Clipping 2009

Cartilhas
15/10/2009, Jornal de Santa Rosa, Andanças do Guadá

Na reunião do Rotary Club Icaraí, o Chanceler Raymundo Nery Stelling entregou ao Governador Luiz Spitz – que se encontrava em visita oficial, 200 cartilhas da Cidadania do IFEC, para serem distribuídas pelas unidades do Rotary em todo o nosso Estado. A proposta surgiu durante a visita do Governador acompanhado de mais dois outros governadores na sede do IFEC, Jorge Monteiro e Roberto Carlos Monteiro.

200 Cartilhas da Cidadania entregues ao Governador do Rotary
9/10/2009, Leandro Duarte, IFEC, por e-mail

Na reunião do Rotary Icaraí neste dia 7 de outubro de 2009, nosso chanceler esteve presente entregando oficialmente ao governador do Rotary, sr.Luiz Spitz – que se encontrou em visita oficial, 200 Cartilhas da Cidadania do IFEC para que sejam distribuídas pelas unidades do Rotary em nosso Estado do Rio de Janeiro.

A proposta surgiu quando da visita mês passado do Governador acompanhado de mais dois outros governadores em nossa Sede Administrativa do IFEC, inclusive nossos estimados amigos Roberto e Brigitta Monteiro.

Na ocasião nosso Chanceler identificou a grande quantidade de Cartilhas que já foram doadas desde 2005 quando este projeto “Série Cartilhas da Cidadania do IFEC” foi lançado numa profícua parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

O Governador do Rotary identificou a importância da temática das Cartilhas para a formação e conscientização cidadã: “Lei e Cidadania”; “Folclore Nacional”; Símbolos e Hinos Nacionais” e “Dicionário Cívico” e, ainda, a intensificação desta parceria entre o ROTARY e o IFEC a favor da cidadania e do social!

Projeto ‘Mude com uma Muda’ chega à Escola Municipal Sítio do Ipê
1/10/2009, Fundação Municipal de Educação

Na próxima terça-feira, dia 6 de outubro, os alunos da E.M. Sítio do Ipê participam do plantio de mudas na unidade escolar, a partir das 14 horas. O projeto ‘Mude com uma muda’ chegou à Rede Municipal de Ensino através de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Niterói com o Rotaract Club da cidade e a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), que doará 80 mudas. O objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.

De acordo com a diretora da escola, Glória Salgueirinho, esta atividade ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade nas crianças. “Hoje, os alunos precisam voltar o olhar para a preservação do meio ambiente. Com o simples plantio de mudas, eles começam a entender a importância do cuidado com os objetos a sua volta, como por exemplo, o material usado no dia-a-dia, seja na unidade escolar como na vida pessoal”, declara.

Setembro 2009

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias reúne a população em Niterói
19/09/2009, Jornal O Fluminense, Cidade, Danielle Rabello

Estudantes de escolas públicas e particulares, rotarianos, cadeirantes, universitários, escoteiros e outros voluntários, totalizando cerca de 5 mil pessoas, participaram neste sábado do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, recolhendo cerca de três toneladas de lixo nas orlas das praias e lagoas de Niterói. Na cidade, o evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e pela Fundação Municipal de Educação.

De acordo com a Secretaria, os voluntários se deparam com vários tipos de detritos, como sandálias, sutiã, lâmpadas fluorescentes, cabo de guarda-chuva, pregadores de roupa, corrente de bicicleta, travesseiros e cinco ventiladores. Entretanto, o lixo mais comum jogado nas areias, como nos 11 anos anteriores, ainda são os canudinhos de refrigerante e guimbas de cigarro.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Antonio Fernandez, o Zaff, o principal objetivo do evento é conscientizar a população sobre os cuidados com o lixo.


aio 2009

Por aí…
26
/5/2009, Jornal O Fluminense

O funcionário da Clin Nelcir de Freitas Sodré, que varre as ruas do Centro há 17 anos, representará os colegas na homenagem que o Rotary presta amanhã à categoria, pelo Dia do Gari.

Garis da Clin serão homenageados
26
/5/2009, Jornal O Fluminense, Seção Cidades

Os garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) serão homenageados pelo Rotary Club amanhã, às 9h30. O evento acontecerá na sede da companhia e um funcionário – Nelcir de Freitas Sodré – que varre as ruas do Centro de Niterói há 17 anos representará seus colegas.

No café da manhã estarão presentes o presidente da Clin, Guilherme Tinoco, diretores do Rotary e da companhia de Limpeza. Vale ressaltar que o Dia do Gari foi comemorado no último dia 16.


Intercâmbio cultural: britânicos visitam a UFF
22/5/2009 – RC Niterói Icaraí,
UFF-Notícias, Núcleo de Comunicação Social

Um grupo de britânicos visitou a UFF no dia 18 de maio, como parte do programa de intercâmbio cultural entre países patrocinado pela Fundação Rotária do Rotary International. O objetivo é proporcionar a jovens profissionais a possibilidade de conhecer as técnicas e metodologias ligadas à sua profissão, assim como a cultura e o dia-a-dia de povos de outros países.

Acompanhados por servidores da Assessoria para Assuntos Internacionais e do Núcleo de Comunicação Social, David Houghton, Katie Little, Ruth Bullork, Raphael L’Host e Jason Cox estiveram na Reitoria, Campus da Praia Vermelha, Campus do Gragoatá e Hospital Universitário Antônio Pedro.

Na Reitoria, os britânicos foram recebidos pelo pró-reitor de Extensão, Fábio Barboza Passos, que falou sobre os projetos de extensão desenvolvidos pela universidade, especialmente na área social, principal interesse dos visitantes. Também estiveram no Centro de Artes UFF e conheceram a Orquestra Sinfônica Nacional.

A parada seguinte foi no Campus da Praia Vermelha, onde foram recepcionados pelo diretor da Escola de Engenharia, Hermano Cavalcanti, e visitaram o Instituto de Computação, onde o professor Esteban Clua mostrou laboratórios onde são desenvolvidas pesquisas em software. Houve ainda uma breve visita ao Pré-Vestibular Popular, trabalho voluntário desenvolvido por alunos daquelas unidades.

O grupo esteve no Instituto de Letras conhecendo o Programa de Língua Estrangeira e Materna e o Centro de Recursos e de Aprendizagem Individualizada que interessou especialmente a Ruth Bullock, professora e consultora em línguas estrangeiras.

No Hospital Universitário Antônio Pedro, última unidade visitada, o professor Valdecyr Herdy Alves explicou como é feito o trabalho no Banco de Leite Humano, que dirige, e encaminhou o grupo à UTI Neonatal. Os visitantes ficaram impressionados com a excelência do trabalho desenvolvido nesses setores. Katie Little, que trabalha em gestão hospitalar na Inglaterra, afirmou que o programa de aleitamento materno brasileiro tem mais êxito que o similar inglês: “Poderíamos aprender como melhorar isso com o modelo desenvolvido pela UFF.”