Associação Fluminense de Amparo aos Cegos agora é polo estadual de distribuição de óculos

A Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac), em Niterói, começou a funcionar este mês como polo estadual de distribuição de óculos. A Secretaria de Estado de Saúde autorizou a entidade – que funciona na rua Padre Leandro 18, Fonseca, telefone 2717-2822 – a fornecer até 500 pares por mês para pessoas com problemas oftalmológicos.

Ameta  principal é atender aqueles que não são beneficiados pelo projeto “Olhar Brasil” do Governo Federal, cujo objetivo é identificar problemas visuais em alunos da rede pública de Ensino Fundamental, nos integrantes do programa “Brasil Alfabetizado” e na população acima de 60 anos.

Por isso, só terá direito aos óculos o paciente do SUS com encaminhamento feito através do Sistema Estadual de Regulação dos municípios não contemplados pelo “Olhar Brasil”. O presidente da Afac, Omar Luis Rocha, diz que essa é mais uma vitória da associação, que ano passado completou 80 anos.

“É a ampliação das nossas atividades no estado. Fico muito feliz de poder estar contribuindo para isso”, diz, lembrando que desde 2009 a Afac está credenciada como Serviço de Reabilitação Visual na Rede de Atenção em Oftalmologia do Estado do Rio.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de visão que interferem em seu desempenho diário e, consequentemente, na autoestima, na inserção social e na qualidade de vida.

Não há estimativa de pacientes para esse novo serviço, que se somará agora às atividades de dispensação de órteses (lentes, lupas, binóculos e monóculos) e próteses oculares – a associação é a única instituição do Rio habilitada pelo Ministério da Saúde para exercer essa distribuição.