Nossa reunião de 11 de agosto de 2010

poradmin

Nossa reunião de 11 de agosto de 2010

Boletim do RC Niterói Icaraí – Ano 17, Nº3 – 11 Agosto 2010
Por Paulo José de Resende, Comissão de Imagem Pública do Clube

Versão para impressão. 

 

“Se eu pudesse voltar aos meus tempos de infância e se eu pudesse remanejar as coisas a meu gosto, uma das primeiras coisas que eu faria seria remanejar o relacionamento com os adultos ao meu redor. Haveria poucos problemas entre as pessoas se todos se entendessem. Todos os homens devem tentar, na medida do possível, enxergar as coisas através da ótica do menino para poder verdadeiramente ajudá-lo.”
— Paul Harris, fundador do Rotary

 

A reunião de hoje foi um notável exemplo da integração que o Rotary difunde no mundo. 

Após a abertura da reunião, Denise Pinaud informou da visita oficial do atual Governador do Distrito, Marcos Rosa, ao RC Niteroi Leste (11/8). Depois, divulgou correspondência recebida pelo Clube que divulgou a campanha de doação de medula óssea em Niterói (13-14/8), no abrigo de bondes (Supermercado Guanabara). Na carta, pediu-se a indicação de pessoas para o apoio da atividade. 

Homenagem ao Garçom

Yves foi à tribuna e falou do Dia do Garçom, o Dia do Advogado e o Dia dos Pais. Depois, entregou prêmios doados pela loja Nippon, para homenagear o pai com mais filhos (Roberto Carlos ganhou, com seis filhos) e os garçons Lopes e Jeronimo (foto 1). Lembrou ainda do aniversário da associada Maria Reis (15/8). 

Brigitta foi à tribuna  para transmitir aos companheiros o agradecimento ao nosso clube de Cristina Barile, do RC Chenque, Patagonia (Argentina). Informou ainda que a comissão de indicação do próximo presidente do RI se reuniu, com indicação do companheiro Sakuji Tanaka, do RC Yashio, Saitama (Japão), para o período 2012-2013. 

Marco Condeixa informou que a sra. Priscila Caldas passará o cargo de Presidente do Rotaract Icaraí para para o companheiro Andre (19/8). Registrou elogio ao Presidente, Felipe Carvalho pelo andamento da gestão 2010-2011. Lembrou da importância da juventude no Rotary, pois os clubes unem a experiência dos maduros com a vontade dos jovens. 

Patricia Castro, do Rotaract Niterói Icarai, fez uma apresentação sobre seu intercâmbio na Hungria. Lá, participou de atividades do cotidiano escolar e vivenciou as festas de Ano Novo, muito diferentes das comemorações no Brasil. Conheceu a culinária local, especialmente o goulash e os sorvetes. Conheceu ainda castelos medievais e outros prédios, relacionados à sua formação acadêmica (História). Teve a oportunidade de conhecer a capital do país, Budapeste, com seus monumentos e pontos turísticos. A apresentação de todos os intercambistas naquele país foi feita em Budapeste, uma verdadeira festa brasileira!  

O GD Luiz Spitz fala sobre as Novas Gerações

Roberto Carlos foi chamado à tribuna para apresentar o palestrante, Governador Luiz Spitz (2009-10) (foto 3). Na oportunidade, lembrou que os governadores do Distrito estão sempre à disposição, quando convidados, para compartilhar suas vivências para o aperfeiçoamento do Distrito. 

Luiz Spitz falou sobre a Avenida das Novas Gerações. Traçou um histórico das outras quatro avenidas do Rotary e respectivos papeis no Rotary. A criação da Avenida das Novas Gerações foi aprovada em abril de 2010, pelo Conselho de Leigslação do RI, reconhecimento ao papel do jovem nas ações para a promoção da paz e compreensão mundial. 

Lembrou que a nova Avenida vem preencher um vazio existente no tratamento dos jovens, com benefícios para o Distrito e para os cidadãos do país. Reconheceu com alegria a importância da indicação do companheiro Lucas Silverio, escolhido para participar do projeto de Universidade da Paz do RI. Nosso Distrito ainda foi celebrado pela promoção do intercâmbio cultural viabilizado pelo Rotaract (Magé conta hoje com duas intercambistas). 

Por fim, lembrou que em 15 de agosto de 2009, prestigiou a fundação do Rotaract Icaraí, que hoje está em plena atividade. O empenho desses jovens em questões como o serviço social e a sustentabilidade ambiental, segundo o governador, merece nosso reconhecimento. E expressou o desejo de voltar aqui no próximo ano para comemorar mais um período de realizações. Ressaltou, ainda, que a exortação à participação no Rotaract não se dá por vaidade do Rotary, mas porque esse é um meio para estimular ainda mais a vocação do jovem para as suas próprias realizações. 

O governador disse ainda que ninguém se faz melhor por ser do Rotary, mas exatamente o contrário: o Rotary atrai as melhores pessoas. E que é responsabilidade de cada rotariano abandonar eventuais disputas internas e trazer mais e melhores rotarianos. Concluiu enfático: “nós rotarianos fazemos. Mas podemos fazer muito mais. E o Rotaract está aqui nos dando exemplo”, sendo aplaudido de pé. 

O presidente Felipe Carvalho reiterou a importância dos comunicados já realizados e informou que, por ocasião do seminário de desenvolvimento do Rotary, em Araruama, o RC Icaraí pretende organizar caravana para participação e pernoite na pousada do companheiro Paulo Cesar. Citou ainda que a loja Nippon promove campanha de coleta de pilhas e baterias para destinação adequada. A campanha conta com grande adesão e se soma a outras em andamento no país. A pedido da presidente do Rotaract Magé, Paula Amaral, convidou os intercambistas, que se apresentaram: Tetyana Prylipko (Rotarac Club Yalta Ukraine, Ucrânia, Distrito 2230), Luciana Carolina Nievas (Rotaract Rivadavia, Argentina, Distrito 4930) e Aske Birkenfeldt (RC Ringe, Dinamarca, Distrito 1460) . 

Foram nossos convidados: Reinaldo Bragança, Ademir Antunes, Gilson Carvalho (Núcleo de Comunicação Social da UFF), Luciana Carolina Nievas (Rotaract Rivadavia, Argentina, Distrito 4930), Paula Lima Amaral (Rotaract Magé), Rayssa Rodrigues, Rafael Crisp (acompanhado de seu pai), Raphael Azevedo (Rotaract Itaborai),Tetyana Prylipko (Rotaract Club Yalta Ukraine, Distrito 2230), Lucas Silverio de Lima (Rotaract Magé), Priscila Caldas (Rotaract Icaraí) e Aske Birkenfeldt (RC Ringe, Dinamarca, Distrito 1460). 

Para terminar a reunião, o Presidente convidou Priscila Caldas, e o ex-presidente do nosso Clube, Fabio Marchisiello (2009-2010), que recebeu um sino, símbolo do exercício da presidência. Priscila Caldas proclamou o nosso lema e o presidente bateu o sino, dando por encerrada a reunião. 

RC Icaraí em mais um dia de casa cheia

Nossa próxima reunião:
– Pensamento sobre a FR
– Apresentação pelos integrantes das 5 Avenidas de Serviços e 6 Comissões Executivas das atividades realizadas do mês anterior e previstas do mês seguinte 

Versão para impressão. 

Veja as fotos dessa reunião e das anteriores no Orkut e no Facebook do Rotary Niterói Icaraí.

Sobre o Autor

admin administrator

Deixe uma resposta