Nossa reunião de 29 de setembro de 2010

Boletim do RC Niterói Icaraí – Ano 17 N 10 – 29 Setembro 2010,
Por Paulo José de Resende, Comissão de Imagem Pública de Rotary

Versão para impressão

“Não é gratificante constatar que o Rotary é mais próspero onde os padrões profissionais aproximam-se mais do ideal?” — Paul Harris, fundador do Rotary

No início da reunião, após saudação ao Pavilhão Nacional, o companheiro Marco Condeixa nominou a Mesa: Presidente Felipe Carvalho, Denise Pinaud, Carlos Alberto de Paula Chagas (Pres RC Niterói Leste).

Os visitantes dessa reunião: Carlos Alberto Chagas (RC Niteroi Leste), Maria Grundig

.

Carlos Alberto Chagas (foto 1), Presidente do RC Niteroi Leste, foi à tribuna para convidar a todos para a comemoração que ocorrerá hoje no RC Niterói Leste, que completou 30 anos em setembro.

Fabio Marchisiello foi apresentar o PEDIR. O mês de outubro, mês dos Serviços Profissionais, destaca a importância e a representatividade das profissões para o Rotary. Marchisiello lembrou que o fundador Paul Harris se valeu de outros três companheiros, de distintas profissões, para iniciar essa obra. Falou também da Prova Quádrupla, reflexão sempre necessária para o rotariano. Em ato contínuo, pediu sugestões de datas para um novo companheirismo na casa de sua mãe, com direito a um rodízio de pizzas, e sugeriu que se faça um bingo ou outra atividade de entretenimento. Por fim, ofereceu-se pessoalmente para ajudar na agenda para a VO do Governador do Distrito. Encerrou agradecendo ao companheiro Hélio, que fez o pagamento dos uniformes das crianças “apadrinhadas” na liga juvenil de futebol.

Paulo Resende foi à tribuna falar do boletim do clube. Afirmou que é uma tendência que o RCs do mundo todo usem serviços digitais mas, sabendo que há companheiros que não acessam a internet, optou por fazer uma tiragem impressa do boletim “econômica”: propôs “assinaturas” para esses. Também haverá algumas cópias para visitantes, sempre em pequenas quantidades. As companheiras Amelia e Yves solicitaram cópias, e mais um exemplar, para arquivamento pela secretaria Denise, será entregue a cada semana.

Marco Condeixa apresentou o Pensamento sobre a FR, sobre o Fundo Anual para Programas, que financia atividades em mais de 160 países, tais como: escavação de poços, alfabetização de crianças etc. O Fundo é mantido por doações dos companheiros. Lembrou do pensamento de Arch Klumph: “dinheiro somente não é capaz de muito. Uma pessoa bem intencionada, sem dinheiro, não chega longe. Os dois juntos são um dádiva no mundo”.

Novamente na tribuna, Fabio Marchisiello solicitou o valor disponibilizado para a obtenção do Paul Harris, a ser entregue na VO do Governador.

Roberto Carlos foi à tribuna falar sobre o evento ocorrido em Barra do Piraí: o seminário foi muito bem organizado e contou com a presença de quase 200 participantes, incluindo governadores e o companheiro Henrique Vasconcelos, Coordenador Regional da Fundação Rotária da Zona 22B, em que nosso Distrito está inserido, que veio de Fortaleza especialmente para o evento. Foram abordados assuntos relevantes. Para ele, foi uma oportunidade muito rica. Roberto Carlos exortou a participação em outros eventos como esse. A companheira Brigitta complementou falando sobre a Associação Brasileira da The Rotary Foundation, ABTRF, que conta com empresas parceiras como Bradesco, Porto Seguro Seguros, Mercedes Benz etc. O desafio agora é obter contribuições também de pequenas empresas que contribuam para os projetos do Rotary. Luiz Carlos sugeriu que haja palestras para as empresas, para divulgação da iniciativa.

Aproveitando a oportunidade, Roberto Carlos falou também que o RC Niterói Leste promoverá uma reunião conjunta com o RC Niterói Ingá, na qual terão a oportunidade de falar sobre os serviços profissionais. O encontro acontecerá na Casa da Amizade,no próximo dia 6 de outubro, às 20:30h.

.

A companheira Yves foi à tribuna para falar sobre o almoço de companheirismo, um sucesso! Falou sobre a festa da Casa da Amizade, parabenizando a companheira Neusa e lembrando que ontem a esposa do Governador foi até a Casa ver as atividades realizadas com as senhoras participantes. Falou sobre a festa de aniversário do RC Niterói Leste, para a qual recebemos o convite pessoalmente do seu Presidente, Chamou à tribuna o companheiro Marco Condeixa, que vai fazer aniversário no próximo dia 2 (foto 2). Falou com todos sobre a ausência do marco rotário do clube, que poderia ser solicitado à Secretaria de Urbanismo de Niterói.

Retomando a palavra, o Presidente reforçou o convite do aniversário do RC Niterói Leste. Lembrou também que haverá VO do Governador ao RC Niterói Praias Oceânicas, no dia 4 de outubro. Reiterou os parabéns ao companheiro Marco Condeixa e elogiou a proposta do encontro de companheirismo do companheiro Fabio Marchisiello. Informou que precisa contar com o apoio dos companheiros para definição da reunião do Conselho Diretor, pois a frequência á reunião está baixa e isso gera transtornos. A proposta assumida pela maioria é a da realização da reunião logo após a próxima reunião semanal, no dia 6 de outubro. E parabenizou novamente a companheiras Neusa, pela atual gestão da Casa da Amizade.

Quebrando o Protocolo, o companheiro Luiz Carlos foi à tribuna para tratar das eleições do próximo domingo. Pediu que os companheiros reflitam sobre a importância do voto. Reiterou que cada rotariano deve ‘Refletir” sobre as eleições como um rotário, votando de forma consciente.

Retomando a palavra, o Presidente encerrou a reunião!

Versão para impressão