Rotary Clubs fazem mudanças para atrair associados jovens

poricarai

Rotary Clubs fazem mudanças para atrair associados jovens

Por Megan Ferringer, Notícias do Rotary International

Quando os rotarianos de Walnut Creek, na Califórnia, EUA, encontraram dificuldades em atrair jovens profissionais para os clubes que se reúnem para o café-da-manhã ou almoço, eles decidiram abrir um novo clube para acomodar estas pessoas de agenda tão ocupada. 

O Rotary Club de Diablo View (Walnut Creek), formado em 2009, se reúne numa cervejaria toda quinta-feira às 17h30. A presidente, Jennifer Beeman, diz que o clube reserva tempo toda semana para os associados baterem papo antes de passar a questões administrativas, criando um ambiente descontraído que atrai pessoas mais jovens.  

Beeman tinha apenas 24 anos quando foi associada fundadora do clube, sendo hoje uma das presidentes de clube mais jovens do Rotary. O clube tem 26 associados, 90% deles entre 25 e 40 anos.

“Por termos associados jovens, o modo como operamos é diferente. As pessoas comentam o quanto é bom ver rostos novos no clube”, diz Beeman.

Ela diz que o clube faz muitos projetos comunitários e que, por causa disto, os associados têm oportunidade de prestar serviços práticos. Todo mês, por exemplo, o clube faz um projeto ao ar livre, como limpeza de trilhas. Segundo Beeman, rotarianos jovens geralmente têm mais tempo disponível do que dinheiro, portanto temos que aproveitar o que eles podem oferecer.

O clube usa Twitter e Facebook para recrutar novos associados, e tem um programa especial de retenção, pelo qual os novos associados contam com mentores fora do horário normal de reuniões.

Beeman diz que os clubes têm que querer mudar para atrair jovens. Alguns exemplos:

  • O Rotary Club of Hope Island, Austrália, convida universitários às suas reuniões e ouvem o que têm a dizer. 
  • O Rotary Club de Las Vegas, EUA, criou o 25 Club, que é um clube dentro do clube. Os associados fazem reuniões adicionais, saem em eventos sociais e realizam projetos. Antes de entrar para o Rotary Club em si, o jovem passa um ano no 25 Club. 
  • O Rotary Club de Crawley, Austrália, lançou um programa que ajuda na transição do jovem para o clube. Agora os associados estão na faixa dos 30 anos.
  • O Rotary Club de Bricktown Oklahoma City, EUA, se encontra num bar. Leia mais.
  • O Rotary Club de South Metro Minneapolis Evenings, EUA, se encontra fora do horário do jantar, para economizar dinheiro. A terceira reunião do mês é um happy hour e a quarta é dedicada à prestação de serviços. Leia mais.

Sobre o Autor

icarai administrator

Deixe uma resposta