Como transcorreu nossa reunião de 4/8/2010

Como transcorreu nossa reunião de 4/8/2010

Boletim do RC Niterói Icaraí – Ano 17, Nº2 – 4/8/2010
Por Paulo José de Resende, Comissão de Imagem Pública do Clube

“O Rotary não cresceu pelo simples fato de que foi descoberta uma fórmula adequada; sua influência se faz sentir em todo o mundo em consequencia de um inesgotável esforço para expandi-lo!”
— Paul Harris, fundador do Rotary

Comp. Hélio Considera

Iniciada a reunião, Helio Considera foi à tribuna falar sobre tema relativo ao mês de agosto (mês do desenvolvimento e expansão do quadro associativo) constante do PEDIR – Programa Especial de Instrução Rotária. Exortou o respeito à tradição com olhos no futuro e falou da importância da união.

Maria Reis tratou da Fundação Rotária e compartilhou as palavras de Arch Klumph, idealizador da FR: Devemos aceitar doações que visem ao propósito de fazer o bem no mundo através de iniciativas comunitárias, educacionais e humanitárias. Lembrou que, em mais de 90 anos de existência, a Fundação tem ajudado um sem-número de vidas, e que nossas contribuições é que mantêm essa instituição viva e atuante!

Priscila Caldas, Presidente do Rotaract Icaraí 2009/2010, reiterou o convite da posse da nova gestão, dia 19 de agosto, às 20h, no Rio Cricket. Informou ainda o seu afastamento pelos próximos seis meses, por motivo de um intercâmbio que fará na Espanha.

Afonso Feitosa, do RC Praias Oceânicas, presenteou o clube com o vídeo da posse da nossa querida Neusa, que exerce a função de Presidente da Casa da Amizade de Niterói. A cerimônia ocorreu em 18 de junho.

Comp. Denise, secretária do Clube

Denise Pinaud falou sobre o percentual de presença nas reuniões do mês de julho (68%). Informou sobre parceria firmada por Luis Fernando Pinto, Presidente do RC Tijuca, com os embaixadores do McDia Feliz, convidando a todos para participação no evento de mesmo nome. Esclareceu que o Rotary pode patrocinar a ação ou seus associados podem comprar tíquetes antecipados. Por fim, divulgou a festa caipira da Creche Lar de Humaitá, que ocorrerá no dia 15 de agosto (endereço: Av. Franklin Roosevelt, 1535 – Marambaia – São Gonçalo).

Paulo Resende falou sobre o seminário de capacitação realizado na Casa da Amizade (31/07), que tratou de diversos assuntos como o desenvolvimento rotário, projetos de subsídio equivalente, Clube Eficaz e Fundação Rotária. Houve ainda debates sobre a relação entre Avenidas e Comissões dos Clubes e a necessidade do aumento dos quadros no Brasil. A reunião teve ampla participação dos clubes de Niterói e São Gonçalo.

Yves Correa foi à tribuna e começou falando o lema anual (UNIR CONTINENTES, FORTALECER COMUNIDADES). Depois, tratou do dia do Padre (4/agosto) e nominou alguns religiosos da comunidade de Niterói que representam a vocação. Além disso, informou que tem em mãos a agenda cultural da UFF, disponível aos interessados. Por fim, informou que, por sugestão do presidente, o dia dos pais será comemorado no último encontro do mês.

Lecyr Lobo (RC Niteroi Arariboia, nosso clube padrinho) foi à tribuna para convidar a todos para a roda de conversa com profissionais do Banco de Leite Humano, dia 8 de agosto, no Campo de São Bento. Veio também prestar contas do projeto Banco de Leite Humano, que, para nossa alegria, dispõe de R$ 25.300,00 para implementar mais ações, em parceria com algumas Prefeituras. Encerrou agradecendo ao Rotary Icaraí e à companheira Brigitta, que visitou seu clube na semana anterior. Em nome do Rotary Club de Itaboraí, convidou para jantar a ser realizado na Casa da Amizade de Itaboraí, em 16 de agosto, para mobilização dos clubes com vistas ao banco de amamentação.

Brigitta foi à tribuna para falar sobre a Fundação Rotária, reforçando a mensagem da companheira Maria Reis. Informou, ainda, que, por meio da internet, o RC Icaraí teve a oportunidade de contar com a participação da companheira Cristina Barile, do RC Chenque, da Patagônia (Argentina), no seminário de capacitação realizado na última semana, e que esta presenteou o RC Icarai com a flâmula do seu clube.
Como presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária, Brigitta afirmou que os companheiros de Rotary Clubs da Alemanha tem interesse na consolidação de nossas parcerias internacionais. Nosso Distrito apresentou sete projetos, dos quais 1 já foi “emparceirado”. Por fim, exortou os companheiros à participação e colaboração, por meio especialmente da famosa Genoveva.

A intercambista Patrícia

Patricia Castro, do Rotaract Icaraí, entregou ao nosso Presidente a flâmula do RC Hodmezövásárhely, clube que a recebeu na Hungria no seu intercâmbio (foto 3).

Participaram da reunião, além dos associados: Domício Figueiredo, Priscila Caldas (Presidente do Rotaract Icarai), Jorge de Souza, Afonso Feitosa (RC Niterói Praias Oceânicas), Lecyr lobo (RC Niteroi Arariboia).

Tomando a palavra, o Presidente Felipe Campos Carvalho comentou a questão do percentual de participação nas reuniões e a necessidade de acompanhar esse valor, propondo o estabelecimento de metas para o seu aumento. Informou a realização da assembléia para indicação do candidato a governador do Distrito e discussão do orçamento do nosso Clube. Agradeceu a participação dos convidados e encerrou a reunião.

FALTOU DIZER!
No último boletim, faltou dizer que a reunião anterior foi encerrada pelo dr. Marco Condeixa, Presidente eleito para o mandato 2011/2012.
Convidado pelo Presidente Fel ipe Monteiro, foi dele a honra de bater o sino e de proclamar o lema do nosso Clube!

Nossa próxima reunião será dedicada às Novas Gerações.
Veja a programação prevista:
– Quem é quem?
– Apresentação da rotaractiana Patrícia Castro sobre o seu período de intercâmbio
– Palestra sobre o tema “A 5ª Avenida: Novas Gerações, sua importância na renovação do Quadro Associativo dos Rotary Clubs”

Clique aqui para imprimir o boletim

admin administrator