Inaugurada 1ª Sala de Coleta de Leite Materno

poradmin

Inaugurada 1ª Sala de Coleta de Leite Materno

Foi inaugurada, hoje pela manhã, a primeira sala de coleta de leite materno, na cidade de Maricá, a primeira etapa do projeto de Subsídios Equivalentes “Banco de Leite Humano”.

Estiveram presentes à cerimônia diversas autoridades municipais, da Universidade Federal Fluminense e vários companheiros dos diversos Rotary Clubs de Niterói e de Maricá.

O projeto “Banco de Leite Humano” está sendo realizado pelos Rotary Clubs de Niterói, o Distrito 4750, o Rotary Club Muncie Sunrise, o Distrito 6560 e a Fundação Rotária e implementado sob a coordenação geral da companheira Lecyr Lobo, do RC Niterói Arariboia. O projeto tem como objetivo dar suporte ao Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Antônio Pedro, da UFF, que integra a Região Metropolitana 2 de Saúde (Itaboraí, Rio Bonito, São Gonçalo, Marica, Magé, Guapimirim e Tanguá), contribuindo para a diminuição dos índices de mortalidade infantil no Estado.

O Banco de Leite Humano do HUAP faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (www.redeblh.fiocruz.br). Anualmente são promovidos eventos de incentivo ao aleitamento materno, principalmente na Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada entre os dias 1 e 7 de agosto, e no Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 1 de outubro desde 2004. No Brasil, a campanha conta a cada ano com a participação de mães-madrinhas famosas, como a atriz Cláudia Raia, Heloísa Perissê, Camila Pitanga, Samara Filippo e Renata Trevisan.

A próxima etapa prevista do projeto será a disponbilização de mais duas salas: na Policlínica Sergio Arouca, em Niterói, e no município de Itaboraí.

.

admin administrator