IBGE vai divulgar população do país em 27 de novembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que no dia 27 de novembro vai divulgar a quantidade da população brasileira. Essa será a primeira informação a ser conhecida do Censo 2010, que começõu a entrevistar moradores de 58 milhões de domicílios do país este mês.

O presidente do órgão, Eduardo Pereira Nunes, disse que a informação será repassada para o Tribunal de Contas da União (TCU), que calculará o repasse de recursos do governo federal para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A distribuição é feita de acordo com o número de habitantes de cada município.

“Temos que publicar até o dia 27 de novembro os dados para efeito de cálculo do TCU”, reforçou o presidente do IBGE.

Segundo ele, dados referentes ao sexo (número de homens e mulheres) e à situação do domicílio (quantos moram em áreas urbanas ou rurais) serão informados a partir de dezembro.

O restante dos dados do Censo 2010 serão divulgados a partir de 2011. Esta edição inclui perguntas sobre cônjuges do mesmo sexo, etnia e língua indígena, disponbilidade de luz elétrica, tempo de deslocamento para o local de trabalho, utilização de internet e de telefones celulares.

Para traçar um retrato da população brasileira, estimada pelo IBGE em 191 milhões de pessoas, o censo inclui questões sobre condições habitacionais e socioeconômicos, como raça, religião, trabalho e renda.

(Fonte: Revista “O Lojista”, Niterói, CDL, Agosto 2010)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *