Mensagem do Presidente de RI para julho 2009

Julho 2009

Companheiros rotarianos

Segundo a tradição, cada presidente do Rotary International tem a oportunidade de escrever uma mensagem mensal a todos os rotarianos, a qual é publicada nesta revista. Sinto-me grato pela oportunidade de me comunicar com cada um de vocês, pois acredito veementemente que O Futuro do Rotary Está em Suas Mãos.

É uma grande honra para mim ter sido escolhido como o primeiro presidente escocês do RI e ter o privilégio de servir aos rotarianos. Pois não haveria RI, conselho diretor, sede mundial, nem convenção internacional se não fossem as reuniões semanais dos rotarianos em seus clubes.

No Rotary, tudo o que somos e que queremos ser está nas mãos dos rotarianos e seus clubes. Se nossos clubes forem administrados eficazmente e suas reuniões bem conduzidas, se o serviço que prestamos for planejado com cuidado e executado com competência, se nossos sócios forem qualificados, honestos e respeitados em suas profissões e comunidades, o Rotary vai prosperar. E é por isso que afirmo que O Futuro do Rotary Está em Suas Mãos.

Recursos hídricos, saúde, combate à fome e alfabetização serão algumas de nossas ênfases no próximo ano. Neste novo ano rotário, peço a rotarianos no mundo todo que continuem a aprender com suas experiências. Que continuem a trabalhar pela saúde e bem-estar não só das crianças, mas da humanidade. Peço-lhes que dediquem atenção especial a recursos hídricos e saneamento básico, já que a falta de acesso a água potável é um problema cada vez mais grave em muitas partes do mundo.

Existe um provérbio escocês de que gosto muito – We must look beyond our own parish pump. Ele significa que devemos olhar além de nossa própria comunidade, não esquecendo de que ela é apenas uma das diversas comunidades entre as milhares que compõem o mundo.

E em cada uma dessas comunidades há trabalho a fazer. Como rotarianos, não nos limitamos a observar passivamente. Aceitamos nossa responsabilidade. Podemos, e devemos agir. Porque sabemos que o Rotary é grandioso graças a seus clubes. E nossos clubes são grandiosos graças a seus sócios.

O Futuro do Rotary Está em Suas Mãos.

John Kenny
Presidente, Rotary International