Vai acontecer em Niterói o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

poradmin

Vai acontecer em Niterói o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um programa internacional de educação ambiental, que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta. Em 2009, Niterói completa 12 anos de realização do evento. A Prefeitura coordena as atividades, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Fundação Municipal de Educação, com ações nas praias e lagoas que seguem em anexo.

O evento, que ocorre no terceiro sábado de setembro (dia 19), é coordenado mundialmente pelo Center for Marine Conservation (CMC), com sede em Washington, nos EUA, com apoio da Coca Cola. Cerca de cem países, signatários do Tratado Internacional de Controle da Poluição Marinha fazem parte desse acordo, incluindo o Brasil. É uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar. Toneladas de detritos são despejadas no mar todos os dias, nos quatro cantos do mundo. Além de causar danos graves e a morte de milhares de animais marinhos, estes detritos sujam as praias e são um risco para a saúde das pessoas.

Os relatórios do lixo coletado seguem para a coordenação nacional, documentados por fotos e as coordenações de cada país enviam para a coordenação internacional, que adota medidas para minimizar os impactos dos resíduos sólidos no ecossistema marinho.

Hoje, a corrente dos voluntários inclui estudantes, ambientalistas, escoteiros, esportistas, mergulhadores, empresários, ONG’S, Exército, Marinha, Rotarianos, Órgãos Ambientais do Estado, Igrejas, Clubes Náuticos, Universidades, Projeto RENASCER da Unidos da Viradouro, Projeto Grael, Projeto Fernanda Keller, Portadores de Necessidades Especiais entre outros.

Portanto, fazemos um convite para que participe do evento, dia 19 de setembro das 8h às 12h, extensivo a familiares e amigos.

Em virtude da previsão de materiais a serem distribuídos em cada ambiente, é necessário inscrição, até o dia 10 de setembro, pelos telefones ou e-mail abaixo relacionados, informando o número de voluntários e a praia ou lagoa da preferência.

meioambiente@niteroi.rj.gov.br – Tels. 2622-7631 e 2613-2283 (Rosangela ou Valéria)

admin administrator