Nossa reunião de 13 de outubro de 2010

Boletim do RC Niterói Icaraí – Ano 17 N 12 – 13 Outubro 2010,
Por Paulo José de Resende, Comissão de Imagem Pública de Rotary

Versão para impressão

“É errônea a interpretação de que ser rotariano impõe ao homem a obrigação de impingir, entre suas relações profissionais, os ideais e preceitos que guiam suas atitudes por ser um rotariano. Ele deve esforçar-se para fazer com que seus ideais sejam apreciados e aceitos por todos em sua esfera profissional.” — Paul Harris, fundador do Rotary

A reunião começou com a saudação ao Pavilhão Nacional. A mesa presidencial foi composta por: Felipe Carvalho (Presidente) e a querida companheira Amélia. Exerceu a função de Protocolo ad hoc, no início dos trabalhos, o companheiro Roberto Carlos.

Além dos companheiros, contamos ainda com a presença do Luiz Castro, marido da companheira Rose, e a prestigiosa companhia do intercambista Aske Birkenfeld.

A companheira Amélia foi à tribuna para a leitura do Pensamento sobre a FR:

“O que se pode fazer com US$100? Pavas é um bairro pobre de San Jose, na Costa Rica. Lá, o acesso a materiais escolares significa a diferença entre uma vida no trabalho informal ou o direito de ganhar o sustento de forma mais digna. A maioria das escolas públicas do país não recebe financiamento suficiente e, por isso, carece de muita coisa. Em parceria com o clube de Vancouver, o clube de Rohrmoser, na Costa Rica, desenvolveu um kit escolar para distribuir a 777 crianças de cinco escolas do ensino fundamental. Cada kit custa US$100. Sem este projeto, muitos não poderiam continuar estudando e seriam obrigados a abandonar a escola.

Quando Todos os Rotarianos participam Todos os Anos, nossa Fundação fica mais capacitada e pode possibilitar um futuro melhor às crianças.”

Assumindo as funções de Protocolo, o companheiro Marco Condeixa fez a complementação das funções de forma magistral.

Foto 1: a Genoveva

O companheiro Castro levou a Genoveva (foto 1) para “passear”, ofício que ele adora!

A companheira Neusa falou sobre a campanha da Casa da Amizade: dia 29/10, às 16 horas, na Casa da Amizade, evento “Novos Sabores para Festas”, curso, degustação e apostila incluídos no custo total de R$80,00 (toda renda será em prol dos projetos da Casa da Amizade), a orientação do curso está por conta da companheira Maria da Piedade Quintanilha e equipe.

Complementando, a companheira Regina emendou: o evento, hoje, para as crianças da Creche Dom Orione será a partir das 14 horas com presentes e animação para um total de 125 crianças (75 meninas e 50 meninos) e conta com a participação de todos.

Na tribuna, a companheira Brigitta falou sobre o Seminário Regional da FR, para os Rotary Clubs das Áreas 1 (Niterói) e 2, que se realizou no sábado passado em Rio Bonito (e que, infelizmente, contou com a participação de  pouquíssimos companheiros de Niterói) e disse que terão nova chance no próximo sábado, quando ocorrerá o mesmo seminário em Cabo Frio (dia 16). Disse que, tão  importante quanto contribuir para a FR, é conhecer a própria FR.

Erradiquemos a Pólio Agora

Informou ainda que, por conta do Dia de Combate à Pólio (24/10), a FR estará duplicando os pontos de reconhecimento na semana de 18 a 24 de outubro, exclusivamente para contribuições feitas on-line (pelo site do RI), para contribuições de no mínimo US$100. Veja a matéria na íntegra: “Duplique seus pontos em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Pólio – O Dia Mundial de Combate à Pólio é celebrado em 24 de outubro. Em homenagem à data, a Fundação Rotária vai oferecer o dobro dos pontos de reconhecimento Companheiro Paul Harris para todas as doações de US$100 ou mais ao Desafio 200 Milhões de Dólares feitas on-line entre os dias 18 e 24 de outubro.

Faça sua contribuição hoje mesmo e ajude a erradicar a pólio. As contribuições on-line não poderão ser feitas em nome de outra pessoa, clube ou distrito. Os pontos promocionais poderão ser visualizados dentro de quatro a seis semanas.”

Retomando a palavra, o Presidente Felipe fez uma série de comunicados. Em primeiro lugar, informou que a domiciliar, a ser realizada na casa da mãe do companheiro Fábio Marchisiello, está confirmada para o dia 25 de novembro, quinta à noite; o intercambista Aske também foi convidado.

Mudando de assunto, o Presidente fez a confirmação, ratificada pelos presentes, da candidatura da companheira Brigitta para governador no período 2013-14.

Informou ainda que está em andamento a preparação do processo de aquisição de títulos de Companheiro Paul Harris para a VO do Governador, que ocorrerá no dia 17 de novembro: as tratativas detalhadas se dariam após o término da reunião.

Por fim, mantendo a tradição do clube, evocou antes da saudação final ao Pavilhão Nacional o nosso grito de guerra!

Versão para impressão