Anunciados os distritos participantes da fase experimental do Plano Visão de FuturoAnunciados os distritos participantes da fase experimental do Plano Visão de Futuro

O Rotary International divulgou oficialmente os 100 distritos selecionados para participar da fase experimental do Plano Visão de Futuro que visa testar a nova estrutura de subsídios da Fundação Rotária. [ Veja a lista de distritos participantes ] (somente em inglês).

Depois de analisar cuidadosamente as inscrições, o presidente do conselho de curadores da Fundação Rotária Jonathan Majiyagbe e o secretário geral Ed Futa escolheram os distritos que vão participar da fase experimental em nome do conselho de curadores da Fundação. A participação requer um compromisso de três anos por parte dos distritos. Estes não podem mudar de ideia uma vez selecionados.

Representatividade foi fator chave na seleção dos distritos

A seleção dos distritos foi baseada em diversos critérios inclusive:

– Distribuição geográfica
– Tamanho, em termos de número de clubes e de rotarianos
– Participação na atual estrutura de programas da Fundação
– Força da liderança distrital e da estrutura de comissões
– Potencial para ser anfitrião de projetos humanitários, bolsistas e equipes de treinamento profissional (com base na necessidade de desenvolvimento e na presença de instituições de ensino de nível superior e de treinamento profissional)
– Nível de doações ao Fundo Anual para Programas
– Capacidade de gerenciar questões financeiras
– Número de países de baixa-renda

Houve um esforço para espelhar estatisticamente o mundo rotário. Por exemplo, 31% de todos os distritos rotários estão localizados nos Estados Unidos, assim sendo, 28% dos distritos participantes da fase experimental se localizam nesse país. A América Latina tem 15% dos distritos do mundo e 18% dos participantes da fase experimental. Porcentagens comparáveis podem ser observadas também em cada um dos outros critérios de seleção. A representatividade da amostra garantirá que uma grande variedade de assuntos sejam tratados durante a fase experimental e que resultados positivos possam ser replicados quando todos os distritos tiverem adotado o Plano Visão de Futuro.

O próximo passo para os distritos escolhidos: Formar uma equipe de liderança

Até 1º de agosto, distritos participantes devem escolher um presidente de comissão distrital da Fundação Rotária que ocupará o cargo durante os três anos da fase experimental (2010-13). Os governadores eleitos e presidentes da comissão distrital da Fundação Rotária entrantes devem então iniciar o processo de formação das subcomissões. [ Saiba mais sobre a estrutura de liderança distrital ].

Além disso, os distritos escolhidos serão treinados em 2009-10 para trabalhar com a nova [ estrutura de subsídios ] e assumir mais responsabilidade para gerenciar recursos da Fundação.

Parcerias entre distritos participantes e não-participantes da fase experimental

Os distritos participantes da fase experimental do Plano Visão de Futuro podem continuar suas parcerias com distritos não-participantes na implementação de qualquer projeto já existente da Fundação em 2009-10. Para implementar novos projetos em 2010-13, os distritos participantes deverão usar Subsídios Distritais em suas parcerias com distritos não-participantes. [ Veja exemplos de possíveis parcerias de distritos participantes com distritos não-participantes ](pdf).

Distritos que não participarem da fase experimental

Mais de 170 distritos que se inscreveram para participar da fase experimental do Plano Visão de Futuro não foram selecionados. Em muitos casos, escolhas difíceis tiveram que ser feitas para que o grupo refletisse a diversidade do mundo rotário.

Os distritos não selecionados continuarão a funcionar de acordo com a atual estrutura de programas até que o novo modelo seja implementado globalmente em 2013-14. Esses distritos devem procurar desenvolver projetos de subsídios de maior porte nas áreas de enfoque para facilitar a transição para o novo modelo de subsídios em julho de 2013.

Os distritos deverão se adaptar à medida que a fase experimental avançar. Distritos que não estiverem participando receberão treinamento sobre o novo modelo de subsídios em 2012-13.