Rotary Niterói Icaraí representado em Nova Friburgo, a Suíça brasileira

poradmin

Rotary Niterói Icaraí representado em Nova Friburgo, a Suíça brasileira

Na última quarta-feira, dia 10 de junho, o RC Niterói Icaraí esteve representado na cidade de Nova Friburgo. O EGD Dalton Carestiato organizou um encontro que congregou a Profª Aline Gohard-Radenkovic, da Universidade de Fribourg, Suíça, o Prefeito Municipal, e também rotariano, Heródoto Bento de Melo, a comp. Brigitta, representando o Rotary Niterói Icaraí, e o próprio Comp. Dalton.

O objetivo desse encontro foi o fato da vinda da Profª Aline ao Brasil, particularmente à Universidade Federal Fluminense, oferecer mais uma oportunidade de aproximação entre as duas cidades irmãs, Fribourg e Nova Friburgo.

O Eng. Heródoto foi o idealizador e grande incentivador do intercâmbio entre as duas cidades, que se consolidou através da Associação Friburgo-Nova Friburgo, na década de 70. Fribourg, na Suíça, foi a cidade de origem de centenas de famílias que emigraram para o Brasil no século 19 e fundaram, depois de uma longa jornada e muitos sacrifícios, a cidade serrana de Nova Friburgo.

A viagem da professora incluiu, ainda, uma visita à Queijaria-Escola, localizada no bairro da Conquista, culminando com uma recepção na Faculdade de Odontologia da UFF, antiga FONF que pertencia à municipalidade. Em 2007, foi incorporada à Universidade Federal Fluminense. O Prof. Cláudio Fernandes guiou a comitiva pelas dependências da Faculdade, após uma rápida reunião no gabinete do diretor, em que os professores trocaram informações e experiências sobre os sistemas de ensino superior vigentes, respectivamente, na Suíça e no Brasil.

No mesmo dia, a Profª Aline retornou a Niterói para embarcar na quinta-feira para Maceió. Saiu de nossa cidade encantada com a recepção dos professores e funcionários da UFF e com a hospitalidade dos friburguenses e determinada, no seu regresso à Suíça, a dar continuidade ao processo de parceria entre a Universidade de Fribourg e a UFF.

admin administrator