Rotary e Google juntam forças

Donna Polydoros, Notícias do Rotary International

O Rotary fez parceria com o Google para disponibilizar gratuitamente on-line quase 100 anos de The Rotarian.

Todas as edições da revista, de 1959 a 2008, podem ser encontradas no Google Livros e mais edições estarão lá em breve. O site pode ser acessado na página da The Rotarian no site do RI.

Os usuários podem escolher na galeria de edições, organizada por décadas, ou clicar em “Search all issues” para procurar uma palavra ou frase em todo o catálogo. A colaboração é parte de uma iniciativa para tornar os materiais históricos do Rotary mais acessíveis aos rotarianos.

“O Google está fazendo todo o trabalho de escanear e indexar o material para facilitar as buscas, sem custo para o Rotary”, diz Stephanie Giordano, arquivista do Rotary International.

Mais de 72.000 páginas estarão disponíveis quando o Google terminar de escanear e fazer o upload de todas as 1.100 edições. A primeira edição foi publicada em janeiro de 1911, quando a revista era chamada The National Rotarian.

Algumas das edições interessantes são a de dezembro de 1979, que relata o primeiro projeto de imunização da pólio; a edição do centenário em fevereiro de 2005; e outras dos anos 80, discutindo a admissão de mulheres no Rotary.

Tente você mesmo. Dê uma olhada em edições passadas.

Para história da revista e prévia de edições, veja a galeria de fotos da The Rotarian através dos tempos.