Rotary: Uma fantástica máquina de fazer amigos

O Rotary International é formado por mais de 32000 clubes; cada clube é formado por pessoas que acreditam que “Mais se beneficia quem melhor serve” e que a relevância na vida é “Dar de si antes de pensar em si.”

No mundo inteiro há pessoas que têm o espírito rotário, mesmo sem nunca ter pertencido a algum clube. Os Rotary Clubes oferecem as oportunidades e as ferramentas para que essas pessoas realizem as suas ações em benefício da melhoria da qualidade de vida humanidade, em comunidades locais e internacionais.

Não vamos mudar o mundo sozinhos, mas podemos ajudar; não importa que sejamos uma gota no oceano, pois, com certeza o oceano seria menor sem essa gota.

Em Rotary, mais importante que quaisquer patrimônios materiais é a doação de seu tempo e habilidades em benefício daquilo que o rotariano julgar importante para sua comunidade e sua sociedade.

O Rotary é o que o rotariano é, Rotary faz o que o rotariano faz. O Rotary se traduz pelos resultados de suas ações.

Estar em Rotary não significa ser rotariano, senão bastaria comprar um violino para ser músico, bastaria ter um filho para ser pai. Estar em Rotary é agir. Eis algumas idéias de como se tornar mais ativo em seu clube:
• Fazer parte de uma ou mais comissões do clube;
• Participar de projetos de prestação de serviços do clube, inclusive convidando a família para tomar parte sempre que possível;
• Recuperar frequência em outro clube e se informar sobre assuntos relevantes quando não puder comparecer à sua reunião;
• Sentar com diferentes pessoas a cada reunião para conhecer todos em seu clube;
• Colaborar com as atividades pró-juventude patrocinadas pelo seu clube como Rotaract, Interact, Rotary Kids;
• Comparecer aos eventos distritais: Conferência, Assembléia, Seminários da Fundação Rotária e Desenvolvimento do Quadro Social; conhecer rotarianos de outros clubes;
• Comparecer à Convenção Internacional e desfrutar a internacionalidade do Rotary;
• Manter-se informado sobre os acontecimentos do clube;
• Afiliar-se à Rede Global dos Grupos de Rotarianos;
• Receber um estudante de Intercâmbio de Jovens ou equipe de Intercâmbio de Grupos de Estudo;
• Visitar o site do www.rotary.org

– ele oferece links a sites de distritos, clubes e fornece informações sobre programas do RI e da Fundação Rotária, além de diversos recursos como publicações que abrangem todos os aspectos de Rotary;
• Aprenda sempre mais, navegando e explorando o site ou lendo as publicações rotárias e os informativos do clube.

Mais de um século de existência, Rotary prima pela prevalência da verdade, aplicação da justiça, melhores relações entre os povos e alcance da paz mundial, fomentando elevado padrão de ética – um princípio que não pode ter fim.

Uma Conferência do Rotary em Londres em 1942 inspirou a criação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e cerca de 50 rotarianos atuaram como delegados e consultores por ocasião da fundação da ONU.

Hoje, junto à Organização das Nações Unidas, o Rotary detém uma das mais altas posições consultivas como organização não-governamental, permitindo-lhe acesso a recursos humanos e de outras naturezas no mundo inteiro.

Rotary teve papel preponderante intermediando os países na instalação da Usina Hidrelétrica de Itaipu, presente no lançamento de sua pedra fundamental.

A associação a um clube dá a homens e mulheres a oportunidade de contribuir com sua comunidade de forma estruturada. Rotarianos se reúnem semanalmente para planejar atividades de prestação de serviços em nível de clube, comunitário e internacional. Empregando sua experiência e conhecimentos profissionais, rotarianos fomentam, internacionalmente, desenvolvimento profissional. Não-sectários, apolíticos, os Rotary Clubes são abertos a pessoas de todas as raças, culturas e credos. O quadro social dos clubes é representativo da vida profissional e comercial das respectivas comunidades. Embora os rotarianos provenham de inúmeras culturas, eles estão unidos pela dedicação aos ideais que exaltam a tolerância, integridade e solidariedade, trabalhando com líderes profissionais de todo o mundo.

Essa união, aliada às realizações, freqüência e participação promovem uma amizade com cada sócio no mundo inteiro.

Joel Moreira Júnior
Governador Assistente 1999 / 00 e 2000 /01
RG Campo Belo – Distrito 4560

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *