Nossa reunião de 25 de agosto de 2010

poradmin

Nossa reunião de 25 de agosto de 2010

Boletim do RC Niterói Icaraí – Ano 17, Nº5 – 25 Agosto 2010
Por Paulo José de Resende, Comissão de Imagem Pública do Clube

Versão para impressão

 

O Presidente, Felipe Carvalho, abriu uma reunião muito especial, cheia de convidados e muito animada!

“O Rotary não cresceu pelo simples fato de que foi descoberta uma fórmula adequada; sua influência se faz sentir em todo o mundo em consequência de um inesgotável esforço para expandi-lo!”
— Paul Harris, fundador do Rotary

O companheiro Marco Condeixa saudou a todos os presentes e nominou os componentes da mesa: Felipe Carvalho, Denise Pinaud e Antonio Machado, convidado especial, Presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia (foto 1).

Foto 1

Nominou também os convidados da reunião: Antonio Carlos Agra, Giuly Agra, Janio Cardoso de Carvalho, Mauro Cesar de Souza, Paulo Cesar Munir.

Dando continuidade às ofertas voluntárias à Fundação Rotária, o Presidente pediu à companheira Brigitta que levasse Genoveva para “passear”, engordando ainda mais a conta das contribuições.

A companheira Denise lembrou que, em 28/8, haverá o Seminário Distrital de Desenvolvimento do Rotary (Araruama); e que a companheira Brigitta fará palestra no RC Niteroi Ingá (sobre a Fundação Rotaria).

Comp. Brigitta

QUEM É QUEM

Brigitta Grundig é nascida em Porto Alegre, em 25/julho (Dia do colono e dia do motorista). Tem mãe alemã e pai brasileiro, é casada com o companheiro Roberto Carlos e com 3 filhos formados (com orgulho) – uma arquiteta e dois publicitários. Começou os estudos na Escola Corcovado, no Rio. Depois, cursou arquitetura e sempre teve um relacionamento com a música, tendo iniciado seus estudos com a flauta doce, chegando a participar de um grupo de música erudita. Depois da graduação de arquitetura, cursou o bacharelado em canto (soprano). Naquele período, conheceu seu marido, grande companheiro. Trabalhou no Conjunto Música Antiga da Rádio MEC por quinze anos. Depois, ingressou na UFF, exercendo ofício da sua formação em arquitetura, e participou ativamente da revitalização da Ilha da Boa Viagem (restauração da igreja, recuperação paisagística). Depois de reformulações, acabou ingressando na Pró-Reitoria de Extensão. Afastou-se da UFF durante o período de planejamento e exercício do mandato de governador de Roberto Carlos. Sobre o Rotary, classifica-se como uma “Rotarada”, vivamente empenhada em diversas ações. Acredita no poder do Rotary de fortalecer relacionamentos com a comunidade e disso tira grande satisfação, especialmente na observação das realizações do clube. Destacou a importância da ética no momento. Entrou no Rotary após convite para fundar o RC Niterói Icaraí. O Rotary é uma fonte de prazer para ela, especialmente no convívio e na observação das realizações. Hoje, é responsável pelas ações na internet do RC Icaraí e exerce a função de Coordenadora Distrital da Fundação Rotária. Antes disso, já atuou em diversas comissões, e foi governadora assistente em várias gestões. Testemunhou que a riqueza do Rotary se dá na diversidade e no desenvolvimento da tolerância, rumo à paz mundial, seja no ocidente ou no oriente.

Paulo Resende foi chamado à tribuna para apresentar o homenageado Antonio Machado, representante do universo da Fotografia (que teve seu dia mundial comemorado em 19/agosto), tendo falado de sua biografia de forma rápida porém consistente: o fotógrafo começou sua carreira aos 16 anos, atuando na imprensa, sempre teve perfil proativo. Desde os anos 1990, responde pela Presidência da Sociedade Fluminense de Fotografia. Além disso, Paulo Resende fez um testemunho vivo do ambiente de companheirismo que é a sede daquela Sociedade.

Antonio Machado falou da Sociedade Fluminense de Fotografia, instituição fundada em 1944 e do Dia Mundial da Fotografia. Falou da divulgação da fotografia, feita em Paris, há 179 anos. Em 1840, a fotografia chega ao Brasil pelas mãos de um abade francês, tendo o imperador Pedro II como seu entusiasta. Foi em nosso país que utilizou-se pela primeira vez, o termo “fotografia”. Concluiu dizendo que a SFF, com seus 66 anos de idade, está à disposição para colaborar nas ações do Rotary.

O Presidente Felipe Carvalho tomou a palavra ressaltando que o RC Icaraí gosta de surpreender, mas que hoje foi surpreendido pela presença de tantos convidados, fotógrafos por paixão. Entregou, por fim, Diploma de Honra ao Mérito ao nobre convidado (foto 2).

Foto 2

A companheira Yves foi chamada à tribuna para o companheirismo e a homenagem aos aniversariantes do mês: Rodolfo Darigo (7), Maria Reis (15), Rose Castro (19) e Maria Yvonne Valladares (31). Cantou a canção do companheirismo e falou sobre a amizade. Lembrou também da visita do Governador ao RC Niterói, no próximo 2/setembro. Chamou o companheiro Paulo Cesar para fazer “propaganda” da sua pousada, de bom preço e muita qualidade, em Saquarema, onde ocorrerá uma boa atividade de companheirismo no final de semana do seminário de Araruama. E informou que a partir de setembro será feito, no último domingo do mês, almoço de companheirismo do RC Icaraí.

O Presidente reforçou o convite à palestra no Clube Português, que será proferida pela companheira Brigitta. Informou que, na próxima sexta, o Clube Rio Cricket fará sua festa de aniversário. Falou do convite ao cozido do RC Praias Oceânicas, em 29/agosto, para aqueles que não forem ao seminário de Araruama. Elogiou o empenho da companheira Maria Reis e de Marco Condeixa, pelas realizações de hoje. Lembrou da posse do Rotaract Icaraí, ocorrida na semana passada. Sobre o dia do fotógrafo, falou que ele não deve se limitar a um dia.

Imaginou um mundo sem imagens, que seria muito triste, e valorizou o fato do fotógrafo mostrar ângulos inéditos de imagens, atribuindo novos significados. Parabenizou as mulheres pelo troféu conquistado, pelo maior número de mulheres na visita que o governador fez ao RC Niterói Arariboia. Por fim, proclamou o lema do clube e encerrou a reunião.

.

 

Nossa próxima reunião:
– Pensamento sobre a FR
– PEDIR: As Novas Gerações
– Palestra: “O futuro das Forças Armadas e seu novo papel para a história do Brasil”, pelo Ten Cel Carlos Augusto Vieira Coelho, CMT da 2ª CSM

Versão para impressão

Sobre o Autor

admin administrator

Deixe uma resposta