8 de Setembro: Dia Internacional de Alfabetização

poradmin

8 de Setembro: Dia Internacional de Alfabetização

Prezados Rotarianos,

Educação básica e alfabetização são essenciais para melhorar comunidades e tirá-las da pobreza. Desde 2002, o Rotary International e a International Reading Association (IRA) trabalham juntos para promover a alfabetização em comunidades do mundo todo. Clubes e distritos do Rotary têm colaborado com conselhos locais da IRA em suas comunidades e no exterior. Eles criaram centros de alfabetização no Paquistão, desenvolveram materiais educativos na África do Sul e construíram escolas no Equador. Além disso, ensinaram alunos, forneceram livros e equipamentos educacionais, e ajudaram escolas em suas próprias comunidades.

Os Rotary Clubs são incentivados a celebrar o Dia Internacional da Alfabetização, em 8 de setembro, através da criação de uma relação com os conselhos locais da IRA. Convide membros da associação para uma reunião de clube ou ofereça-se para fazer uma apresentação ao conselho local da IRA. A IRA convida todos os rotarianos a aprenderem mais a respeito de alfabetização e melhores práticas pelo site www.reading.org . Nos dias 7 e 8 de setembro, haverá um webinar especial sobre alfabetização. Para saber como se inscrever, acesse www.reading.org .

Haverá duas apresentações, a primeira será às 18h00 (horário de Washington, D.C.) no dia 7 de setembro e a segunda será às 08h00 no dia 8 de setembro. Essas informações também serão publicadas no website da IRA. O webinar acontecerá juntamente com um evento especial da IRA na Brookings Institution em Washington, D.C., EUA, e dará enfoque ao papel da alfabetização na melhoria da qualidade de vida de mulheres e meninas.

Reduzir a disparidade entre os sexos na educação é um importante componente no esforço global para oferecer alfabetização a todos, e faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento de Milênio. Rotarianos já realizaram grande progresso nesta área: eles abriram escolas para meninas desprovidas de educação sob o Regime Talibã no Afeganistão, forneceram treinamento de serviços profissionais para mulheres na Índia e englobaram treinamento profissional com programas de alfabetização de Abordagem Linguística Concentrada para ajudar mulheres na Turquia.

O Dia Internacional da Alfabetização representa uma oportunidade para clubes e distritos melhorarem as iniciativas de alfabetização locais e internacionais. Existem muitos rotarianos que também são membros da IRA e ficariam contentes em lhe ajudar a encontrar oportunidades para colaborar. Para mais informações, contate os funcionários da IRA pelo e-mail irawash@reading.org . A associação também tem um grupo composto por rotarianos e membros do conselho da IRA que colaboram com projetos de alfabetização e melhores práticas. Visite o website do grupo para saber mais sobre alguns exemplos maravilhosos da parceria da IRA e do Rotary em esforços de alfabetização.

Atenciosamente,

Jessica Anderson