado em Santa Cruz, Zona Oeste, o empreendimento é destinado a pessoas com mais de 60 anos, que recebem até dois salários mínimos e, na maior parte das vezes, não têm referência familiar.

A inauguração foi feita dia 9 pelo secretário de Habitação, Rafael Picciani, representando o governador Sérgio Cabral. Picciani contou que a Vila da Melhor Idade também está sendo construída em Conceição de Macabu, na Região Norte, e Volta Redonda, no Médio Paraíba. De acordo com ele, a meta do governador Sérgio Cabral é construir 30 vilas em todo o estado.

– Entregar a primeira Vila da Melhor Idade é um marco para este governo. Aqui os idosos terão uma equipe multidisciplinar, com nutricionistas, fisioterapeutas e recreadores. Estas pessoas têm o direito de viver com dignidade – disse o secretário.

A Vila da Melhor Idade

No local, as residências foram totalmente adaptadas para garantir mais qualidade de vida a seus moradores. O conjunto de 30 casas conta com um Centro de Convivência de 192 metros quadrados equipado com refeitório, sala de estar, banheiros, cozinha, além de espaço para atividades de lazer com televisão, computadores, impressora, ar condicionado e aparelhos de som.

Construídas pela Companhia Estadual de Habitação, as residências têm 49 metros quadrados, divididos em dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Todas as unidades foram erguidas dentro dos parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e estão adaptadas para atender as demandas de portadores de necessidades especiais.

A largura das portas é maior que as normais, para permitir a passagem de cadeira de rodas; barras de apoio foram instaladas em todas as áreas dos imóveis; rampas de acesso instaladas para facilitar a locomoção; piso antiderrapante fixado nos banheiros, a fim de prevenir quedas e a alavanca das janelas também foi adaptada para facilitar o manuseio pelos moradores.

A Vila da Melhor Idade também conta com a Casa do Cuidador, um imóvel com 31 metros quadrados, com sala, quarto, cozinha e banheiro, que servirá de moradia a um profissional responsável pelo acompanhamento dos idosos.

Idosos aplaudem iniciativa

A aposentada Elisa Santa Rosa, de 72 anos, conta que antes de ganhar a casa morava em uma quitinete, pagando um aluguel muito alto.

– Antes não tinha dinheiro para comer e me mantinha fazendo empréstimos. Agora, vou poder presentear toda minha família, pois tenho casa própria. Este é a realização de um sonho antigo. Só tenho que comemorar – disse a aposentada.

Sobre o Autor

icarai administrator

Deixe uma resposta