Atividades e exames gratuitos no Dia da Saúde

Promovido pelo Vital Brazil, o “Saúde em Dia” acontecerá no próximo dia 5

Na próxima quarta-feira, 5 de agosto, Niterói comemorará o Dia Nacional da Saúde com a segunda edição do “Saúde em Dia”, iniciativa do Instituto Vital Brazil (IVB), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, junto da Câmara dos Vereadores de Niterói, da Secretaria de Saúde de Niterói e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Será um dia inteiro de atividades relacionadas à saúde e ao bem-estar, promovidas no Vital Brazil, no Terminal Rodoviário João Goulart e nas Barcas. O evento é gratuito e aberto a todos, além disso, não é preciso fazer inscrição prévia.

No IVB, os interessados poderão participar de terapias com florais e shiatsu, e aferir pressão e glicose durante o dia todo, no jardim do instituto. Quem passar pelo instituto poderá ainda apreciar apresentações de capoeira do grupo “Vital Brazil”. E quem quiser entrar de cabeça no “Saúde em Dia” poderá participar também das ginásticas laboral e do Projeto Gugu, na parte da manhã. Às 14h, no auditório do IVB, haverá uma conversa entre adolescentes sobre racismo e violência, com estagiários do Laboratório de Proteção da Vida do Vital Brazil.

Já quem estiver passando pelo Terminal Rodoviário poderá visitar a exposição de animais peçonhentos vivos do Instituto Vital Brazil, com exibição de vídeo e presença de biólogos, que explicarão sobre estes bichos e o que fazer em caso de acidentes. Pela manhã, às 9h, a presença do grupo “Ginástica do Gugu” aquecerá os transeuntes. Logo depois, às 10h30, haverá apresentação da Capoeira do Vital Brazil. Além disso, haverá orientação sobre a importância da amamentação e sobre a gripe suína, e oficina sobre a dengue. Esta será uma oportunidade também para doar sangue, já que uma equipe do Hemorio montará estrutura para prestar informações e receber doações.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) também não vai ficar de fora. Uma equipe de dez bombeiros do Departamento Geral de Ações Comunitárias estará presente no saguão das Barcas S.A na Praça XV orientando a população e distribuindo cartilhas de prevenção a acidentes domésticos com crianças e idosos, e dicas de nutrição. Os bombeiros também vão explicar a quem estiver embarcando a importância da amamentação.

A programação completa pode ser encontrada no site do Vital Brazil ( www.ivb.rj.gov.br ). Quem preferir pode ligar gratuitamente para 0800 022 1036, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Instituto Vital Brazil é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde, que os distribui por todo o Brasil. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

PROGRAMAÇÃO:

INSTITUTO VITAL BRAZIL

7h00
Projeto Gugu – grupo de ginástica com exercícios físicos moderados, que propõe a reintegração do idoso à sociedade, melhorando-o sob o aspecto físico, psíquico e social.
Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar.

8h00
Ginástica Laboral – com o professor Guilherme Oliveira (fisioterapeuta), para qualquer idade. A atividade dura aproximadamente meia hora e oferece exercícios leves, mas que dão resultados.

8h30
Capoeira “Vital Brazil”– apresentação de capoeira do grupo composto por colaboradores de diversas idades do instituto e moradores dos bairros próximos ao IVB.

10h00 às 16h00
Verificação de pressão arterial e glicemia – medição feita por profissionais de enfermagem e médico da UFF. Busca-se com isto fazer uma breve avaliação e encaminhar as pessoas com alguma alteração a um serviço médico próximo para uma avaliação mais completa.
Shiatsu – massagem que busca o equilíbrio energético. O atendimento dura em média 15 minutos.
Origami – a arte de dobrar papéis. O contato com essa arte abre espaço para a criatividade e desvela um mundo de opções e técnicas, que têm utilidade nos diversos campos de atuação.
Florais de Bach – demonstração da terapia floral que traz o equilíbrio das emoções, buscando a consciência plena dos mundos interior e exterior.

14h00
Oficina “Conversa entre adolescentes” – debates entre adolescentes sobre violência e racismo, com estagiários do Laboratório de Proteção da Vida do Vital Brazil, no auditório do instituto.
Bate-papo sobre “Amamentação” – com o Dr. Sérgio Arino

TERMINAL RODOVIÁRIO JOÃO GOULART

9h00
Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar.

9h00 às 14h00
Doação de Sangue – equipe da Hemorio, com estrutura para prestar informações e receber doações.

9h00 às 17h00
Exposição Vital Brazil – exposição de animais peçonhentos vivos do Instituto Vital Brazil, com exibição de vídeo e presença de biólogos, que explicam sobre estes bichos e o que fazer em caso de acidentes.
Orientação sobre Amamentação – com a Secretaria de Saúde de Niterói.
Orientação sobre a Gripe Suína – com a Secretaria de Saúde de Niterói.
Orientação sobre Dengue – orientação sobre formas de prevenção e cuidados com a dengue, com vídeos e profissionais da UFF, que explicam as formas de transmissão e os sintomas. Há também exposição de material didático e realização de oficina para a elaboração de armadilhas para o mosquito transmissor.

10h30

BARCAS (PRAÇAXV)

9h00 às 16h00
Exames e orientações – O Corpo de Bombeiros estará no saguão de embarque orientando à população e distribuindo cartilhas de prevenção de acidentes domésticos com crianças e idosos, e dicas de nutrição. Os Bombeiros também vão explicar a quem estiver embarcando a importância da amamentação.

Serviço:
INSTITUTO VITAL BRAZIL
Rua Maestro José Botelho, 64 – Vital Brazil – Niterói – RJ – 24.230-410
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Tel: +55 (21) 2711-9223 r. 187 / Fax: +55 (21) 2711-9269E-mail: comunicacao@ivb.rj.gov.br / ascom_ivb@yahoo.com.br
Site: www.ivb.rj.gov.br

Assessoria de Comunicação do Instituto Vital Brazil