Clubes de Melbourne fazem parceria com agências para desabrigados para fornecer lares para pobres da cidade

poricarai

Notícias de RI, Por Ryan Hyland

O prédio onde funciona o Elizabeth Street Common Ground serve de moradia a mais de 65 pessoas de Melbourne, na Austrália.

Mais de 65 pessoas em Melbourne, Victoria, Austrália, conseguiram um lar depois de se mudarem para o recém inaugurado condomínio Elizabeth Street Common Ground, uma instalação que oferece apartamentos a preços acessíveis, serviços de saúde mental, assistência a desempregados e encaminhamentos médicos para os desabrigados.

Em parceria com HomeGround Services, a maior agência de assistência a desabrigados da cidade, o Rotary Club de Melbourne arrecadou U$32 mil para mobiliar o local. No ano passado, mais de 40 associados do clube passaram 35 dias arrumando e montando os móveis para preparar os apartamentos para receber os inquilinos. “Este projeto uniu a comunidade de várias maneiras”, disse Philip Endersbee, presidente do clube de Melbourne em 2010 e 2011. “Empresas, vizinhos e moradores, todos se envolveram e se sentem responsáveis pela iniciativa”.

Associados do Rotary Club de Melbourne montam mobília para o Elizabeth Street Common Ground em 2010. Fotos: Rotary Club de Melbourne

O condomínio abriu em agosto com 161 apartamentos em 11 andares e portaria 24 horas. A iniciativa, com base em projetos de Nova York, visa oferecer moradia para pessoas que foram parar na rua por dependência de drogas, perda de saúde física ou mental, ou ainda por causa do desemprego. Endersbee disse que ajudar os desabrigados é hoje uma das principais prioridades do seu clube e será a chave do seu envolvimento com a comunidade para os próximos anos. (…) O trabalho do clube de Melbourne para os desabrigados foi nomeado como um projeto modelo no ProjectLINK. Projetos modelos no ProjectLINK são exemplos de boas práticas e podem levar aos  clubes uma variedade de idéias criativas.

icarai administrator