Nossa reunião de 15 de setembro de 2010

poradmin

Nossa reunião de 15 de setembro de 2010

Boletim do RC Niterói Icaraí – Ano 17 N 8 – 15 Setembro 2010,
Por Paulo José de Resende, Comissão de Imagem Pública de Rotary

Versão para impressão

 

 

A reunião se iniciou com um minuto silêncio pelo falecimento de Mario Barbosa de Moura Sobrinho (RC de Niterói Pendotiba), que era Tesoureiro da Governadoria  

A mesa foi composta por:   Felipe Carvalho, Denise Pinaud  e José França Conti (governador do Distrito 4750 em 1993-94).  

A companheira Denise informou as datas relevantes: aniversario de Cristina, esposa de Helio Considera (9); VO RC São Gonçalo/Alcântara (16); Seminário Distrital em Itaperuna (18); aniversario da Casa da Amizade de Niterói (21); aniversário RC Niterói Praias Oceânicas (22) e VO RC Niteroi Norte (28). Informou ainda que o índice de presença foi de 66%.  Somos poucos e cada ausência é sentida.  

O companheiro Ari leu um pensamento da FR, sobre o exemplo de Izabela Pereira, que participou de ações internacionais do Rotary (ajudou nas eleições da Nicarágua e fez estágio no Senegal e na Costa do Marfim) e que com isso teve a oportunidade de aprender teoria e prática necessárias à atuação para o estabelecimento duradouro da paz no mundo.

Roberto Carlos  fez relato sobre o evento em Santos, do Instituto Rotário, que teve a presença do nosso clube e de outros clubes do Distrito. Foram mais de 1100 participantes, e o evento foi presidido pelo companheiro Ray Klinginsmith, Presidente do RI. O Presidente do RI falou sobre o redistritamento, que não deverá ocorrer no Brasil, de acordo com o Ex-Diretor de RI José Alfredo Pretoni. O Presidente Ray deu grande ênfase à necessidade de procura de novos associados. O próximo instituto será em Goiânia, e depois em Vitória. Roberto encerrou sugerindo que o instituto seja parte do nosso Plano Anual de Companheirismo.

A companheira Neusa, que falou sobre o aniversário da Casa da Amizade. A data será comemorada com um almoço no dia 21/09. Às 12h30. Será uma festa completa, inclusive com direito a surpresas!

A companheira Brigitta foi à tribuna para falar sobre o Rotaract Icaraí, que apresentou novo projeto: “É Lendo que se Aprende”. Consiste na oferta, a todas as escolas de Niterói, para a formação de bibliotecas para comunidades. O Presidente do Rotaract André Alves redigiu uma carta que será dirigida às escolas sobre o assunto.  Brigitta ressaltou a importância de cuidarmos dos nossos “afilhados”. Também relatou que o companheiro Eduardo Coelho Sancho, responsável pelo programa de Intercâmbio de Jovens no Distrito, participou de encontro internacional de Intercâmbio, no qual se falou sobre a oficialização de um programa, que já é realizado em alguns distritos, o New Generations Exchange, que se destina a jovens de 18 a 25 anos. Para a participação, o candidato deve estar frequentando um curso superior.  Brigitta encerrou apresentando  o nosso nobre palestrante, companheiro do RC Niterói Leste e governador 1993-94: José França Conti. Quebrando o protocolo, Luiz Carlos materializou o reconhecimento por tudo feito para o clube e lembrou que o RC Niterói Icaraí instituiu o troféu José França Conti, concedido a todo o companheiro que apadrinha 2 novos companheiros para o clube.

EGD José França Conti

Conti agradeceu o convite feito pelo clube. Elogiou o nosso “comandante”, que foi zeloso no convite. Compartilhou a alegria por falar hoje a rotarianos exclusivamente, pela oportunidade de falar sobre os nossos “descuidos” com a instituição. Por que é imperativo crescer e expandir o quadro do Rotary?

Conti começou falando sobre os “descuidos” dos companheiros; qual seria pior? Não frequentar as reuniões? Não contribuir com sua cota da Governadoria? Não participar dos projetos do Clube? Nenhuma dessas é mais grave do que a omissão de não compartilhar o Rotary com outras pessoas que tem a qualificação para serem do Rotary. Lamentou que haja tantos associados, com muitos anos de Rotary, que amam o Rotary, mas que nunca trouxeram sequer um novo associado.

É oportuno lembrar o companheiro EGD José Danir Siqueira do Nascimento, falecido recentemente, que diria que o Rotary é muito bom para ser só nosso: portanto, deve ser compartilhado com muitos! Para Conti, esse é um grande lema rotário. Alertou que hoje, em 2010, voltamos a ter o número de associados que tínhamos em 1998. Portanto, não crescemos. Falha nossa! Dizem que o Rotary está envelhecendo, o que também é preocupante. A prevenção para esse risco é a atração de novos quadros, razão pela qual ganha força a proposta da avenida das Novas Gerações, do Rotaract, do Rotary kids e outras ações pelas gerações futuras.

Sobre o nosso Clube, afirmou nada ter a acrescentar. Felicitou-se com a reunião e afirmou que o nosso é um dos clubes que mantém viva a doutrina rotária, que valoriza a história de Rotary. Elogiou a pontualidade do nosso clube e condenou os grandes atrasos que por vezes ocorrem. Afirmou que o clube tem que ter um programa regular de informação rotária para os associados, porque ninguém gosta daquilo que não conhece. E essa responsabilidade recai sobre o padrinho, que é o responsável por esse novo quadro. Lembrou que a porta deve estar sempre aberta para quem entra e para quem sai, principalmente se buscava benefício próprio.

Conti parafraseou Goethe dizendo: aquele que não conhece a história de Rotary, nada conhece de Rotary! E encerrou dizendo: Acredite no que faz e faça aquilo no que acredita! Essa será uma forma de fazer um serviço mais eficiente para nós e para a humanidade.

O Presidente tomou a palavra e, depois de agradecer reiteradamente, promoveu o passeio da nossa querida Genoveva. Atendendo à boa proposta da associada Amélia Manhães, realizou o sorteio da rifa de um espremedor de frutas, ganho pela nossa companheira Neusa. O companheiro Helio recebeu o prêmio surpresa, uma bela calculadora,que foi trazida do Instituto Rotário. O sorteio teve como objetivo reverter a renda obtida para a Fundação Rotária.

Comunicou que haverá a 5ª caminhada ecológica rumo ao Parque da Cidade, no próximo dia 19/9, às 8h30. Cada participante está convidado a doar um quilo de alimento não-perecível. Agradeceu pessoalmente ao livro doado pela companheira Matilde, esposa do governador Conti. E fechou dizendo que, se faz algo de certo como Presidente, é por conta dos professores que aqui tem. Lembrou que no dia 21/9, ocorrerá a reunião do Conselho Diretor, ás 19h30 no Rio Cricket.

Proclamou o lema e encerrou a reunião, não sem antes lembrar novamente do companheiro Mario e de sua vida, uma cartilha para o Rotary.

 

Versão para impressão

Sobre o Autor

admin administrator

Deixe uma resposta